Brasileirão Série A

Antes contestado, Martinelli trilha caminho silencioso para a idolatria no Fluminense

Com quase 200 jogos pelo Fluminense, Martinelli vai de criticado a ídolo em potencial no clube

Nas boas ou nas más fases, um jogador tem se mantido regular no Fluminense. E engana-se quem pensa nos nomes mais falados ou nas estrelas do elenco. Antes contestado, o volante Martinelli trilha um caminho silencioso para a idolatria no clube.

Identificação não falta. Martinelli já chega ao quarto ano de profissional pelo Tricolor, onde chegou aos 15 anos. São 193 jogos, 9 gols e 11 assistências para o jogador de 22 anos, números melhores até que o de seu companheiro de geração e posição André, muito mais badalado. Juntos, eles conquistaram dois Campeonatos Cariocas, a Recopa Sul-Americana e a Libertadores.

Sua trajetória também foi bem diferente: o menino tomou a posição como um furacão em 2020, mas sofreu com lesões e oscilações nos anos seguintes. Só na reta final de 2023 que voltou a ser titular e passou a ser um dos jogadores mais importantes do time na conquista da Libertadores.

— Diniz me preparou para esse momento. Disse que eu ia jogar, que tinha confiança em mim. Tenho total gratidão — resumiu Martinelli após o título.

Martinelli se tornou top 3 do Fluminense na Libertadores

A vitória sobre o Colo-Colo foi importante para o Fluminense na Libertadores. Líder do grupo A com oito pontos e invicto até aqui, o Tricolor também viu outra marca importante ser alcançada.

Martinelli se tornou o terceiro jogador com mais jogos pelo clube na Libertadores. Ele fica atrás apenas dos ídolos Fred e Thiago Neves. Assim, o volante já é o Moleque de Xerém com mais partidas pelo Tricolor na competição.

Martinelli é único com marca em todas as competições

Outro número é importante para o jovem de 22 anos. Com boa chegada ao ataque, Martinelli é o único jogador na história do Fluminense que deu assistências em todas as competições oficiais.

O volante já deu passes para gols no Campeonato Carioca (2), no Campeonato Brasileiro (5), na Copa do Brasil (1), na Copa Sul-Americana (1), na Libertadores (1) e no Mundial de Clubes (1). Será difícil alcançá-lo.

Fluminense espera que Martinelli seja substituto de André

A versatilidade é outra marca de Martinelli. O técnico Fernando Diniz já declarou que, com ele, o jogador só não atuou como goleiro. A capacidade de executar diferentes funções em campo faz o Fluminense ter outro plano para ele: substituir André.

— Ele só não joga de goleiro comigo. Já jogou de atacante, de 10… Essa versatilidade dele é importante. Com ele, nós ganhamos mais ritmo na saída. Ganhamos mais agressividade com ele na zaga. Então acho que funcionou. Isso não significa que ele vai jogar todos os jogos dessa forma. Obviamente a gente fica mais exposto, mas é um risco calculado — disse Diniz.

André se prepara para deixar o Fluminense, e a solução será caseira: seu melhor amigo, Martinelli - Foto: Icon sport
André se prepara para deixar o Fluminense, e a solução será caseira: seu melhor amigo, Martinelli – Foto: Icon sport

O Tricolor espera que com a saída do camisa 7, seu melhor amigo e companheiro desde o sub-17, Martinelli assuma sua vaga. O espaço que se abrirá com o volante jogando como primeiro homem do meio-campo, na teoria, deve ser ocupado por Alexsander.

Como está o Fluminense em 2024

Próximos jogos do Fluminense

Veja os próximos confrontos do Fluminense na continuação da temporada:

  • São Paulo x Fluminense — Campeonato Brasileiro — segunda-feira, 13 de maio — 20h (horário de Brasília);
  • Fluminense x Cerro Porteño — Libertadores — quinta-feira, 16 de maio — 19h (horário de Brasília);
  • Fluminense x Sampaio Corrêa — Copa do Brasil — quarta-feira, 22 de maio — 19h (horário de Brasília).
Foto de Caio Blois

Caio Blois

Caio Blois nasceu no Rio de Janeiro (RJ) e se formou em Jornalismo na UFRJ em 2017. É pós-graduado em Comunicação e cursa mestrado em Gestão do Desporto na Universidade de Lisboa. Antes de escrever para Trivela, passou por O Globo, UOL, O Estado de S. Paulo, GE, ESPN Brasil e TNT Sports.
Botão Voltar ao topo