Embalado por arrancada e final, Corinthians busca coisas grandes no Brasileirão
Início de temporada do Timão contrasta final do Paulistão e eliminação vexatória na Libertadores, deixando em aberto as expectativas do clube no Brasileiro

Com uma sequência final de nove vitórias consecutivas no último Campeonato Brasileiro, o Corinthians pretende manter o retrospecto na edição deste ano.
Agora, porém, o intuito corintiano é aproveitar o embalo para buscar coisas grandes e não fugir do rebaixamento, como aconteceu nos dois últimos anos na competição nacional.
O desempenho no Campeonato Paulista, onde chegou à final, pode dar um sinal de esperança para a Fiel. No compasso que ao desempenho ruim nas fases preliminares da Libertadores mantém a desconfiança sobre até onde o Timão pode chegar em um campeonato longo, como o Brasileirão.
Por que o Corinthians pode ir bem no Brasileirão?
O Corinthians manteve a base da equipe responsável por uma das maiores arrancadas da história do Brasileirão, no fim do ano passado. Foram nove vitórias consecutivas nas rodadas finais da competição.
A sequência permitiu ao Timão sair da zona do rebaixamento diretamente para se classificar à fase preliminar da Libertadores em 2025.
O técnico Ramón Díaz permaneceu no clube, assim como os principais jogadores, em Rodrigo Garro, Memphis Depay e Yuri Alberto.
A consistência e o entrosamento são fatores que podem ser fundamentais para que o Corinthians consiga brigar no alto da tabela do Brasileirão em 2025. Condição diferente das últimas duas últimas temporadas, onde o clube passou a maior parte da competição brigando contra o descenso.

- - ↓ Continua após o recado ↓ - -
Por que o Corinthians pode ir mal no Brasileirão?
O antídoto na temporada passada pode ter se transformado em veneno neste ano.
Da mesma forma que a manutenção do elenco é algo considerado positivo, isso pode se transformar em algo prejudicial. Isso porque alguns jogadores demonstraram sinais de desgaste no início de 2024.
Caberá à comissão técnica e ao departamento de futebol controlar os ânimos dos atletas para que esses problemas não afetem em campo.
Já dentro das quatro linhas, o sistema defensivo corintiano pode ser o grande calcanhar de Aquiles da equipe na busca por algo grande no Brasileirão.
Durante o Paulistão e as fases prévias da Libertadores, o técnico Ramón Díaz utilizou uma série de duplas diferentes na zaga. No momento, os donos da posição são Félix Torres e Gustavo Henrique.
Mesmo fragilizada, a defesa corintiana não foi reforçada no período de mercado.
Como o Corinthians começou 2025?
Se por um lado, o Corinthians foi praticamente impecável, em termos de resultado, no Campeonato Paulista, por outro foi um completo vexame na Libertadores.
No estadual, o Timão foi o primeiro colocado da primeira fase, com somente uma derrota, e eliminou com propriedade dois adversários da Série A no mata-mata: Mirassol (nas quartas de final) e Santos (na semifinal).
Ao vencer o jogo de ida da final contra o Palmeiras, em pleno Allianz Parque, a equipe alvinegra está muito próxima de voltar a ser campeã – algo que não acontece desde 2019.
Porém, nos grandes desafios do ano, que foram nas fases preliminares da Libertadores, o Corinthians decepcionou.

Na segunda fase, o Timão sofreu para se classificar contra o modesto time da Universidad Central, da Venezuela.
O clube empatou fora de casa. Já como mandante, na Neo Química Arena, esteve duas vezes à frente do placar e cedeu o empate. Nos minutos finais, buscou a vitória e a classificação com um gol de Yuri Alberto.
O adversário seguinte, antes de ir à fase de grupos, foi o Barcelona de Guayaquil, do Equador. Fora de casa, o Corinthians foi derrotado por 3 a 0. E nem mesmo a reação na partida de volta, em São Paulo, em que venceu por 2 a 0, foi o suficiente.
O Timão foi eliminado da Libertadores e jogará a Sul-Americana.
Como joga o Corinthians?

Ramón Díaz costuma alterar a formação em situações específicas. Mas, no geral, o Timão joga desde o ano passado em um 4-4-2 em losango.
Como está o trabalho do técnico Ramón Díaz?
A eliminação na Libertadores aumentou a pressão sobre o técnico corintiano. Assim, o título paulista se transformou em obrigação para a permanência dele no Corinthians.
Mesmo com a boa campanha no Estadual, algumas decisões da comissão técnica e o desempenho do Timão nos principais jogos da temporada colocam em questionamento o trabalho do treinador argentino.
Além disso, algumas declarações de Ramón Díaz em entrevistas já geraram incômodos internamente.
Jogo do Corinthians: veja onde assistir
Parte da Liga Forte União (LFU), os jogos do Corinthians como mandante serão transmitidos nos canais do Grupo Globo (Premiere, SporTV e TV aberta), da Record (TV aberta, R7.com e streaming Play Plus), da CazéTV (no YouTube) e no streaming Amazon Prime Video.
Os cinco primeiros jogos do Corinthians no Brasileirão
- Bahia x Corinthians — 30 de março, domingo, às 20h (de Brasília) — Casa de Apostas Arena Fonte Nova
- Corinthians x Vasco — a definir — Neo Química Arena
- Palmeiras x Corinthians — a definir — Allianz Parque
- Corinthians x Fluminense — a definir — Neo Química Arena
- Corinthians x Sport — a definir — Neo Química Arena