Movimentações do Cruzeiro no mercado mostram que promessa de Ronaldo deve ser cumprida
Cruzeiro tem procurado bons nomes para reforçar o time e mesmo que algumas negociações não se concretizem, o recado é o melhor possível
O Cruzeiro trabalha na montagem do elenco para 2024 e já anunciou três reforços, dois para o campo — os velhos conhecidos Zé Ivaldo e Rafa Silva — e uma para fora das quatro linhas — o treinador argentino Nicolás Larcamón. Após sofrer bastante em seu ano de retorno à Série A do Campeonato Brasileiro, a diretoria celeste projeta um ano mais ambicioso e de maiores investimentos. Ronaldo Nazário, dono da SAF do clube, falou sobre isso em entrevista ao Canal Samuel Venâncio.
— No próximo ano, nosso orçamento aumentará consideravelmente. A prioridade é reforçar o elenco. Teremos reforços pontuais, para elevar o nível do time. Depois de uma mudança drástica, com 25 jogadores novos, o time já tem certa identidade, e temos só que melhorar o elenco com algumas peças importantes. Temos que respeitar e honrar nossas dívidas. Isso é inegociável. Temos contas a pagar, e isso tira dinheiro do futebol, mas, como aumentaremos a receita no próximo ano, logicamente o investimento no futebol aumentará também — começou o Fenômeno.
— Nosso projeto tem que ser sustentável. Ainda não temos como regra o fair play financeiro, mas operamos já com o fair play financeiro como base, para termos um médio/longo prazo de sucesso. Portanto, não entraremos nessa loucura que está acontecendo agora, inflacionando o mercado com preços e ofertas mirabolantes para jogadores que talvez não mereçam tanto — completou o dono da SAF celeste.
Mesmo ressaltando que o Cruzeiro não fará loucuras no mercado — e tudo indica que isso é verdade —, a diretoria celeste tem demonstrado mais ambição e focado em jogadores que chegariam para aumentar o nível do time, acrescentando, assim, peças importantes à boa base que ficou do ano de 2023.
🚨RESUMO DA ENTREVISTA DE PEDRO MARTINS NO FOOTURE
Pedro Martins, diretor de futebol do Cruzeiro, participou do podcast de Gestão Executiva do @FootureFC. Vamos ao resumo!
📸Gustavo Aleixo/Cruzeiro pic.twitter.com/BJpSFsyD6q
— Maic Costa (@omaiccosta) December 22, 2023
Diretoria do Cruzeiro tem focado em bons jogadores
Além de Zé Ivaldo e Rafa Silva, já anunciados, o Cruzeiro se aproxima de anunciar outros reforços. Sobre os dois citados, o primeiro deles vem para brigar por uma vaga na defesa, enquanto o segundo deve ser uma opção de composição de elenco. Ainda assim, são nomes superiores e mais jovens do que os jogadores de mesma posição que já deixaram o elenco: Luciano Castán e Gilberto.
No que diz respeito às negociações, o Cruzeiro tem quatro alvos principais até o momento. São eles:
- Fernando (volante): O Cruzeiro aguarda uma possível rescisão do volante Fernando, de 36 anos, com o Sevilla (ESP) para avançar com proposta oficial por seus serviços. Já existem contatos entre a Raposa e o staff do jogador.
- Gabriel Veron (ponta): O Cruzeiro está muito próximo de anunciar a contratação do ponta Gabriel Veron, de 21 anos, que defende o Porto (POR). O jogador chega por empréstimo até o final de 2024, com opção de compra no valor de 10 milhões de euros (R$ 53,2 milhões na cotação atual).
- Everton Ribeiro (meia): Everton Ribeiro vive indefinição sobre seu futuro no Flamengo e, com seu contrato se encerrando ao fim deste mês de dezembro, o meia de 34 anos pode deixar o rubro-negro. Se isso acontecer, o Cruzeiro já sinalizou que entrará forte na disputa pelo jogador, ídolo da torcida celeste. O desejo do camisa 7, até o momento, é seguir no Rio de Janeiro.
- Lucas Romero (volante): O Cruzeiro se aproxima da contratação de Lucas Romero, volante argentino de 29 anos que tem bonita história no clube. O jogador defende o León, do México, ex-clube de Nicolás Larcamón, novo treinador da Raposa.
Além destes, o Cruzeiro fez investida por Emmanuel Martínez, volante do América-MG, que foi rejeitada, e pelo volante argentino Lorenzo Faravelli, de 30 anos, que, de acordo com o jornalista Cesar Luiz Merlo, recusou proposta da Raposa para defender o Cruz Azul, do México.
Todos os nomes em questão seriam de grande acréscimo ao time do Cruzeiro e elevariam o patamar da equipe consideravelmente, algo que se torna bem claro quando se compara quem pode chegar com aqueles que estão deixando o clube.
Se eles de fato reforçarão o Cruzeiro, só o tempo dirá. Gabriel Veron ainda não foi oficializado mas, segundo o jornalista Samuel Venâncio, o contrato entre as partes já foi assinado. Lucas Romero ainda tem a situação mais distante, com a Raposa negociando por seu passe. Fernando e Everton Ribeiro ainda são incógnitas, por terem situações com seus clubes ainda indefinidas. Mas a procura por nomes deste calibre mostram que Ronaldo falou sério ao cravar que 2024 seria o ano mais ambicioso.
Além destes, outros nomes seguem na pauta da Raposa e mesmo que todas as negociações citadas anteriormente tenham final feliz, o departamento de futebol do Cruzeiro não irá parar por aí. O cruzeirense sofreu nos últimos anos com times limitados, mas agora poderá passar a virada para 2024 com as esperanças renovadas num futuro melhor.