Quais jogadores da Copinha devem receber chances no profissional do Cruzeiro em 2024?
O Cruzeiro ainda disputa a Copinha de 2024, mas alguns de seus destaques já vêm agradando de outras épocas e podem integrar o grupo de Nicolás Larcamón
O Cruzeiro está classificado para as quartas de final da Copa São Paulo de Futebol Júnior, a Copinha. A qualificação veio após a vitória por 3 a 0 sobre o Santos, na noite dessa quarta-feira (17), na Arena Barueri, em Barueri (SP). Invicto na competição e tendo sofrido apenas um gol no torneio, o time celeste contou com gols de Fernando, Rhuan Gabriel e Ruan Índio para bater o Peixe.
Mas o bom desempenho dos meninos da base celeste não vem de agora. O Cruzeiro tem feito um trabalho sólido que rendeu frutos em 2023, com os títulos do Campeonato Mineiro e da Copa do Brasil sub-20. Mas mais importante que isso, diversos jogadores passaram a ser aproveitados no time principal, onde alguns deles, como Japa e Robert, tiveram destaque.
Muito espaço tem sido destinado para a base no elenco profissional do Cruzeiro. Atualmente, sete “Crias da Toca” compõem o grupo. São eles (sem contar com Lucas Silva, revelado pelo clube, mas já experiente):
- Ruan Santos (zagueiro)
- Kaiki (lateral-esquerdo)
- Ian Luccas (volante)
- Japa (volante)
- Henrique Rodrigues (volante)
- Robert (ponta)
- João Pedro (ponta)
Além deles, que já fazem parte do elenco, frequentemente outros garotos dos times sub-20 e sub-17 recebem oportunidades de treinar junto com o time principal ou já fizeram parte da equipe de cima em algum momento. Jovens como Dorival, Pedrão, Gui Meira, Cauan Baptistella, Jhosefer, Fernando, entre outros, estão entre aqueles que já foram chamados para treinamentos com o grupo profissional.
E a tendência é que esse número de revelações que defendem o time principal aumente na temporada 2024. A gestão do Cruzeiro já deixou claro em diversas ocasiões que quer que o clube seja um grande formador e, por isso, o trabalho com a boa base celeste é primordial para os objetivos do clube.
Pensando neste cenário de trabalho da Raposa, a Trivela se uniu ao perfil Crias da Toca, especializado na base celeste, destaca alguns jogadores que devem receber oportunidades — ou até mesmo serem integrados — no time profissional celeste em 2024. Veja:
Dorival
Prestes a completar 20 anos, o lateral-direito Dorival já treinou com o time principal em algumas oportunidades e pode pintar no grupo do treinador argentino Nicolás Larcamón. Isso porque os reservas de William, Wesley Gasolina e Helibelton Palacios não inspiram muita confiança e podem dar brechas para o garoto.
Dentre as valências de Dorival, chama a atenção sua capacidade defensiva e tática, tendo a capacidade de fechar uma linha de três zagueiros ou atuar como um lateral, de fato. Treinadores costumam gostar bastante deste tipo de jogador, que permite mudanças de esquema sem a necessidade de realizar substituições.
Pedrão
O zagueiro Pedrão, de 20 anos, é o capitão do Cruzeiro na Copinha e um dos mais experientes do grupo. Apesar de questionado em 2023, o defensor faz uma boa Copa São Paulo e pode retornar ao time profissional, pelo qual fez duas partidas em 2022, sob o comando do uruguaio Paulo Pezzolano.
Matheus Xavier
O volante Matheus Xavier despontava como uma das grandes promessas do Cruzeiro até se machucar, algo semelhante com o que aconteceu com o meio-campista Ítalo Isaac. De volta aos gramados, Xavier, de 20 anos, luta para reconquistar seu espaço e vem tendo bons jogos na Copinha. Pode pintar no time de cima e, caso volte aos seus melhores dias, se tornar uma opção importante.
Jhosefer
Um dos destaques da Copinha de 2024, Jhosefer, de 19 anos, é um meio-campista polivalente, que já atuou nas pontas, como meia centralizado e nas laterais. Mas é como um segundo volante que ele tem ganhado muito destaque. Intenso e com ótima leitura de jogo, o garoto de Mariana (MG) tem sido peça chave no sub-20 do Cruzeiro.
Mas seu destaque não é de hoje. Mesmo muito jovem, Jhosefer é uma liderança na base celeste e já teve experiências no time profissional, atuando como ponta, durante a Série B de 2022, sob às ordens de Papa Pezzolano. Foram três jogos disputados. Hoje, mais experiente, o jogador se reinventou e mudou de posição. As oportunidades na equipe de cima parecem inevitáveis e serão, com toda a certeza, merecidas.
Eu sempre gosto quando o destaque de uma competição não é um meia, ponta ou atacante. Jhosefer, de apenas 19 anos, é um dos melhores jogadores dessa Copinha atuando como um legítimo camisa 8, de fazer relembrar os melhores momentos de um cara da mesma posição que jogou muito em… pic.twitter.com/7MyC21ZnO7
— Maic Costa (@omaiccosta) January 16, 2024
Vitinho
O meia Vitinho, que completa 20 anos em fevereiro, é mais um que tem aproveitado bem a Copinha para fazer seu nome. O habilidoso meia fez bons jogos e mostrou algumas valências interessantes, como a capacidade de atuar, em alto nível, na lateral-esquerda, o que o torna uma opção muito versátil. Além disso, agrega na qualidade no passe e nas transições, já que é leve e rápido. É um que deve ser observado de perto por Larcamón e sua equipe técnica.
Fernando
O atacante Fernando, de apenas 18 anos, foi o artilheiro do sub-20 do Cruzeiro em 2023 e chegou a ser integrado ao time principal, entrando nos minutos finais da derrota para o Flamengo no Brasileirão do ano passado. Apesar da oportunidade logo após subir de categoria, o jovem não foi mais aproveitado e retornou para a base.
Na Copinha, o jogador, que atua pelos dois lados do ataque, tem se destacado, com gols e assistências. Além disso, é um atleta participativo, habilidoso, que cria várias chances e incomoda muito os adversários. A tendência é que volte a figurar no time de cima em 2024.
FERNANDO NÃO PERDOA! ⚽
Nos primeiros minutos do segundo tempo, Fernando rouba a bola na entrada da área marca o primeiro gol do jogo!
VAMOOOOOS!? Sportv#CriasDaToca | 0-1 | #CruzeiroNaCopinha pic.twitter.com/9BjEmtT6Tk
— Cruzeiro ? (@Cruzeiro) January 17, 2024
Arthur
Perto de completar 20 anos, o atacante Arthur já poderia ter subido ao time principal no ano passado, pois terminou 2023 em alta, mas seguiu no sub-20 e segue marcando seus gols. O gaúcho de Gravataí chegou à base do Cruzeiro vindo do Grêmio, onde ficou por dez anos, e começou a Copinha como reserva da ainda muito jovem promessa Ruan Índio, mas recuperou a condição de titular e tem sido importante para o time. Caso Larcamón venha precisar de um centroavante para reforçar o elenco, o garoto, que se posiciona e finaliza bem, é uma ótima opção caseira.