Brasileirão Série A

Com mudanças, Cruzeiro encara Fluminense buscando consolidar bom momento

Fluminense e Cruzeiro se enfrentam nesta quarta-feira (20), às 21h30, no Maracanã, em partida válida pela 24ª rodada do Campeonato Brasileiro

O Cruzeiro enfrenta o Fluminense às 21h30 desta quarta-feira (20), no Maracanã, em partida válida pela 34ª rodada do Campeonato Brasileiro. A partida de logo mais é dificílima, principalmente pela força do Tricolor das Laranjeiras em seus domínios. A equipe carioca é a única que ainda não perdeu jogando como mandante na competição.

Ainda assim, a expectativa celeste é de uma boa partida, tendo os comandados de Zé Ricardo o objetivo de não deixarem a moral cair após a grande vitória da última quinta-feira (14), contra o Santos, por 3 a 0, na Vila Belmiro.

A vitória sobre o Peixe veio após o Cruzeiro ficar oito rodadas sem vencer no Brasileirão. A sequência ruim custou o emprego do treinador português Pepa, substituído por Zé Ricardo no início de setembro. O fim da sequência ruim levantou os ânimos na Toca da Raposa II, fazendo o novo técnico se aproximar de alcançar um dos objetivos traçados por ele em sua coletiva de apresentação: resgatar a confiança do elenco celeste. A Raposa vinha encontrando dificuldades nas partidas, falhando na concretização no ataque e cometendo erros bobos na defesa.

Situações de Fluminense e Cruzeiro no Brasileirão

O Fluminense vive melhor situação que o Cruzeiro no Brasileirão, ocupando a sexta posição, com 38 pontos em 23 jogos. Apesar da posição confortável, somente dois pontos atrás do Grêmio, terceiro colocado, é inegável que o foco do Tricolor das Laranjeiras na temporada é outro.

A equipe de Fernando Diniz é semifinalista da Copa Libertadores e vive a expectativa do jogo de ida da fase, que acontece na próxima quarta-feira (27), contra o Internacional, no Maracanã. Pela prioridade dada a busca pelo título mais importante da América do Sul, somada a proximidade com o último jogo da equipe — a derrota por 4 a 2 para o rival Vasco da Gama, no último sábado (16) —, é provável que o treinador tricolor poupe alguns de seus principais jogadores para a partida de logo mais.

Já o Cruzeiro tem apenas o Campeonato Brasileiro para disputar até o final do ano. Com isso, o time mineiro trabalha com dois objetivos principais: escapar do rebaixamento para a Série B e, uma vez tranquilo em relação a isso, buscar uma vaga na competição internacional.

Atualmente, o Cruzeiro é o 11º colocado, com 29 pontos em 23 jogos. São cinco pontos de vantagem em relação ao primeiro time da zona de rebaixamento, o Santos, que já jogou — e venceu — na rodada. Se ganhar do Fluminense, o clube celeste pode terminar a rodada na décima colocação. Em caso de tropeço, o time mineiro verá o Z4 mais próximo do que estava ao fim da 23ª rodada.

André e Gilberto disputam bola em Cruzeiro 0 x 2 Fluminense
Titular contra o Santos, Gilberto pode seguir no time inicial contra o Fluminense – Foto: Icon Sport

Fluminense e Cruzeiro têm desfalques

Tanto o Fluminense quanto o Cruzeiro chegam para a partida desta quarta (20) com desfalques. O que muda é que o time carioca não deve atuar com força máxima, poupando jogadores que apresentam problemas físicos. Do lado dos mandantes, Jhon Árias e Germán Cano sentiram lesões — que tiveram diagnóstico animador, ou seja, a dupla se machucou sem gravidade —, no jogo contra o Vasco da Gama e devem ser preservados, mesmo que existe a possibilidade do atacante argentino jogar. A tendência é que o camisa 10 Paulo Henrique Ganso também fique de fora.

