Brasil

Memphis ensinou o Corinthians a sonhar, mas também ajudou a realizar em ‘noite mágica’

Holandês marcou dois na vitória diante do Bahia por 3 a 0 e deixou Timão com um pé na Libertadores do próximo ano

Tudo mudou no Corinthians quando Memphis Depay chegou. 

Desde que pisou em campo pela primeira vez com a camisa alvinegra, o neerlandês perdeu somente um jogo pelo clube alvinegro no Campeonato Brasileiro – o terceiro, contra o São Paulo

Vestindo o manto corintiano, Depay disputou 30 pontos pela competição nacional e conquistou 25. Aproveitamento de 83%. São seis gols marcados no período. 

E o time, que se encontrava brigando para não ser rebaixado à segunda divisão, simplesmente virou a chave após o ingresso da estrela internacional no elenco. 

E foi liderado por Memphis que o Corinthians garantiu praticamente a sua classificação à Libertadores de 2025. Com a vitória diante do Tricolor baiano, o Timão também confirmou sua presença na Copa do Brasil do próximo ano, algo que parecia improvável quando o time paulista brigava na parte de baixo da tabela. 

O camisa 94 marcou dois gols no triunfo corintiano por 3 a 0 sobre o Bahia, na Neo Química Arena, pela penúltima rodada do Brasileirão. Ao final da partida, em entrevista ao Premiere, o holandês elogiou a solidez da equipe frente aos nordestinos e classificou a noite em Itaquera como “mágica”.

O duelo foi o terceiro confronto direto disputado pelo Timão nas últimas quatro partidas. Todos vencidos pela equipe alvinegra. 

Agora, o Timão, que já entrou em campo dependendo somente de si para a jogar a próxima edição da Libertadores, está cada vez mais encaminhado. 

A promoção pode ser garantida matematicamente ainda nesta semana. Basta o Cruzeiro perder o Palmeiras, nesta quarta-feira (4), em Belo Horizonte. 

A equipe mineira venceu apenas uma das últimas 11 partidas pelo Campeonato Brasileiro, enquanto os palmeirenses não podem perder para manter vivo o sonho do tricampeonato nacional. 

Vitória do Corinthians começou cedo (de novo)

Já não é de hoje que o Corinthians tem sido avassalador no início dos jogos que manda em Itaquera. 

Na sequência dos nove confrontos sem perder pelo Brasileirão, seis deles foram na Neo Química Arena. 

Em todos, a equipe alvinegra fez pelo menos um gol no primeiro tempo. Em cinco, abriu o placar nos primeiros quinze minutos.

  • Internacional: saiu na frente aos 3 minutos;
  • Athletico-PR: saiu na frente aos 5 minutos; 
  • Palmeiras: saiu na frente aos 41 minutos;
  • Cruzeiro: saiu na frente aos 10 minutos;
  • Vasco: saiu na frente aos 11 minutos;
  • Bahia: saiu na frente aos 11 minutos.

Contra o Bahia, não foi diferente. O primeiro gol corintiano saiu aos 11 minutos de jogo e com a marca de Memphis Depay. 

André Carrillo iniciou a jogada e acionou Yuri Alberto, que fez ótimo pivô e serviu o neerlandês que, além da competência, contou com a sorte. Na tentativa de travar a finalização, o zagueiro Gabriel Xavier, do Bahia, desviou o chute e fez com que a bola encobrisse o goleiro Marcos Felipe.

Bahia aperta, Corinthians assiste e se segura

Após sair atrás, o time baiano foi para cima e começou a agredir o Timão. 

A partida se tornou uma trocação franca, o Timão se retraiu no campo de defesa, mas saía com velocidade nos contra-ataques. 

O Tricolor de Aço até chegou a marcar o gol de empate, com Lucho Rodríguez, mas ele foi anulado corretamente por impedimento do atacante, após checagem do VAR. 

Minutos depois, um susto tirou o goleiro Marcos Felipe da partida. 

O arqueiro da equipe baiana se chocou com Yuri Alberto e levou a pior. Seguindo o protocolo de concussão, o atleta foi substituído. 

Yuri Alberto: o artilheiro do Brasil em 2024

Muito criticado na primeira metade do ano, Yuri Alberto deu a volta por cima no Corinthians e se tornou artilheiro do Brasil no ano 2024 – Foto: Imago

Com o jogo aberto, Corinthians e Bahia tiveram algumas oportunidades de irem às redes ainda na etapa inicial. 

Os nordestinos chegaram com perigo com Santiago Arias, Lucho Rodríguez e Thaciano. O Timão, por sua vez, teve chances claras com Yuri Alberto e Rodrigo Garro. 

Com a trocação franca, era questão de tempo de um dos times marcarem. 

E foi o Corinthians quem ampliou. 

Memphis Depay começou a jogada recuperando a posse de bola e saindo em velocidade, na sequência serviu Carrilo, que, por sua vez, encontrou Yuri Alberto para uma ótima finalização cruzada, por cima do goleiro Adriel.

Foi o gol de número 30 de Yuri na temporada, igualando Pedro, do Flamengo, como artilheiro do futebol brasileiro em 2025. 

No Brasileirão, o centroavante corintiano chegou ao 14º tento. Ele também é o líder em gols marcados na competição nacional. 

Nos últimos sete jogos em que esteve em campo, são nove bolas na rede do atacante. 

No intervalo, o centroavante deixou o campo emocionado. 

A partida contra o Bahia pode ter sido a última do camisa 9 pelo Corinthians na Neo Química Arena, já que o jogador é alvo de times internacionais e não deve permanecer no clube alvinegro em 2025. A diretoria ainda tenta reverter a situação e manter o atacante, que tem contrato com o time até o fim de 2027. 

Memphis Depay fecha o placar para o Timão 

O gol sofrido pelo Bahia no final do primeiro tempo matou o Tricolor de Aço, que praticamente não entrou em campo na segunda etapa. 

Sem nada a ver com isso, o Timão aproveitou para ampliar ainda mais o resultado. 

Aos 14 minutos, Memphis sofreu falta na entrada da área, pelo lado esquerdo. O próprio jogador cobrou e fez um golaço, tirando o peso na bola e colocando no ângulo oposto.

Foto de Fábio Lázaro

Fábio LázaroSetorista

Nascido em Santos, criado em São Vicente e entregue a São Paulo. Na Trivela desde junho de 2024, como setorista do Corinthians. Passagem pelo Lance! entre fevereiro de 2020 e maio de 2024, onde cobriu Santos e Corinthians. Por lá, também coordenou pautas e estratégias digitais. Atualmente, também é comentarista no programa Esporte por Esporte, da TV Santa Cecília.
Botão Voltar ao topo