Brasil

Anunciado pelo Cruzeiro, Gabriel Veron é boa reposição para Bruno Rodrigues?

Ponta de 21 anos chega por empréstimo junto ao Porto, de Portugal, para suprir lacuna deixada por Bruno Rodrigues no elenco do Cruzeiro

O Cruzeiro anunciou a contratação do ponta Gabriel Veron, de 21 anos, que chega ao clube celeste emprestado pelo Porto, de Portugal, até o fim de 2024, com uma cláusula de opção de compra no valor de 10 milhões de euros (R$ 53,6 milhões na cotação atual). O garoto é o terceiro reforço confirmado pelo clube celeste, se juntando ao goleiro Léo Aragão, ao zagueiro Zé Ivaldo e ao atacante Rafa Silva.

Desde que deixou o Palmeiras, em julho de 2022, comprado pelo Porto por 10,3 milhões de euros, Gabriel Veron não conseguiu deslanchar. O jovem jogador disputou apenas 26 jogos com a camisa do time principal dos Dragões, sendo titular em apenas cinco deles, marcando um gol e dando quatro assistências. O ponta sofreu com lesões, o que prejudicou sua sequência no clube.

A chegada de Veron no Cruzeiro é uma boa oportunidade para todo mundo. O time celeste ganhará um jogador jovem e promissor, de muita habilidade, criatividade e acostumado a vencer, tendo papal relevante nessas conquistas, desde muito novo.

O Cruzeiro surge como uma boa opção para Gabriel Veron porque, além de estar se reorganizando, num projeto sólido e em franca ascensão, o time mineiro tem o atrativo da capacidade de recuperar jogadores, algo que Veron precisa, já que tem sido sistematicamente afetado pelas lesões.

O Porto, por sua vez, enxerga a oportunidade de recuperar o valor investido no atleta e, por isso, a opção de compra foi fixada em 10 milhões de euros. Para o dono do passe do jovem ponta, emprestá-lo desonera a folha salarial e abre possibilidades que seu futebol seja recuperado, uma opção melhor do que encostá-lo no time B.

Gabriel Veron é uma boa reposição para Bruno Rodrigues?

Gabriel Veron chegou ao Cruzeiro dias após o ponta Bruno Rodrigues, principal jogador ofensivo do clube celeste em 2023, fechar com o Palmeiras, ex-clube de Veron. Os atletas possuem características parecidas, sendo jogadores de lado de campo, rápidos e habilidosos, com facilidade no um contra um.

Outra semelhança entre Rodrigues e Veron é a capacidade de criar oportunidades para si e para seus companheiros sendo ambos “o arco e a flecha”. O número de gols assistências criados pela dupla é bastante equilibrado e proporcional.

Bruno Rodrigues é um jogador que atua em diversas funções, tendo maior facilidade de jogar pelo lado esquerdo do ataque, conduzindo de fora para dentro no campo. Já Gabriel Veron atua bem pelos dois lados, tendo muita qualidade tanto na direita quanto na esquerda. Apesar disso, não tem muita experiência jogando por dentro, função que Rodrigues não gosta de fazer, mas faz e com competência.

Ainda não se sabe se o Cruzeiro irá trazer outro jogador para as pontas e o posicionamento de Gabriel Veron vai depender se chegará novo reforço e, se sim, onde este atleta irá atuar. No elenco atual, a tendência é que Matheus Pereira siga jogando pela direita, mas com a posição original do camisa 96 ser de meia centralizado, ainda há disputa pelas alas, caso ele não jogue por ali.

Considerando que Veron jogue pela esquerda, onde Bruno Rodrigues atua, podemos considerar que sim, se trata de uma boa reposição. Se por um lado Gabriel é bem mais jovem que Bruno e pode ser um jogador menos pronto, por outro sua curva de evolução é alta e se engrenar, o ponta pode se tornar um pesadelo para as defesas adversárias.

Apesar de Bruno Rodrigues já estar adaptado ao Cruzeiro, sangue novo é sempre bom e a tendência é que, caso Gabriel Veron jogue aquilo que mostrou ser capaz em seus tempos de Palmeiras, o time celeste não sinta falta do seu antigo camisa 9.

Foto de Maic Costa

Maic CostaSetorista

Maic Costa é mineiro, formado em Jornalismo na UFOP, em 2019. Passou por Estado de Minas, No Ataque, Superesportes, Esporte News Mundo, Food Service News e Mais Minas, antes de se tornar setorista do Cruzeiro na Trivela.
Botão Voltar ao topo