Jogadores que não atuaram contra o Vasco, como foi o caso de Felipe Melo, são cotados para voltar ao time contra o Cruzeiro. Samuel Xavier, que ficou de fora do clássico por suspensão, também pode ser titular. As presenças do lateral-esquerdo Marcelo e do volante (e também lateral-esquerdo) Alexsander entre o onze inicial ainda é incerta.

A expectativa é que Fernando Diniz escale o Fluminense assim: Fábio; Samuel Xavier, Nino, Felipe Melo e Diogo Barbosa; André, Alexsander e Lima; Keno, John Kennedy e Lelê (Cano).

Zé Ricardo fará alterações no time titular do Cruzeiro

Já o treinador Zé Ricardo não poderá contar com o zagueiro Luciano Castán, que cumprirá suspensão. As opções para a defesa são Lucas Oliveira e João Marcelo, com o primeiro estando mais cotado para começar jogando.

Uma novidade que pode pintar é a presença do meia Nikão entre os titulares. O jogador se destacou contra o Santos e pode ser uma novidade no time. Se começar jogando, é provável que o camisa 10 seja escalado aberto pela direita.

Além destes, o atacante Rafael Elias segue de fora por lesão. Contra o Santos, Gilberto começou jogando no ataque, mas não foi bem, mais uma vez. Se Zé Ricardo decidir não manter o camisa 99 entre os titulares, Bruno Rodrigues surge como opção como um avançado de maior mobilidade. O Cruzeiro não conta com outro centroavante no elenco.

O lateral-direito Wesley Gasolina e o meia Matheus Pereira, ambos em fase final de recuperação de lesões, ainda não foram relacionados para a partida contra o Fluminense.

Zé Ricardo deve mandar a seguinte equipe a campo: Rafael Cabral; William, Neris, Lucas Oliveira (João Marcelo) e Marlon; Matheus Jussa, Lucas Silva e Matheus Vital; Wesley (Nikão), Arthur Gomes e Bruno Rodrigues (Gilberto).

Tabu contra Fábio

O Cruzeiro tentará quebrar, ainda, o tabu contra o goleiro Fábio, de 42 anos, um dos maiores jogadores da história da Raposa, que deixou o clube com a chegada da SAF, liderada pelo ex-jogador Ronaldo Nazário. A saída foi conturbada e contou com diversos protestos da torcida celeste, além de versões diferentes vindas do arqueiro e da diretoria estrelada.

Desde que saiu da Toca da Raposa 2 e assinou com o Fluminense, Fábio enfrentou o Cruzeiro em três oportunidades, duas pela Copa do Brasil de 2022, e uma pelo Brasileirão 2023, e venceu todos os jogos. Na copa, 2 a 1 no Rio de Janeiro e 3 a 0 em Belo Horizonte, No Brasileiro, um 2 a 0 em pleno Mineirão, no último dia 10 de maio.

Goleiro Fábio comemora um dos pênaltis perdidos por Bruno Rodrigues em Cruzeiro 0 x 2 Fluminense
Ídolo do Cruzeiro, Fábio protagonizou lance em que Bruno Rodrigues perdeu dois pênaltis em Cruzeiro 0 x 2 Fluminense, tendo errado o segundo após briga feia com Henrique Dourado, então centroavante da Raposa – Foto: Icon Sport

Sonho de parte da torcida, o retorno de Fábio ao Cruzeiro ficou mais distante com a renovação assinada com o Fluminense em agosto passado. O goleiro garantiu sua permanência no Tricolor das Laranjeiras até o final de 2025. Ronaldo, dono da SAF celeste, deixou as portas do clube celeste abertas para que o camisa 1 encerre sua carreira vestindo azul.

Foto de Maic Costa

Maic Costa

Maic Costa nasceu em Ipatinga, mas se radicou na Região dos Inconfidentes mineiros. Formado em Jornalismo na UFOP, em 2019, passou por Estado de Minas, Superesportes, Esporte News Mundo e Mais Minas. Atualmente, escreve para a Trivela e para o Futebol na Veia.
Botão Voltar ao topo