Brasileirão Série A

Qual o time titular do São Paulo? Baixa de Nestor amplia dúvida que nem Dorival sabe responder

Dorival nunca repetiu time em jogos seguidos e usou oito escalações diferentes após a Copa do Brasil

A lesão no ligamento medial colateral tirou Rodrigo Nestor do restante da temporada do São Paulo e ainda teve um efeito colateral para Dorival Júnior. Sem o meia, o treinador amplia uma dúvida que ele próprio tornou recorrente no Tricolor: qual a sua escalação titular.

O técnico comandou a equipe 47 vezes desde que assumiu o cargo, em abril. Até agora, ele nunca repetiu a formação inicial de um jogo para o outro. Seja por lesões, suspensões ou até mesmo para dosar forças enquanto disputava três competições, Dorival sempre fez mudanças na escalação para procurar ter uma equipe mais intensa e inteira em campo.

Isso não quer dizer exatamente que o treinador não tenha encontrado uma formação mais próxima do ideal. O técnico repetiu a escalação nos dois jogos da final da Copa do Brasil: a vitória por 1 a 0 sobre o Flamengo no Maracanã e o empate em 1 a 1 que garantiu o título no Morumbi, uma semana mais tarde. Mas no meio das duas decisões houve uma partida com reservas: a derrota por 2 a 1 para o Fortaleza.

Oito times diferentes em oito jogos desde o título da Copa do Brasil

Antes, Dorival mudava o time por conta do acúmulo de três competições simultâneas. Passada a conquista inédita, o treinador seguiu com as alterações jogo após jogo, mas com um outro motivo em vista. O técnico mandou a campo oito escalações diferentes em oito jogos desde o título na Copa do Brasil.

O time seguiu com desfalques por lesões e suspensões, claro. Mas Dorival também optou por fazer mudanças para conseguir observar mais jogadores para a próxima temporada. O técnico prepara uma reformulação no elenco para 2024 e quer testar opções que possam ser úteis no ano que vem. Além disso, ele também pretende enxugar o plantel, que hoje conta com mais de 40 atletas.

São Paulo teve oito times titulares em oito jogos após título (Foto: Rubens Chiri/saopaulofc.net)

– Mudanças, elas acontecem. É um fato natural. Eu quero aproveitar o máximo possível desse elenco que já me deu uma ótima resposta. Eu tenho convicção do que posso tirar de cada um deles. Boa parte do grupo do ano que vem, espero eu que possamos manter a maioria – disse o treinador, na entrevista coletiva após a vitória sobre o Cruzeiro, na última quinta-feira (2).

O técnico tem alternado entre Caio Paulista e Welington na lateral esquerda. Mas o setor que mais rende observações é o ataque. Sem Calleri, fora do restante do ano após passar por cirurgia, o treinador tem alternado entre David e Erison para observar os dois jogadores. O resultado até agora mostra que o São Paulo precisa, de fato, de uma reposição ao argentino.

– Temos que ter uma definição em relação ao Erison e ao David e quero vê-los mais em campo. São dois profissionais que tiveram lesões muito sérias, ficaram muito tempo sem jogar e estão sendo muito importantes para nós – afirma Dorival.

Nestor passará por cirurgia

Rodrigo Nestor é o quinto jogador do São Paulo a passar por cirurgia no joelho em 2023. O jogador ainda não tem data marcada para o procedimento, mas a ideia é que ele ocorra até o final desta semana para acelerar a recuperação. Herói do São Paulo no título da Copa do Brasil, o meia sofreu uma lesão no ligamento medial colateral e uma desinserção do menisco do joelho esquerdo no último lance do treino do último domingo (5).

Lista de desfalques do São Paulo:

  • Lucas Moura (lesão muscular)
  • Rodrigo Nestor (lesão de ligamento no joelho esquerdo)
  • Igor Vinicius – lateral-direito (tenotonomia no adutor direito)
  • Galoppo – atacante (cirurgia no joelho esquerdo)
  • Marcos Paulo – atacante (cirurgia no joelho esquerdo)
  • Moreira – lateral-direito (lesão muscular)
  • Calleri – atacante (artroscopia no tornozelo direito)

Os próximos jogos do São Paulo

  • Fluminense x São Paulo – 32ª rodada do Brasileirão – data e horário a definir
  • São Paulo x Bragantino – 33ª rodada do Brasileirão – quarta-feira (8), às 20h (horário de Brasília)
  • Santos x São Paulo – 34ª rodada do Brasileirão – sábado (12), às 18h30 (horário de Brasília)
Foto de Eduardo Deconto

Eduardo DecontoSetorista

Jornalista pela PUCRS, é setorista de Seleção e do São Paulo na Trivela desde 2023. Antes disso, trabalhou por uma década no Grupo RBS. Foi repórter do ge.globo por seis anos e do Esporte da RBS TV, por dois. Não acredite no hype.
Botão Voltar ao topo