Brasileirão Série A

Vasco encerra tabu contra o Fluminense, vence e dá esperanças na luta para sair do Z4

Em clássico empolgante, Vasco leva a melhor contra o Fluminense e vê situação melhorar em briga contra o rebaixamento

Vasco e Fluminense protagonizaram, neste sábado, um dos melhores jogos deste Campeonato Brasileiro. E, em um clássico digno dos grandes encontros entre os clubes, o Cruz-Maltino levou a melhor por 4 a 2, no Nilton Santos, em partida válida pela 23ª rodada da competição.

Gabriel Pec, duas vezes, Praxedes e Vegetti marcaram para o Vasco, enquanto Marcelo e Lima descontaram para o Fluminense.

Como foi o jogaço entre Vasco e Fluminense

O jogo começou com o Vasco mais agressivo na marcação, pressionando a bola e forçando erros do Fluminense na construção. No entanto, o Cruz-Maltino demorou para criar chances claras de gol. Muito aberto com quatro atacantes, o Tricolor cedia espaços, principalmente pelas laterais.

Não foi à toa que, em uma jogada pela ponta direita, Rossi bagunçou André e depois tirou Marcelo para dançar antes de achar Praxedes entre os zagueiros do Flu. O camisa 21, cria da base tricolor, aplicou a lei do ex e, de cabeça, colocou o Cruz-Maltino na frente no placar, marcando o seu primeiro gol com a camisa vascaína e confirmando a boa fase neste começo de passagem pelo clube.

A partir dali, entretanto, a superioridade técnica do Fluminense começou a aparecer. Mesmo com a lesão de Arias, que prendeu o pé no gramado sintético do Nilton Santos e torceu o tornozelo, o Tricolor era mais perigoso quando chegava. John Kennedy quase fez duas vezes mas parou em Leo Jardim e na trave. Cano, meio sumido, também tentou sem sucesso.

Os times voltaram para o segundo tempo e o Fluminense estava diferente. Não só por Martinelli, que entrou na vaga do amarelado Marlon, passando André para a zaga. Mas por um Marcelo mais participativo, sem guardar posição. O camisa 12 recebeu na área na ponta direita e soltou uma bomba no ângulo para empatar o jogo.

Clássico fica eletrizante e Vasco é efetivo

Com os dois times mais ofensivos, o clássico melhorou no segundo tempo. Tanto que o Flu nem pode comemorar o empate: dois minutos depois, Rossi, de novo, cruzou na cabeça de Vegetti, que explodiu o Nilton Santos para recolocar o Vasco na frente. Foi o quatro gol do argentino em seis jogos pelo Vasco, já se colocando como uma das melhores contratações do futebol brasileiro neste meio de temporada.

O que parecia se desenhar como festa vascaína, entretanto, teve de novo Lima colocando água no chope. Assim como no primeiro turno, o camisa 45 balançou as redes.

A jogada começou com um lindo passe de André. O camisa 7 viu Guga em velocidade onde mais ninguém no estádio era capaz de enxergar e contou com belo cruzamento do lateral para que o Fluminense voltasse a empatar o marcador.

O técnico Ramón Diaz não se contentou com o empate e, pouco depois, logo mexeu no time. O técnico colocou o meia Payet e Gabriel Pec nos lugares de Marlon Gomes e Rossi. O jogo ficou aberto e foi justamente com o camisa 11 que o Vasco voltou a frente no placar. Pec aproveitou uma falha bizarra de de André, que recuou mal a bola, e finalizou na saída de Fábio.

O jogo seguiu eletrizante, no famoso “lá e cá”, com os dois times buscando o ataque. Em ótima jogada individual, John Kennedy mais uma vez ficou no quase. Ele tirou Maicon para dançar, mas finalizou fraco e sem a direção. E foi o Vasco, de novo, quem conseguiu marcar. Aos 40′, após ótimo lançamento de Payet, Vegetti ajeitou de cabeça e Gabriel Pec só empurrou para as redes, fazendo o Nilton Santos explodir mais uma vez com uma grande festa da empolgada torcida do Vasco.

Vasco se aproxima de times fora do Z-4

Com a vitória no clássico deste sábado, o Vasco chegou aos 20 pontos no Campeonato Brasileiro. A diferença para o Goiás e o Bahia, primeiros times fora da zona do rebaixamento, agora é de cinco pontos. E o Vasco ainda tem um jogo a menos que os adversários. Na próxima quinta-feira, o Cruz-Maltino vai ter o tão esperado encontro com a torcida em São Januário, no jogo contra o Coritiba.

Fluminense perde chance de subir ao G4

Uma vitória colocaria o Fluminense na terceira colocação do Brasileirão. Mas mais uma vez, o Tricolor perdeu a chance de subir ao G4. A derrota no clássico para o Vasco não só fez cair o tabu sobre o rival como impede o Flu de vislumbrar voos maiores na competição. Agora, o time de Fernando Diniz é o sexto colocado, com os mesmos 38 pontos.

Foto de Caio Blois

Caio BloisSetorista

Jornalista pela UFRJ, pós-graduado em Comunicação pela Universidad de Navarra-ESP e mestre em Gestão do Desporto pela Universidade de Lisboa-POR. Antes da Trivela, passou por O Globo, UOL, O Estado de S. Paulo, GE, ESPN Brasil e TNT Sports.
Foto de Gabriel Rodrigues

Gabriel RodriguesSetorista

Jornalista formado pela UFF e com passagens, como repórter e editor, pelo LANCE!, Esporte News Mundo e Jogada10. Já trabalhou na cobertura de duas finais de Libertadores in loco. Na Trivela, é setorista do Vasco e do Botafogo.
Botão Voltar ao topo