Brasil

Anunciado pelo Cruzeiro, Rafa Silva pode ajudar o time em 2024?

Atacante esteve no elenco do Cruzeiro que ganhou a Série B de 2022, onde marcou seis gols e deu três assistências

O Cruzeiro anunciou seu segundo reforço para a temporada de 2024. E assim como o primeiro contratado — o zagueiro Zé Ivaldo —, trata-se de um velho conhecido da torcida: o atacante Rafa Silva, de 31 anos, que participou da campanha do título celeste na Série B de 2022. Em sua primeira passagem pela Toca da Raposa 2, o jogador disputou 18 jogos (seis como titular), marcando seis gols e dando três assistências.

Rafa Silva volta ao clube celeste após assinar a rescisão contratual com o Jeonbuk Motors, da Coreia do Sul, clube dono de seu passe. Feito isso, o centroavante fechou com o Cruzeiro até o final de 2024.

Apesar do pouco tempo no Cruzeiro, cerca de oito meses, e de não ter disputado tantas partidas, Rafa Silva caiu nas graças do torcedor celeste. Isso se explica pela boa média de participação em gols, uma a cada dois jogos. Sua sequência só não foi maior porque o então camisa 17 da Raposa sofreu com as lesões, problema constante em sua carreira.

Além do número de gols feitos, o bom futebol, técnico e efetivo, do jogador, saltou aos olhos do torcedor celeste. Mas ditas todas essas qualidades, talvez o que mais tenha impressionado na campanha de 2022 tenha sido a estrela de Rafa Silva para participar de gols importantes.

Dois seis gols feitos pelo Cruzeiro, a maior parte deles foi determinante no placar dos jogos. Contra o Sampaio Corrêa, fez o primeiro gol e deu assistência para o segundo na vitória por 2 a 0. Marcou o tento da vitória por 2 a 1 sobre o Novorizontino. Garantiu o empate em 2 a 2 com o Grêmio, fora de casa. Além disso, deu assistência para Edu guardar contra o Remo, na Copa do Brasil de 2022. A bola levou a partida contra os paraenses para os pênaltis e o time celeste se classificou para as oitavas de final, com grande atuação de Rafael Cabral nas penalidades.

O Cruzeiro, inclusive, tinha o desejo que Rafa Silva continuasse no clube para a temporada 2023, mas uma boa proposta do Jeonbuk Motors convenceu o atacante a retornar ao futebol asiático, onde jogou entre 2014 e 2021.

Rafa Silva pode ajudar o Cruzeiro?

O ano de 2023 de Rafa Silva não foi dos melhores. Apesar de não sofrer lesões importantes, o atacante marcou três gols e duas assistências em 25 jogos. Mas o mau relacionamento com o treinador da equipe pesou no momento ruim. O jogador chegou a ficar três meses sem ser relacionado no Jeonbuk, entre os meses de setembro e dezembro.

A tendência é que mesmo com a contratação de Rafa Silva, o Cruzeiro continue no mercado em busca de um centroavante de maior peso. O antigo camisa 17 da Raposa inicialmente será uma opção de elenco e dado seu poder de decisão mostrado quando veio do banco de reservas, ele pode se tornar um nome importante para partidas que se mostrarem difíceis.

Levando em conta o que Rafa Silva fez em 2023, o cruzeirense tem o direito de ficar preocupado. Poucas partidas e ainda menos gols não empolgam. Mas se quem chegar for o jogador que vestiu a 17 da Raposa em 2022, sem lesões, pode-se esperar um atleta que, apesar de pouco badalado, tem muita qualidade técnica, senso de posicionamento e uma grande repertório de finalizações.

Apesar da tendência de receber mais investimento em 2024, o Cruzeiro estará longe de ter a capacidade de montar um elenco recheado de jogadores de alto nível, com grandes nomes para o time titular e reserva. Pouquíssimos clubes no Brasil tem esse poder. Talvez apenas os já muito consolidados Flamengo e Palmeiras, que começaram a montagem dos elencos atuais há muitas temporadas.

Por isso, Rafa Silva é uma opção boa e barata para qualificar o plantel. Para titular, pode ser pouco, mas é uma alternativa a ser considerada num clube que não tem condições financeiras de realizar grandes investimentos.

Foto de Maic Costa

Maic Costa

Maic Costa nasceu em Ipatinga, mas se radicou na Região dos Inconfidentes mineiros. Formado em Jornalismo na UFOP, em 2019, passou por Estado de Minas, Superesportes, Esporte News Mundo, Food Service News e Mais Minas. Atualmente, é setorista do Cruzeiro na Trivela.
Botão Voltar ao topo