Brasileirão Série A

Com mudanças, Cruzeiro encara Fluminense buscando consolidar bom momento

Fluminense e Cruzeiro se enfrentam nesta quarta-feira (20), às 21h30, no Maracanã, em partida válida pela 24ª rodada do Campeonato Brasileiro

O Cruzeiro enfrenta o Fluminense às 21h30 desta quarta-feira (20), no Maracanã, em partida válida pela 34ª rodada do Campeonato Brasileiro. A partida de logo mais é dificílima, principalmente pela força do Tricolor das Laranjeiras em seus domínios. A equipe carioca é a única que ainda não perdeu jogando como mandante na competição.

Ainda assim, a expectativa celeste é de uma boa partida, tendo os comandados de Zé Ricardo o objetivo de não deixarem a moral cair após a grande vitória da última quinta-feira (14), contra o Santos, por 3 a 0, na Vila Belmiro.

A vitória sobre o Peixe veio após o Cruzeiro ficar oito rodadas sem vencer no Brasileirão. A sequência ruim custou o emprego do treinador português Pepa, substituído por Zé Ricardo no início de setembro. O fim da sequência ruim levantou os ânimos na Toca da Raposa II, fazendo o novo técnico se aproximar de alcançar um dos objetivos traçados por ele em sua coletiva de apresentação: resgatar a confiança do elenco celeste. A Raposa vinha encontrando dificuldades nas partidas, falhando na concretização no ataque e cometendo erros bobos na defesa.

Situações de Fluminense e Cruzeiro no Brasileirão

O Fluminense vive melhor situação que o Cruzeiro no Brasileirão, ocupando a sexta posição, com 38 pontos em 23 jogos. Apesar da posição confortável, somente dois pontos atrás do Grêmio, terceiro colocado, é inegável que o foco do Tricolor das Laranjeiras na temporada é outro.

A equipe de Fernando Diniz é semifinalista da Copa Libertadores e vive a expectativa do jogo de ida da fase, que acontece na próxima quarta-feira (27), contra o Internacional, no Maracanã. Pela prioridade dada a busca pelo título mais importante da América do Sul, somada a proximidade com o último jogo da equipe — a derrota por 4 a 2 para o rival Vasco da Gama, no último sábado (16) —, é provável que o treinador tricolor poupe alguns de seus principais jogadores para a partida de logo mais.

Já o Cruzeiro tem apenas o Campeonato Brasileiro para disputar até o final do ano. Com isso, o time mineiro trabalha com dois objetivos principais: escapar do rebaixamento para a Série B e, uma vez tranquilo em relação a isso, buscar uma vaga na competição internacional.

Atualmente, o Cruzeiro é o 11º colocado, com 29 pontos em 23 jogos. São cinco pontos de vantagem em relação ao primeiro time da zona de rebaixamento, o Santos, que já jogou — e venceu — na rodada. Se ganhar do Fluminense, o clube celeste pode terminar a rodada na décima colocação. Em caso de tropeço, o time mineiro verá o Z4 mais próximo do que estava ao fim da 23ª rodada.

André e Gilberto disputam bola em Cruzeiro 0 x 2 Fluminense
Titular contra o Santos, Gilberto pode seguir no time inicial contra o Fluminense – Foto: Icon Sport

Fluminense e Cruzeiro têm desfalques

Tanto o Fluminense quanto o Cruzeiro chegam para a partida desta quarta (20) com desfalques. O que muda é que o time carioca não deve atuar com força máxima, poupando jogadores que apresentam problemas físicos. Do lado dos mandantes, Jhon Árias e Germán Cano sentiram lesões — que tiveram diagnóstico animador, ou seja, a dupla se machucou sem gravidade —, no jogo contra o Vasco da Gama e devem ser preservados, mesmo que existe a possibilidade do atacante argentino jogar. A tendência é que o camisa 10 Paulo Henrique Ganso também fique de fora.

