Fernando encaminha rescisão com Sevilla e Cruzeiro vê caminho livre para contratar volante
Aos 36 anos, Fernando deseja voltar ao Brasil após mais de 16 anos jogando no futebol europeu e Cruzeiro surge como opção
O volante Fernando, de 36 anos, que atua no Sevilla, da Espanha, está próximo de rescindir contrato com o seu clube e ficar livre para realizar o desejo de voltar ao futebol brasileiro. No momento, o Cruzeiro surge como o mais provável destino para o jogador. O clube celeste deve oficializar proposta logo após o atleta ficar desvinculado da equipe espanhola. A informação foi antecipada pelo jornalista Venê Casagrande.
Fernando atua na Europa desde a temporada 2007/08, quando deixou o Vila Nova de Goiás para jogar no futebol português. No Velho Continente, o volante defendeu Estrela Amadora de Portugal, Porto, Manchester City, Galatasaray e Sevilla, tendo muito sucesso e papel importante em todas estas equipes. Seu contrato com o clube espanhol iria até 30 de junho de 2024. Mesmo que não conseguisse a liberação, o jogador poderia assinar um pré-contrato com qualquer equipe a partir de 1 de janeiro, saindo de graça no meio do ano.
Apesar da possibilidade, o Sevilla entendeu que deveria facilitar a saída do atleta, que é ídolo do clube, por sua sinceridade e honestidade apresentada durante seu período na equipe.
Hoje, já veterano, Fernando deseja retornar ao Brasil para atuar no futebol de sua terra natal. No meio da temporada 2023, o volante chegou a ser especulado como reforço do Vasco da Gama, mas acabou seguindo no Sevilla.
Já com Fernando na pauta há algum tempo, o Cruzeiro parece ter largado na frente pela contratação do jogador. O clube celeste, enxergando que o volante pode usar de sua experiência e qualidade técnica para tomar conta do meio de campo da equipe, está disposto a investir forte para garantir os serviços do atleta.
Fernando é uma boa opção para o Cruzeiro?
Apesar de sua idade avançada, Fernando tem atuado constantemente nos últimos anos. Desde a temporada 2008/09, o jogador atuou em menos de 30 partidas em somente duas ocasiões: no Manchester City de 2016/17 e no Galatasaray de 2017/18. Na época atual, foram apenas 13 partidas, mas se trata de uma época que ainda não terminou. Em 2022/23, foram 36 jogos, 29 deles como titular.
O mapa de calor de Fernando na última temporada do Sevilla mostra um jogador móvel, que apesar de se manter principalmente à frente da zaga, se movimenta por todo o campo, sendo uma espécie de motorzinho.
Fernando terminou a temporada 2022/23 com uma assistência dada, 169 bolas recuperadas, 50 desarmes, 41 interceptações, 29 faltas cometidas, 88% de acerto no passe, 67% de acerto no passe longo e apenas três cartões amarelos recebidos, número baixo para um volante defensivo. Ele não marcou gols.
Fernando (35 anos) na temporada 22/23 pelo Sevilla:
⚔️ 36 jogos (29 titular)
🅰️ 1 assistência
🦾 169 bolas recuperadas
🆚 50 desarmes
⤴️ 41 interceptações
👊 29 faltas (!)
🟨 3 amarelos (!)
✅ 88% acerto no passe
↗️ 67% acerto no passe longo (!)
💯 Nota Sofascore 6.81— Sofascore Brazil (@SofascoreBR) June 19, 2023
O volante tem um estilo mais discreto, sendo aquela peça importante para a engrenagem girar. Pode passar despercebido por não ser um jogador que marca muitos gols, mas sua importância para que os times funcionam mostram porque ele sempre jogou tanto, com diferentes treinadores, em diferentes clubes, países e contextos. Caso venha a chegar em Belo Horizonte, Fernando tem tudo para se tornar peça primordial para o Cruzeiro de Nicolás Larcamón.
Se for contratado pelo Cruzeiro, Fernando se juntará ao goleiro Léo Aragão, ao zagueiro Zé Ivaldo, ao ponta Gabriel Veron e ao atacante Rafa Silva, como novos reforços do clube celeste. A Raposa ainda busca as chegadas do volante Lucas Romero, do meia Everton Ribeiro e do atacante Juan Dinenno.