Nicolás Larcamón, novo técnico do Cruzeiro, diz que é ‘muito desconfortável’ jogar contra suas equipes
Nicolás Larcamón foi anunciado pelo Cruzeiro cinco dias após ser demitido do León, do México, eliminado de forma precoce do Mundial de Clubes

O treinador argentino Nicolás Larcamón foi anunciado oficialmente como novo treinador do Cruzeiro na manhã desta quarta-feira (20). Com contrato até dezembro de 2025, o técnico e sua comissão técnica, composta pelos auxiliares Javier Berges e Damian Ayude, pelo preparador físico Juan Cruz Mónaco e pelo analista de desempenho Miguel Vázquez, estarão na reapresentação do clube celeste no dia 5 de janeiro.
Larcamón chega como um nome relativamente desconhecido do público brasileiro e por isso, muitas pessoas têm procurado referências sobre trabalhos do treinador, seu estilo de jogo e convicções. Nessa terça-feira, o perfil @cabulosodemg publicou a tradução de um vídeo do treinador de quando ele treinava o Puebla, do México, equipe que comandou entre dezembro de 2020 e novembro de 2022.
❝Estou muito motivado e contente com a oportunidade de treinar esse time gigante. Estou fechado com La Bestia!❞
¡Bienvenido, @NLarcamon! Que seu primeiro desafio no futebol brasileiro seja de muito sucesso. ?? pic.twitter.com/8or8e6EaNR
— Cruzeiro ? (@Cruzeiro) December 20, 2023
Nas imagens, de uma coletiva de imprensa, Nicolás Larcamón afirma que seu time é “uma equipe que quebra o jogo e que ninguém quer enfrentar”, em seguida, o argentino explica o que faz com que os adversários temam sua equipe.
— É verdade que fica muito desconfortável (jogar contra nós) porque quando você pensa que tem o controle do jogo, quando eles (os adversários) acham que está tudo encaminhado para conseguir um empate, o time te pega, cerca, te pressiona, te choca, te colocada na roda e isso gera atenção, gera espetáculo — disse, na ocasião, o treinador.
Fizemos a tradução desse vídeo curto sobre Nicolas Larcamón ?️
na época treinador do Puebla ?? pic.twitter.com/kKKKBD0ko7
— CABULOSO DE MINAS 45/45 (@cabulosodemg) December 19, 2023
O jornalista Mauricio Ymay, da ESPN do México, comentou, durante o programa ESPN FC, sobre o novo comandante celeste.
— Um lado do Larcamón que chamou muito a atenção foi sua primeira etapa no futebol mexicano, quando foi técnico do Puebla, uma equipe limitada, com um elenco curto, sem tanto lucro, sem muito dinheiro, sem muitas possibilidades e fez um bom trabalho — começou Ymay.
— Depois foi para o León, uma equipe que tinha um elenco melhor, muito mais recursos e, inclusive, termina esse ano fracassando no Mundial de Clubes. O que eu posso dizer é que o técnico que vai dirigir o Cruzeiro é um treinador jovem, com boas ideias futebolísticas e que pode tirar muito proveito de uma equipe como a do Cruzeiro — analisou o mexicano.
Rodrigo Puig, também da ESPN mexicana, falou sobre o estilo de jogo de Larcamón, classificando-o como um treinador ofensivo.
— Um técnico com característica ofensiva, que gosta de propor o jogo, de ficar com a bola, quer que suas equipes marquem gols, que fiquem mais tempo no campo de ataque do que na defesa — avaliou.
História e carreira de Nicolás Larcamón
Nascido em La Plata, na Argentina, Nicolás Larcamón vem de uma família de jogadores de futebol, tendo seu pai e seu tio sido atletas profissionais na Argentina. O treinador sempre quis seguir carreira nos gramados, tendo chegado a jogar no Club Atlético Los Andes, um clube pequeno da Grande Buenos Aires. Mas seu sonho foi interrompido ainda cedo, por causa de uma osteocondrite — inflamação em ossos e cartilagem. A condição o obrigou a se aposentar dos gramados aos 22 anos.
Mesmo sem poder jogar, Larcamón não desistiu do sonho de trabalhar com o futebol. Chegou a estudar educação física e, por um período, passou a cursar arquitetura. Após um período de quatro anos afastado do esporte, retornou a área como treinador do clube juvenil Almafuerte, em Temperley. Depois disso, sua carreira ascendeu e ele trabalhou nas categorias de base do Nueva Chicago e do Los Andes antes de assumir o cargo de assistente técnico do treinador Alejandro Nanía, que comandava o clube Mataderos.
Apesar da pouca idade, Nicolás Larcamón já tem uma carreira considerável. Sua primeira experiência como treinador aconteceu em 2016, quando assumiu o Deportivo Anzoátegui, da Venezuela. No comando do clube, o jovem, então com 31 anos, chegou à final do campeonato local, conseguindo classificar o time para a Copa Sul-Americana.
Ele deixou a Venezuela em junho de 2017, sendo contratado pelo Deportes Antofagasta, do Chile, ficando apenas cinco meses no clube. Em janeiro de 2018, foi apresentado como comandante do também chileno Huachipato, onde esteve até julho de 2019.
Em dezembro daquele ano, assumiu o Curicó Unido, também do Chile, ficando no clube até novembro de 2020. Na data em questão, se demitiu após receber oferta do Club Puebla, do México. Em 2021, levou seu modesto clube até às semifinais do Clausura 2021. Ele esteve no clube até novembro de 2022, quando renunciou ao cargo. No período, chegou com sua equipe até as quartas de final da Liga MX em mais três oportunidades.
Chegada ao León
Nicolás Larcamón foi anunciado como treinador do León em novembro de 2022. No clube, alcançou o auge de sua carreira ao conquistar a Liga dos Campeões da Concacaf, em junho de 2023, batendo o Los Angeles FC, dos Estados Unidos, na final. Ele ainda conseguiu bons resultados na Liga MX, deixando seu clube, que não está entre os maiores orçamentos do país, próximo dos principais (e mais ricos) times do país.
Pode-se dizer que Nicolás Larcamón acabou sendo vítima do seu próprio sucesso no Léon, pois foi demitido após ser eliminado precocemente do Mundial de Clubes FIFA, após perder por 1 a 0 para os japoneses do Urawa Reds, na última sexta-feira (15).
Após a derrota, o Léon rapidamente anunciou sua saída. Em comunicado, o clube mexicano afirmou que a eliminação se tratou de “uma vergonha”.
“Nos sentimos envergonhados pela forma como estamos saindo do torneio mais importante da nossa história. O Club León deve recuperar a sua mística, a sua identidade, a vocação e a coragem que sempre nos caracterizaram. É uma decisão muito dolorosa para a instituição porque corta um projeto no qual tínhamos grandes esperanças. Agradecemos a Nicolás e sua comissão técnica por nos ter trazido até aqui como campeões da Concacaf, não esqueceremos”, escreveu o Léon.
?????????? ??????? pic.twitter.com/HjvHH7Kfnd
— Club León (@clubleonfc) December 15, 2023
Larcamón comandou o Léon em 51 partidas, com 23 vitórias, 12 empates e 16 derrotas, tendo conquistado a Liga dos Campeões da CONCACAF de 2023, levando sua equipe ao título pela primeira vez na história. Foi eliminado nas quartas de final do último campeonato mexicano, pelo América, um dos maiores clubes do país.