Brasil

Em meio à renovação, Arboleda não se apresentou com elenco; entenda como São Paulo lida com o caso

Arboleda recusou primeira proposta do São Paulo para a renovação e não se apresentou neste sábado (6)

O São Paulo se apresentou para iniciar a pré-temporada de 2024 neste sábado (6) com três caras novas, com a presença de Dorival Júnior garantida para comandar os trabalhos mesmo após o interesse da CBF para comandar a Seleção, mas sem a presença do jogador mais longevo do elenco. Arboleda foi ausência das atividades no CT da Barra Funda.

Em meio às conversas sobre a renovação, o zagueiro ainda está no Equador e é esperado pelo clube para se apresentar apenas na segunda-feira (8). Ao menos, é o que garante o agente do atleta, José Chamorro. O clube ainda estuda se aplicará multa ao equatoriano pelo atraso. Mas a sua ausência no primeiro dia de trabalhos do ano não causa incômodo excessivo à diretoria. Até porque o jogador que está no clube desde 2017 já se atrasou em outras reapresentações. E a situação foi resolvida sem grandes transtornos, inclusive com punições financeiras.

São Paulo está tranquilo sobre renovação

O atraso para a apresentação também não causa preocupação alguma em relação às conversas sobre a renovação de contrato com o jogador. E mesmo que a primeira proposta apresentada pelo São Paulo tenha sido recusada por Arboleda e seu estafe.

O Tricolor trabalha com tranquilidade e confiança para resolver a prorrogação do vínculo, que vai apenas até o final do ano. A recusa, inclusive, já era esperada pela diretoria, que mantém o otimismo para chegar a um acordo nos próximos dias. A ideia é renovar o contrato até 2026.

O São Paulo também trabalha para renovar o contrato de Diego Costa, que também tem vínculo apenas até o final do ano. Os moldes do contrato serão semelhantes aos de Arboleda: valorização salarial e prorrogação por mais dois anos.

Arboleda é titular absoluto da defesa em 2024

A renovação de Arboleda ganha ainda mais importância após a venda de Beraldo ao PSG. O São Paulo entende que está bem servido de atletas da posição, mas que também não pode perder peças. Hoje, Dorival Júnior conta com quatro opções à disposição no setor: Alan Franco, Arboleda, Diego Costa e Ferraresi.

Antigo titular da posição, Ferraresi sofreu uma grave lesão de joelho logo nos primeiros compromissos da temporada, ainda durante a disputa do Paulistão de 2023. O zagueiro ficou em recuperação do problema ao longo de quase todo o ano e atuou em apenas uma partida. Por isso, seu retorno é tratado internamente como reforço para 2024.

A principal consequência da venda de Beraldo deve ser a permanência de Alan Franco. O argentino estava na mira do Independiente, seu time do coração. O técnico Carlos Tévez chegou a revelar em uma entrevista recente que teve uma conversa por telefone com o zagueiro. Mas as negociações entre os dois clubes não devem evoluir, justamente porque o atleta é considerado um jogador importante para 2024.

Dorival Júnior iniciará a temporada sob a dúvida de quem será o parceiro de Arboleda no sistema defensivo. Ao longo de 2023, Diego Costa foi o jogador mais utilizado como alternativa à dupla de zaga titular. Ele larga em vantagem na disputa que tem em Ferraresi o seu grande concorrente.

Este cenário todo de fartura de opções permite que o São Paulo não tenha urgência, nem pressa ao analisar possíveis alvos no mercado para a posição. O clube só deve contratar um novo zagueiro em caso de nova saída do elenco, ou de um negócio de ocasião.

Ano começa com três reforços e espera por Ferreira

O São Paulo inicia o ano com três reforços para a próxima temporada. O último deles foi o volante Damián Bobadilla. O paraguaio do Cerro Porteño assinou contrato com o clube por quatro temporadas e desembarcou em São Paulo na última semana para já se apresentar ao clube. Antes disso, o Tricolor havia oficializado as contratações do volante Luiz Gustavo e de Erick. O atacante que estava no Ceará já havia assinado um pré-contrato para atuar no Morumbi na metade do ano. O vínculo vai até o fim de 2027. Os dois estarão à disposição de Dorival já para o início da pré-temporada.

Assim como Lucas Moura – o grande anúncio do clube até agora para esta temporada. O São Paulo oficializou a renovação de contrato com o atacante por mais três anos como grande presente de fim de ano para a torcida. O camisa 7, claro, estará na reapresentação do elenco.

O quarto reforço do clube deve ser anunciado nos próximos dias. O São Paulo venceu a concorrência do Bahia e chegou a um acordo com Ferreira. O clube pagará 1,5 milhão de euros (R$ 8 milhões) ao Grêmio por 35% dos direitos do jogador.

Foto de Eduardo Deconto

Eduardo DecontoSetorista

Jornalista pela PUCRS, é setorista de Seleção e do São Paulo na Trivela desde 2023. Antes disso, trabalhou por uma década no Grupo RBS. Foi repórter do ge.globo por seis anos e do Esporte da RBS TV, por dois. Não acredite no hype.
Botão Voltar ao topo