Porto confirma Gabriel Veron, mais um talento sul-americano que tentará moldar
O jovem atacante de 19 anos do Palmeiras assinou contrato até 2027 com o Porto, após ser contratado por € 10 milhões
Não é difícil encontrar jogadores sul-americanos que chegaram ao Porto e foram vendidos por somas vultuosas de dinheiro alguns anos depois. Luis Díaz e Éder Militão são alguns exemplos recentes. É a especialidade do campeão português, que agora terá mais um talento bruto para moldar, após confirmar a contratação do atacante Gabriel Veron, do Palmeiras, por € 10 milhões. Ele assinou contrato até 2027.
O valor foi considerado baixo pelo craque da Copa do Mundo sub-17 de 2019. O Palmeiras ficará com cerca de 80% do valor, após fechar um acordo com o Santa Cruz, de Natal, que detinha 40%. Mais importante foi ter mantido 10% dos direitos de uma futura venda porque, repetindo, o Porto tem um histórico competente de multiplicar o que paga por jogadores jovens após desenvolvê-los.
Ele usará a camisa 7 do Porto. “É um jovem de 19 anos e tenho muita esperança nele. Estou plenamente confiante de que acertamos nesta contratação”, disse o presidente dos Dragões, Jorge Nuno Pinto da Costa. “Vem integrar uma equipe campeã e vai ser mais um a lutar por novos títulos, por isso desejo-lhe as maiores felicidades e dou-lhe as boas vindas. Qualquer jogador que apresentamos é sempre na expectativa de que poderá acrescentar alguma coisa ao nosso elenco”.
Veron havia sido titular do Palmeiras nos dois jogos anteriores à venda. No geral, desde que estreou no fim de 2019, entrou e saiu do time, com 95 jogos e 14 gols em cerca de dois anos e meio. Natural para um garoto que ainda tem 19 anos. Conseguiu ser um coadjuvante importante nas conquistas de duas Libertadores e tinha um potencial que deixava os torcedores empolgados pelo que poderia se transformar. É visível que sabe tratar bem a bola.
Lesões, como as que o impediram de disputar o Mundial de Clubes de 2021, não ajudaram a ter uma sequência maior. Foram muitos problemas musculares. A venda foi sancionada depois de ele ser multado por um vídeo bebendo na noite de São Paulo e de ter levado uma chamada em público do técnico Abel Ferreira, uma declaração polêmica na qual questionou a formação do jovem brasileiro, mas disse que continuaria tentando ajudar Veron, se ele quisesse.
Essa relação foi cortada, e agora quem terá responsabilidade pelo futebol de Veron é Sergio Conceição, ótimo técnico do Porto desde 2017, duas vezes campeão português e da Taça de Portugal na mesma temporada. A versatilidade do brasileiro será um extra. Pode atuar em todas as posições do ataque. Conceição gosta do 4-4-2 com dois volantes ou com um losango no meio-campo. Pelos lados, terá que brigar por posição com Pepê e Otávio. No ataque, com Evanilson e Taremi.
Ele chega após a saída de Fábio Vieira para o Arsenal. Embora com outras características, o jovem meia-atacante português também atuou em múltiplas posições na última temporada. Será uma boa injeção de talento ao Porto, e uma das melhores plataformas para Veron desenvolver todo o potencial que apresentou, tanto nas categorias de base, quanto em momentos importantes pelo Palmeiras.