Jogadores que não atuaram contra o Vasco, como foi o caso de Felipe Melo, são cotados para voltar ao time contra o Cruzeiro. Samuel Xavier, que ficou de fora do clássico por suspensão, também pode ser titular. As presenças do lateral-esquerdo Marcelo e do volante (e também lateral-esquerdo) Alexsander entre o onze inicial ainda é incerta.

A expectativa é que Fernando Diniz escale o Fluminense assim: Fábio; Samuel Xavier, Nino, Felipe Melo e Diogo Barbosa; André, Alexsander e Lima; Keno, John Kennedy e Lelê (Cano).

Zé Ricardo fará alterações no time titular do Cruzeiro

Já o treinador Zé Ricardo não poderá contar com o zagueiro Luciano Castán, que cumprirá suspensão. As opções para a defesa são Lucas Oliveira e João Marcelo, com o primeiro estando mais cotado para começar jogando.

Uma novidade que pode pintar é a presença do meia Nikão entre os titulares. O jogador se destacou contra o Santos e pode ser uma novidade no time. Se começar jogando, é provável que o camisa 10 seja escalado aberto pela direita.

Além destes, o atacante Rafael Elias segue de fora por lesão. Contra o Santos, Gilberto começou jogando no ataque, mas não foi bem, mais uma vez. Se Zé Ricardo decidir não manter o camisa 99 entre os titulares, Bruno Rodrigues surge como opção como um avançado de maior mobilidade. O Cruzeiro não conta com outro centroavante no elenco.

O lateral-direito Wesley Gasolina e o meia Matheus Pereira, ambos em fase final de recuperação de lesões, ainda não foram relacionados para a partida contra o Fluminense.

Zé Ricardo deve mandar a seguinte equipe a campo: Rafael Cabral; William, Neris, Lucas Oliveira (João Marcelo) e Marlon; Matheus Jussa, Lucas Silva e Matheus Vital; Wesley (Nikão), Arthur Gomes e Bruno Rodrigues (Gilberto).

Tabu contra Fábio

O Cruzeiro tentará quebrar, ainda, o tabu contra o goleiro Fábio, de 42 anos, um dos maiores jogadores da história da Raposa, que deixou o clube com a chegada da SAF, liderada pelo ex-jogador Ronaldo Nazário. A saída foi conturbada e contou com diversos protestos da torcida celeste, além de versões diferentes vindas do arqueiro e da diretoria estrelada.

Desde que saiu da Toca da Raposa 2 e assinou com o Fluminense, Fábio enfrentou o Cruzeiro em três oportunidades, duas pela Copa do Brasil de 2022, e uma pelo Brasileirão 2023, e venceu todos os jogos. Na copa, 2 a 1 no Rio de Janeiro e 3 a 0 em Belo Horizonte, No Brasileiro, um 2 a 0 em pleno Mineirão, no último dia 10 de maio.

Goleiro Fábio comemora um dos pênaltis perdidos por Bruno Rodrigues em Cruzeiro 0 x 2 Fluminense
Ídolo do Cruzeiro, Fábio protagonizou lance em que Bruno Rodrigues perdeu dois pênaltis em Cruzeiro 0 x 2 Fluminense, tendo errado o segundo após briga feia com Henrique Dourado, então centroavante da Raposa – Foto: Icon Sport

Sonho de parte da torcida, o retorno de Fábio ao Cruzeiro ficou mais distante com a renovação assinada com o Fluminense em agosto passado. O goleiro garantiu sua permanência no Tricolor das Laranjeiras até o final de 2025. Ronaldo, dono da SAF celeste, deixou as portas do clube celeste abertas para que o camisa 1 encerre sua carreira vestindo azul.

Foto de Maic Costa

Maic CostaSetorista

Maic Costa é mineiro, formado em Jornalismo na UFOP, em 2019. Passou por Estado de Minas, No Ataque, Superesportes, Esporte News Mundo, Food Service News e Mais Minas, antes de se tornar setorista do Cruzeiro na Trivela.
Botão Voltar ao topo