Brasileirão Série A

O substituto de Lucas no São Paulo pode vir de Cotia, tem 17 anos e encantou Dorival

Atacante de 17 anos tem feito bons jogos pelo clube e deve ganhar nova chance contra o Flamengo

O chute parecia ter endereço certo. Tão certo, que William Gomes levou a mão à cabeça incrédulo após acertar a o travessão em uma finalização que procurava o ângulo. O lance no segundo tempo da derrota do São Paulo por 2 a 1 para o Atlético-MG, no último sábado (2), no Mineirão, pelo Brasileirão, é um recorde que ajuda a explicar por que o garoto de 17 anos tem deixado boas impressões no Tricolor para 2024.

Nos bastidores e no dia a dia de trabalhos, Dorival Júnior e sua comissão técnica ainda adotam cautela com o atacante. Mas o jovem mostra em campo porque é candidato a seguir no elenco principal para a próxima temporada.

William já havia mostrado personalidade ao fazer a sua estreia pelo São Paulo na derrota por 1 a 0 para o Fluminense, em partida atrasada da 32ª rodada do Campeonato Brasileiro, no Maracanã. Justo no palco mais importante do futebol brasileiro, ele e Talles Wander, outro atacante, mas de 20 anos, fizeram a primeira partida como profissionais do clube. Ambos entraram no decorrer do segundo tempo e tiveram boas participações. O mesmo se repetiu no Mineirão contra o Atlético-MG.

– Eles entraram bem, com personalidade, buscando, lutando. Eles ajudaram muito e tudo agora é questão de tempo para ajustarmos as peças e encontrarmos um novo caminho para a equipe produzir e confiar que o ano seguinte possamos fazer uma campanha ainda superior – elogiou o técnico Dorival Júnior.

Da dupla, o mais novo foi quem mais se destacou nas duas partidas. William Gomes tem encantado a todos no São Paulo. Mas o treinador repetiu a postura de que é preciso ter cautela com os garotos e evitar queimar etapas no processo de adaptação deles ao time principal.

– Acredito sempre que não pode acelerar o processo. Mas dar o máximo possível de condições para os garotos possam mostrar a capacidade de cada um deles – disse o comandante após a partida contra o Atlético.

O treinador já havia assumido este mesmo discurso semanas atrás, no Maracanã. Na avaliação do técnico, a estreia dos dois garotos ocorreu longe das condições “ideais” pretendidas. E neste caso, nem falamos especificamente da adversidade no placar, com o São Paulo em desvantagem. Mas no processo de preparação para que ele estivessem em campo.

– Ideal não seria colocá-los numa situação como a de hoje. Poderíamos ter sorte melhor nos minutos finais. Com mais atacantes e velocidade, poderíamos chegar ao gol do Fluminense. Ideal seria prepará-los um pouco mais. Seria o caminho correto. Houve a necessidade, tivemos de acelerar o processo. Eles foram muito bem. Cada um com suas características, particularidades. Dois garotos que prometem. Mostram que têm suas qualidades, quando desenvolvidas, podem estar atuando – afirmou o treinador.

Candidato a substituir Lucas

Mesmo com toda a cautela adotada por Dorival com os garotos, William Gomes passa a ser um candidato a substituir Lucas Moura contra o Flamengo, nesta quarta-feira (6), às 21h30 (horário de Brasília), no Morumbi, pela 38ª rodada do Brasileirão. Isso, caso o camisa 7, de fato, não atue na partida. Ele tem status de dúvida após sofrer um trauma no pé direito, mas passará por um último teste no treino desta terça-feira (5), no CT da Barra Funda.

Por que Dorival não dá chances a mais garotos?

William Gomes e Talles Wander, aliás, são as únicas caras novas do Tricolor neste fim de ano. Até porque nem mesmo se o treinador quiser, ele poderá escalar outros garotos made in Cotia nesta reta final de temporada em que o São Paulo já não briga lá por muita coisa no campeonato. Isso, devido ao limite de inscrições imposto no Campeonato Brasileiro.

O regulamento da competição em 2023 permite no máximo 50 atletas inscritos até o dia 25 de agosto. Os clubes também poderiam fazer um total de oito alterações até o dia 15 de setembro. Ou seja: há mais de dois meses, não há possibilidade de nova inscrição ou mudança na lista de atletas no Campeonato Brasileiro.

– Outros (garotos) estão trabalhando conosco, mas o número de inscrições é limitado ao início da competição e não tem possibilidade de estarem atuando ou na expectativa de uma entrada na partida, justamente porque ficam fora desse número de inscritos – afirmou o técnico Dorival Júnior entrevista coletiva após a partida contra o Flu.

É certo que William e Talles, ao menos, estarão entre os relacionados do São Paulo para a despedida da temporada. A equipe enfrenta o Flamengo nesta quarta-feira (6), às 21h30 (horário de Brasília), no Morumbi, pela 38ª e última rodada do Brasileirão. O Tricolor é 11º colocado na competição, com 50 pontos, e pode subir no máximo para a nona colocação, em caso de vitória.

Foto de Eduardo Deconto

Eduardo Deconto

Eduardo Deconto nasceu em Porto Alegre (RS) e se formou em Jornalismo na PUCRS. Antes de escrever para a Trivela, passou por ge.globo e RBS TV.
Botão Voltar ao topo