Brasil

Cruzeiro quer voltar a ser campeão em dia de festa raiz no Mineirão

O Cruzeiro receberá o Atlético-MG, às 15h30 deste domingo (7), podendo jogar pelo empate em um Mineirão abarrotado de cruzeirenses

Cruzeiro e Atlético-MG entram em campo na às 15h30 deste domingo (7) para decidirem o grande campeão mineiro de 2024. A partida será disputada em um Mineirão lotado de cruzeirenses, mais de 60 mil, que pretendem empurrar seu time em busca de um título que não vem desde 2019, antes da Raposa afundar em uma grande crise financeira que ameaçou a existência da instituição. Para ser campeão, o clube estrelado precisa apenas de um empate, já que fez a melhor campanha da fase de grupos do estadual.

Os torcedores do Cruzeiro prometem um dia de “Mineirão raiz”, com uma festa que buscará resgatar o espírito do grande palco do futebol mineiro antes de sua mais recente reforma. Faixas, bobinas, papel picado, balões e fumaça serão os componentes que prometem resgatar a aura do estádio.

No jogo de ida, disputado na Arena MRV, com 100% de torcedores atleticanos, um empate dramático em 2 a 2. Após um primeiro tempo muito ruim, o Cruzeiro voltou melhor para a etapa final e contou com um gol contra bizarro de Jemerson, após erros de Maurício Lemos, e um de Juan Dinenno, já nos acréscimos, para manter a vantagem conquistada durante o estadual.

Zé Ivaldo é dúvida

Pensando na grande final, o treinador argentino Nicolás Larcamón escalou um time misto na estreia do Cruzeiro na Copa Sul-Americana, contra a Universidad Católica, na quinta-feira (4), na altitude de Quito, no Equador. A partida terminou com um 0 a 0 sem graça, mas mesmo com a precaução da comissão técnica azul-celeste, o zagueiro Zé Ivaldo, destaque da equipe, sentiu um problema muscular e se tornou dúvida. A escalação ou não do camisa 5 será definida somente no vestiário. Se ele não tiver condições, Neris deve começar ao lado de João Marcelo.

Além da defesa, existem outras duas dúvidas para a formação do time celeste, ambas no meio de campo. Lucas Silva, Mateus Vital, Filipe Machado e José Cifuentes brigam por duas vagas. Álvaro Barreal também corre por fora. E claro, sempre há a possibilidade de uma surpresa, assim como aconteceu na partida de ida, quando Larcamón fez mudanças importantes no onze inicial.

Escalação do Cruzeiro

O Cruzeiro não deu pistas de quem será o time titular nem entre os relacionados, pois todos os jogadores do elenco apareceram na lista, incluindo os lesionados. Pensando nas dúvidas existentes, a escalação do Cruzeiro não deve ficar longe de: Rafael Cabral; William, Zé Ivaldo (Neris), João Marcelo e Marlon; Lucas Romero, Lucas Silva (José Cifuentes) e Mateus Vital (Filipe Machado); Matheus Pereira, Arthur Gomes e Juan Dinenno.

Atlético-MG vem embalado com novo treinador

Após viver os primeiros meses do ano de forma conturbada, apresentando um futebol insatisfatório, o Atlético-MG demitiu Felipão, contratou o argentino Gabriel Milito para seu lugar e os impactos foram imediatos. As duas partidas jogadas até aqui tiveram aspectos positivos, mesmo que o segundo tempo da ida da final, contra o Cruzeiro, tenha sido muito ruim, e alguns jogadores importantes retomaram o protagonismo no time, como o lateral-esquerdo Guilherme Arana e o atacante Paulinho. Além disso, a postura atleticana tem sido mais ofensiva, o que pode ser importante, já que jogará com a obrigação da vitória e sem o apoio de sua torcida.

O Atlético, atual tetracampeão mineiro, ainda terá que superar o cansaço da partida de quinta-feira (4), contra o Caracas, na Venezuela. Apesar da maioria dos titulares terem sido escalados, o adversário não criou problemas, sendo goleado por 4 a 1.

Escalação do Atlético

Levando em conta as primeiras partidas do Atlético sob o comando de Gabriel Milito, somente há uma dúvida sobre a formação do time, com dois ou três zagueiros. A possibilidade é que o alvinegro entre em campo da seguinte forma: Everson; Maurício Lemos (Alisson), Bruno Fuchs e Jemerson; Renzo Saravia, Rodrigo Battaglia, Matías Zaracho, Igor Gomes e Guilherme Arana; Paulinho e Hulk.

Foto de Maic Costa

Maic Costa

Maic Costa é mineiro, formado em Jornalismo na UFOP, em 2019. Passou por Estado de Minas, Superesportes, Esporte News Mundo, Food Service News e Mais Minas, antes de se tornar setorista do Cruzeiro na Trivela.
Botão Voltar ao topo