Brasil

Cruzeiro conta com ‘frango’ para bater a Portuguesa e avança na Copinha

Com gol de Arthur, após falha grotesca de goleiro Ronaldo, o Cruzeiro se classificou para as oitavas de final da Copinha e pegará o Santos

O Cruzeiro está classificado para as oitavas de final da Copa São Paulo de Futebol Júnior, a Copinha. O time celeste bateu a Portuguesa, por 1 a 0, na noite desta segunda-feira (15), no Estádio Nogueirão, em Mogi das Cruzes. O gol da Raposa foi marcado pelo atacante Arthur, com grande contribuição do goleiro Ronaldo, que falhou feio no lance. Agora, a Raposa terá os Meninos da Vila, do Santos, pela frente.

Mandante, a Portuguesa foi montada pelo treinador Alan Dotti com: Ronaldo; Diogo, Portela, Kauã e Pedro Henrique; Jonathan, Denis e Renan Nunes; Leandro, Maceió e Kadir. Chamou a atenção a composição do time da Lusa, que contava com oito jogadores nascidos em 2003 e três em 2004.

Fernando Seabra escalou o Cruzeiro com duas modificações em relação ao time que bateu o Madureira na rodada anterior. A equipe celeste começou o jogo com Otávio; Dorival, Pedrão, Bruno Alves e Vitinho; Henrique Silva, Jhosefer e Xavier; Tevis, Fernando e Arthur. Bruno Alves e Xavier ganharam as posições de Kelvin e Gui Meira. No time celeste, nenhum jogador nasceu em 2003, sendo seis em 2004, quatro em 2005 e um, Tevis, em 2006.

Equipes iniciam partida buscando jogo

Logo no primeiro minuto de jogo uma blitz da Portuguesa, que levou um bom número de torcedores ao estádio, assustou o Cruzeiro, após cobrança de escanteio, mas a defesa celeste cortou, evitando que a Lusa balançasse a rede. Logo depois o árbitro Gabriel Furlan assinalaria infração. No lance seguinte, o time mineiro, que também contava com sua torcida em Mogi das Cruzes, desceu em velocidade com o ótimo Jhosefer, que cruzou para a área, quase achando Fernando, que se atirou mas não alcançou a bola.

Aos 11 minutos, o caçulinha Tevis ficou com a bola após boa jogada de Jhosefer e passe de Henrique Silva, o Seninha, para bater colocado, para a defesa de Ronaldo. Mesmo enfrentando um adversário qualificado, o Cruzeiro não demorou a tomar as ações ofensivas da partida.

Tevis carimba o travessão e Cruzeiro cria as melhores chances

Aos 16 minutos, Tevis, autor do gol da classificação cruzeirense contra o Madureira, teve grande chance de abrir o placar. Após a defesa da Portuguesa cortar cobrança de escanteio, o camisa 17 do Cruzeiro matou a bola bonito e encheu o pé, mandando um foguete no travessão que fez tremer as balizas. Aos 18, Fernando fez Ronaldo trabalhar num chute de fora, após jogada individual.

Aos 30, após um período sem boas oportunidades, a Lusa chegou bem em contra-ataque. Renan Nunes recebeu lançamento e bateu, com a bola no alto, de dentro da área, mas errou o alvo.

O Cruzeiro respondeu no minuto seguinte com duas oportunidades. Primeiro, Fernando fez bom cruzamento rasteiro, que a zaga cortou antes da chegada de Arthur. Depois, com Dorival, que cabeceou para fora após cobrança de escanteio de Vitinho.

Os dois times reduziram a intensidade com o decorrer do tempo e o jogo ficou mais morno. chances ficaram mais escassas e a Portuguesa veio a fazer novo chute aos 40 minutos, quando o panamenho Yavir Kadir chutou de esquerda, para fora.

Antes do fim do primeiro, a Portuguesa tentou criar chances com bolas paradas jogadas na área, mas sem assustar o goleiro Otávio.

Frango coloca o Cruzeiro na frente

Aos 48, no apagar das luzes do primeiro tempo, o Cruzeiro conseguiu abriu o placar num lance bizarro. Após bola rebatida, Henrique Silva ganhou no alto, Fernando resvalou, mandando a bola para Arthur, na área. O atacante foi esperto ao girar, mas bateu sem muita força. Apesar do chute fácil, o goleiro Ronaldo vacilou e deixou a bola passar entre suas mãos e pernas, tomando um frangaço, que abriu o placar da partida. Um a zero para a Raposa.

Portuguesa melhora no segundo tempo

Fernando Seabra voltou para o segundo tempo com uma alteração, sacando Bruno Alves e colocando o outrora titular Kelvin. O primeiro lance de perigoso do Cruzeiro na segunda etapa saiu com o xará do treinador, aos 3 minutos. Fernando aplicou um chapéu no campo de defesa, avançou, tocou, recebeu, brigou, ganhou e finalizou, mas para fora. No minuto seguinte, a Portuguesa aproveitou erro na saída de bola da Raposa para chutar para fora, com perigo.

A Portuguesa jogava melhor que o Cruzeiro no segundo tempo, mas tinha problemas no último passe. Vendo o Cruzeiro mal, Fernando Seabra fez duas mudanças aos 12 minutos. Sacou Henrique Silva e Xavier e colocou André e Gui Meira, o antigo titular.

Aos 23, Fernando votou ao criar boa chance ao receber na entrada da área, tira dois marcadores e bater de canhota para fora. Aos 25, mais duas mudanças. Autor do gol, Arthur saiu para a entrada de Ruan Índio, e Tevis deixou o campo para a Rhuan Gabriel jogar. A Portuguesa só foi mexer aos 27, quando Maceió e Renan Nunes, substituído por Pedro Torres e Fabrício.

As mudanças surtiram efeito e após falha da zaga celeste, aos 32, o ataque da Lusa conseguiu roubar a bola e finalizar para fora, com muito perigoso. Mais tarde, aos 35, Geraldo e Deivid foram chamados para o lugar de Jonathan e Leandro.

Aos 40, o Cruzeiro passou perto de fazer um golaço. Primeiro André fez bela jogada individual, com direito a balãozinho no adversário e chute que pegou na zaga. No rebote, Ruan Índio, no alto de seu 1,88 m, puxou um voleio para fora. Seabra ainda fez uma mudança, nos acréscimos, tirando Vitinho e colocando Victor Jesus.

Portuguesa acerta o travessão aos 49

Aos 49 do segundo tempo, a Portuguesa criou sua melhor chance no jogo. Após cobrança de falta da entrada da área, Portela cabeceou pressionado por Dorival e acertou o travessão de Otávio. O quique da bola já iria levando-a na direção do gol, mas Jhosefer, onipresente, salvou. O lance garantiu a vitória do Cruzeiro, vivo na Copinha.

Foto de Maic Costa

Maic CostaSetorista

Maic Costa é mineiro, formado em Jornalismo na UFOP, em 2019. Passou por Estado de Minas, No Ataque, Superesportes, Esporte News Mundo, Food Service News e Mais Minas, antes de se tornar setorista do Cruzeiro na Trivela.
Botão Voltar ao topo