Brasil

Seis motivos que fazem Lucas Romero ser uma ótima aposta do Cruzeiro

Muito querido pela torcida do Cruzeiro, o volante argentino Lucas Romero, de 29 anos, se aproxima de um sonhado retorno ao clube

O Cruzeiro negocia a vinda de mais um velho conhecido da torcida para reforçar o elenco que terá quatro competições pela frente em 2024 — Campeonato Mineiro, Copa do Brasil, Campeonato Brasileiro e Copa Sul-Americana. Se trata do volante argentino Lucas Romero, de 29 anos, que atualmente defende o León, do México, ex-clube de Nicolás Larcamón, compatriota de “El Perro”, que foi escolhido para comandar o clube celeste na temporada que se aproxima.

De acordo com o jornalista argentino César Luis Merlo, Cruzeiro e Lucas Romero estão próximos de concretizar um desejo antigo, visto que o volante foi procurado pela diretoria estrelada pela primeira vez ainda em 2022, ficando próximo de retornar ao clube no início de 2023. A negociação acabou frustrada pelo jogador receber uma proposta muito vantajosa do futebol mexicano.

A possível chegada de Romero tem gerado muita expectativa nos cruzeirenses e não é para menos. O volante de 29 anos seria um ótimo reforço num dos setores mais carentes do time. Além disso, outros fatores justificam a contratação. A Trivela vai falar sobre eles.

Ótimo reforço em posição carente

Mesmo com identificação, desejo e história, o mais importante ao se contratar um reforço é a noção de que ele pode, de fato, fortalecer o time. E esse é o caso de Lucas Romero. O volante argentino é um ótimo jogador, com um físico invejável e que consegue cobrir grandes áreas no campo. Seu poder de marcação e entrega pelo time são características marcantes e conquistaram o torcedor em todos os lugares que passou.

Romero ainda possui valências técnicas, apesar de deixar a desejar na finalização, se trata de um meio-campista de poucos gols, e no jogo aéreo, até por sua baixa estatura, 1,67m.

Num time como o Cruzeiro que precisa de reforços para o meio de campo — atualmente a Raposa conta com Ramiro, Lucas Silva, Ian Luccas, Japa, Henrique Rodrigues, Filipe Machado e Fernando Henrique para a posição — a chegada de Lucas Romero seria uma grande contratação.

Identificação com o Cruzeiro

Lucas Romero defendeu o Cruzeiro por três temporadas e meia, entre 2016 e 2019, e conquistou duas Copas do Brasil e dois Campeonatos Mineiros com a Raposa. O jogador sempre foi muito querido pela torcida celeste e sua entrega em campo conquistou as arquibancadas do Mineirão.

E esta nunca foi uma relação de “mão única”. Lucas Romero sempre deixou claro seu carinho pelo Cruzeiro e, depois de deixar a Toca da Raposa 2, nunca escondeu o desejo de voltar ao clube no futuro.

Num momento de reformulações, que vem dos últimos anos, a torcida do Cruzeiro ainda busca novas referências no time e nomes como os de Lucas Silva e Lucas Romero reforçam esse senso de pertencimento dos cruzeirenses com o clube. Além disso, após tantos anos de processos de jogadores, atletas recusando a instituição e pouca identificação, ter alguém que realmente queira e ame defender o clube é algo muito positivo para o torcedor.

Polivalência

Lucas Romero agrega ao elenco por sua polivalência, tendo ele a capacidade de atuar em várias posições e funções. Em sua primeira passagem pelo Cruzeiro, o jogador fez muitas partidas como lateral-direito, e não decepcionava. Além disso, chegou a jogar a final da Copa do Brasil de 2018 como lateral-esquerdo, indo bem na função.

Em seu setor de origem, o meio de campo, Romero pode jogar como primeiro, segundo ou até um terceiro homem, o que o credencia a ser uma peça primordial numa temporada que será longa.

Experiência

Lucas Romero chegou ao Cruzeiro aos 21 anos em sua primeira passagem no clube, ainda muito jovem e em processo de formação como jogador. Hoje, aos 29, se trata de um jogador diferente, mais maduro e experimentado. Além de se tratar de um jogador vitorioso, “El Perro” poderá agregar na formação de alguns dos tantos garotos que compõe o elenco da Raposa e que jogam no meio de campo.

Tendo história no clube, sendo querido pela torcida e se tratando de um jogador experiente, Lucas Romero seria uma liderança no vestiário, exercendo o papel de “torcedor dentro de campo” e transmitindo sua entrega e comprometimento a outros jogadores.

Baixo custo

Num futebol altamente inflacionado, Lucas Romero chegaria do Cruzeiro por um valor baixo, já que o León está disposto a aceitar receber apenas o que pagou ao Independiente pelo jogador em janeiro deste ano, aproximadamente 600 mil dólares (R$ 2,9 milhões na cotação atual). Dificilmente o clube celeste encontraria um jogador de tal qualidade, que joga no meio de campo, e com tamanha identificação com o clube por um valor tão baixo. Além disso, aos 29 anos, o argentino ainda tem muita lenha para queimar.

Lucas Romero é um velho conhecido de Nicolás Larcamón

Por fim, a volta de Lucas Romero não seria apenas um reencontro com o Cruzeiro, com também seria com o treinador argentino Nicolás Larcamón, que comandou o jogador durante o ano de 2023, no León, tendo o volante como homem de confiança. O camisa 29 disputou 44 partidas pelo clube mexicano, sendo titular na maior parte delas.

Foto de Maic Costa

Maic CostaSetorista

Maic Costa é mineiro, formado em Jornalismo na UFOP, em 2019. Passou por Estado de Minas, No Ataque, Superesportes, Esporte News Mundo, Food Service News e Mais Minas, antes de se tornar setorista do Cruzeiro na Trivela.
Botão Voltar ao topo