Brasil

Cruzeiro se aproxima de Gabriel Veron, do Porto, em negócio bom para todo mundo

Gabriel Veron, de 21 anos, não conseguiu render no Porto o que esperado quando deixou o Palmeiras e vê, no Cruzeiro, a oportunidade de retomar sua carreira

O Cruzeiro se aproxima da contratação do jovem ponta Gabriel Veron, de 21 anos, que defende o Porto (POR). O garoto, formado nas categorias de base do Palmeiras e campeoníssimo pelo time de Abel Ferreira não vem tendo espaço no futebol europeu e, por isso, o seu clube aceitou emprestá-lo ao time celeste até o fim de 2024. Se a negociação for sacramentada, o time celeste terá que arcar somente com os salários do atleta e ainda poderá comprá-lo ao fim da cessão por cerca de 10 milhões de euros (R$ 54 milhões na cotação atual). A informação é do jornalista Thiago Fernandes, do Goal.

Desde que deixou o Palmeiras, em julho de 2022, comprado pelo Porto por 10,3 milhões de euros, Gabriel Veron não conseguiu deslanchar. O jovem jogador disputou apenas 26 jogos com a camisa do time principal dos Dragões, sendo titular em apenas cinco deles, marcando um gol e dando quatro assistências. O ponta sofreu com lesões, o que prejudicou sua sequência no clube.

Na atual temporada, Gabriel Veron não foi aproveitado pelo treinador Sérgio Conceição, tendo sido despromovido ao time B do Porto, que disputa a segunda divisão portuguesa. Mesmo na segunda equipe do time português, Veron fez apenas um jogo, sem marcar gol ou dar assistência. Isso aconteceu porque o camisa 7 passou a maior parte do segundo semestre de 2023 lesionado.

Negócio é bom para Cruzeiro, Porto e Gabriel Veron

Caso a tendência se concretize e Gabriel Veron assine pelo Cruzeiro, um negócio bom para todas as partes envolvidas estará nascendo. O time celeste ganhará um jogador jovem e promissor, de muita habilidade, criatividade e acostumado a vencer, tendo papal relevante nessas conquistas, desde muito novo. Não é por acaso que o Porto, um dos times que melhor prospecta jovens jogadores, achou interessante pagar uma quantia alta pelo atleta.

A contratação de Gabriel Veron tem seus riscos, claro, se não tivesse, o Porto não liberaria um ativo com seu potencial tão facilmente. O ponta já teve problemas disciplinares em sua carreira e as lesões o têm perseguido nos últimos tempos. Falando de profissionalismo, isso é algo que precisa partir, primeiramente do jogador, que ainda tem 21 anos e tempo para amadurecer, mas também do clube, dando o suporte necessário.

No que diz respeito às lesões, o Departamento de Saúde do Cruzeiro já se mostrou competente para recuperar jogadores com esse histórico. O caso mais célebre talvez seja do lateral-direito William, que chegou à Toca da Raposa 2 estando há quase dois anos parado, por causa de problemas físicos e, após tratamento especial no DM celeste, jogou uma temporada completa sem novos problemas.

Por fim, trata-se de um negócio de baixo risco. O Cruzeiro terá que arcar com os salários do atleta, mas sem precisar desembolsar valores pelo empréstimo, isso se torna viável, considerando a margem de erro da contratação. Se Gabriel Veron não render, volta ao Porto ao final da temporada de 2024, se jogar bem, o time celeste poderá contratá-lo e, pela idade do atleta, ainda será possível revendê-lo no futuro.

Gabriel Veron busca retomar sua carreira

Visto como uma grande promessa desde as categorias de base do Palmeiras, Gabriel Veron sabe que sua carreira estagnou, mas que, sendo ainda tão jovem, ainda há tempo suficiente para que ele se recupere. O Cruzeiro surge como uma boa opção para o jogador porque, além de estar se reorganizando, num projeto sólido e em franca ascensão, o time mineiro tem o atrativo da capacidade de recuperar jogadores, algo que Veron precisa, já que tem sido sistematicamente afetado pelas lesões.

Como jogou muito pouco no último ano e meio, retornar ao seu país natal, numa liga que conhece também parece ser mais interessante que se aventurar num mercado desconhecido, longe de pessoas queridas e com o risco de não receber o cuidado necessário.

Porto quer recuperar investimento feito

Após um ano e meio defendendo o Porto, Gabriel Veron parece ter seu futuro cada vez mais distante dos Dragões. A preocupação do clube português parece ser em recuperar o valor investido e, por isso, a opção de compra foi fixada em 10 milhões de euros. Para o dono do passe do jovem ponta, emprestá-lo desonera a folha salarial e abre possibilidades que seu futebol seja recuperado, uma opção melhor do que encostá-lo no time B.

No Porto, Gabriel Veron foi atrapalhado pelas lesões recorrentes
No Porto, Gabriel Veron foi atrapalhado pelas lesões recorrentes – Foto: Icon Sport

Esses pontos fazem com que o negócio com Gabriel Veron faça sentido para todo mundo. Em plenas condições de jogo, a tendência é que o habilidoso ponta, que sabe jogar nos dois lados do ataque, eleve muito o nível do Cruzeiro, sendo uma ótima reposição a Bruno Rodrigues, que foi defender o Palmeiras, e uma melhor opção aos jogadores da posição que já estão no elenco, como é o caso de Arthur Gomes e Wesley. Além disso, a busca pelo atleta faz com que a diretoria celeste passe um recado para o futebol brasileiro e, principalmente, para seu torcedor de que uma realidade mais ambiciosa chegou na Toca da Raposa 2.

Foto de Maic Costa

Maic Costa

Maic Costa nasceu em Ipatinga, mas se radicou na Região dos Inconfidentes mineiros. Formado em Jornalismo na UFOP, em 2019, passou por Estado de Minas, Superesportes, Esporte News Mundo, Food Service News e Mais Minas. Atualmente, é setorista do Cruzeiro na Trivela.
Botão Voltar ao topo