Brasileirão Série A

Se o Grêmio quiser ir para Libertadores, tem de abrir o olho agora e mudar muito contra o São Paulo

Há três jogos sem vencer, Grêmio precisa se recuperar contra o São Paulo, sob risco de ver vaga na Libertadores ficar ainda mais ameaçada

Aquilo que parecia certo já não é mais tão garantido assim. Com campanha, para muitos, surpreendente no Campeonato Brasileiro, o Grêmio se credenciou a uma vaga direta na Libertadores 2024. Entretanto, o momento de instabilidade do time de Renato Portaluppi, que vem de três jogos sem vitória, ameaça não só a classificação para a fase de grupos, mas a presença na competição continental em si.

Os tropeços gremistas, somados ao crescimento de times como Athletico-PR e Fortaleza, deixaram embolada a briga por vaga na Libertadores. Atualmente, apenas dois pontos separam o Grêmio, último time dentro do G-4, do Fluminense, que é o 9º colocado.

Diante disso, o Tricolor Gaúcho precisa reencontrar o caminho das vitórias urgentemente. É o que buscará neste sábado (21), às 18h30min, contra o São Paulo, no Morumbi. Mas não será tarefa fácil. Para além da qualidade do adversário, campeão da Copa do Brasil, que quer afastar qualquer risco de rebaixamento, o Grêmio tem muitos problemas próprios para resolver.

Villasanti retorna, mas não é garantia de melhora na marcação

A defesa gremista vem sendo muito vazada no Campeonato Brasileiro. O time de Renato Portaluppi é o sexto que mais sofreu gols na competição, empatado com o Goiás, com 37. Além disso, é a equipe que mais permitiu finalizações aos adversários até aqui, com média de 16,19 por jogo.

Na derrota por 2 a 1 para o Athletico-PR, na última quarta-feira (18), o Grêmio sofreu 20 arremates do adversário. Renato atribuiu a dificuldade na marcação aos desfalques no meio-campo. Os volantes Villasanti, Carballo, Ronald e Mila não ficaram à disposição, o que levou o treinador a recuar Nathan para se posicionar ao lado de Pepê.

Depois de ter servido sua seleção na Data Fifa, Villasanti retorna contra o São Paulo. Porém, por melhor que seja o paraguaio, sua simples presença não garante que o Grêmio se defenderá melhor. Vale lembrar que ele estava em campo no clássico Gre-Nal, em que Alan Patrick desfilou.

Villasanti em ação no clássico Gre-Nal. Foto: IconSport

O problema crônico de marcação do Grêmio é muito mais coletivo do que individual, devido ao distanciamento da linha de defesa, que fica muito baixa, com a de meio-campo. Antes do camisa 10 colorado, jogadores como Everton Ribeiro, do Flamengo, e Soteldo, do Santos, já tinham causado grande estrago entre as linhas de marcação do Tricolor Gaúcho nesta temporada.

No São Paulo, é Lucas quem ali se posiciona. Trata-se de um grande risco caso a falta de compactação do Grêmio continue. As conduções em velocidade do camisa 7 do Tricolor Paulista costumam causar transtorno aos adversários.

- - Continua após o recado - -

Assine a newsletter da Trivela e junte-se à nossa comunidade. Receba conteúdo exclusivo toda semana e concorra a prêmios incríveis!

Já somos mais de 4.800 apaixonados por futebol!

Ao se inscrever, você concorda com a nossa Termos de Uso.

Provável improviso na lateral-esquerda

Se, por um lado, o Grêmio ganha o acréscimo de seu primeiro volante titular para enfrentar o São Paulo, por outro perde seu lateral-esquerdo. Reinaldo não terá oportunidade de fazer valer a lei do ex, já que foi expulso na reta final do jogo contra o Athletico-PR.

O problema é que o substituto imediato, Cuiabano, ainda não está 100% recuperado de lesão. Com isso, Fábio deve ser improvisado. Destro, O lateral de 33 anos já atuou no lado esquerdo no futebol europeu. Porém, sofre contestação mesmo na direita, onde foi titular contra o Athletico-PR.

Fábio foi titular, mas na direita, contra o Athletico-PR. Foto: Lucas Uebel/Grêmio FBPA

Pela frente, Fábio terá Wellington Rato, o ponta agudo do São Paulo. Devido ao marcador, é outro jogador que pode trazer dificuldades o Grêmio.

Grêmio tenta melhora retrospecto fora de casa

Além desses detalhes técnicos e táticos, o retrospecto do Tricolor Gaúcho fora de casa no Campeonato Brasileiro também preocupa a torcida gremista para este confronto. Em 13 jogos, são sete derrotas, três empates e três vitórias. O aproveitamento é de apenas 30,77%.

O último triunfo longe da Arena do Grêmio foi no longínquo 1º de julho, por 2 a 1, sobre o Bahia, na Arena Fonte Nova, em Salvador. De lá para cá, em nove jogos (contando também os contra Bahia e Flamengo, pela Copa do Brasil), o Tricolor Gaúcho perdeu cinco e empatou quatro.

  • Bahia 1 x 1 Grêmio – 04/07/23 (Copa do Brasil)
  • Goiás 1 x 1 Grêmio – 30/07/23 (Campeonato Brasileiro)
  • Vasco 1 x 0 Grêmio – 06/08/23 (Campeonato Brasileiro)
  • Flamengo 1 x 0 Grêmio – 16/08/23 (Copa do Brasil)
  • Santos 2 x 1 Grêmio – 21/08/23 (Campeonato Brasileiro)
  • Bragantino 2 x 0 Grêmio – 14/09/23 (Campeonato Brasileiro)
  • Corinthians 4 x 4 Grêmio – 18/09/23 (Campeonato Brasileiro)
  • Fortaleza 1 x 1 Grêmio – 30/09/23 (Campeonato Brasileiro)
  • Internacional 3 x 2 Grêmio – 08/10/23 (Campeonato Brasileiro)

O objetivo no Morumbi é quebrar essa escrita. Até para trazer mais tranquilidade para o confronto direto com o Flamengo de Tite, na próxima quarta-feira (25), às 21h30min, na Arena do Grêmio.

Grêmio no Campeonato Brasileiro 2023

  • 4ª colocação com 44 pontos
  • 27 jogos, 13 vitórias, 5 empates e 9 derrotas
  • 54% de aproveitamento
  • 43 gols feitos e 37 gols sofridos
Foto de Nícolas Wagner

Nícolas WagnerSetorista

Gaúcho, formado em jornalismo pela PUC-RS e especializado em análise de desempenho e mercado pelo Futebol Interativo. Antes da Trivela, passou pela Rádio Grenal e pela RDC TV. Também é coordenador de conteúdo da Rádio Índio Capilé.

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo