Copa da Ásia

Tajiquistão faz história na Copa da Ásia em sua primeira participação; Austrália também se classifica

Estreante, Tajiquistão chega às quartas de final da Copa da Ásia, enquanto a Austrália avança de fase sem sustos

O domingo (28) ficou marcado pelo início das oitavas de final da Copa da Ásia. A Austrália goleou a Indonésia por 4 x 0, no Estádio Jassim Bin Hamad, em Doha, no Qatar. Já o Tajiquistão venceu os Emirados Árabes Unidos nos pênaltis, após um empate por 1 x 1 no tempo regulamentar, no Ahmed bin Ali Stadium, em Al Rayan. Com isso, os Socceroos e os Leões Persas avançaram à próxima fase do torneio.

Campeão da Copa Asiática em 2015, a seleção australiana se coloca como uma das candidatas ao título nesta edição e aguarda o vencedor entre Arábia Saudita e Coreia do Sul. Já a seleção tajique está fazendo história em sua primeira participação na competição. Na inédita quartas de final da Copa da Ásia, o país estreante pega o ganhador entre Iraque x Jordânia. Veja o resumo dos primeiros duelos das oitavas de final na Trivela.

Resumo das oitavas de final da Copa da Ásia

Austrália x Indonésia

A Indonésia começou o jogo tentando surpreender a Austrália, tanto que quase abriu o placar. Contudo, os Socceroos se encontraram na partida e trataram de impor seu domínio e tradição na Copa da Ásia. Aos 11 minutos do 1º tempo, a seleção australiana balançou as redes com Irvine, que estava na parte direita da grande área e percebeu o goleiro do Garuda mal-posicionado.

Com os rivais esperando um cruzamento, o meia arriscou o chute rasteiro rente à trave, contando com um frango para fazer 1 x 0. Dali para frente, a decisão das oitavas de final voltou a ficar um pouco mais aberta, quando a Austrália voltou a castigar a seleção indonesia. Aos 44 minutos da etapa inicial, Jones cruzou rasteiro da direita para Boyle, que balançou as redes de baixinho do outro lado da grande área.

O 2º tempo começou com menos emoções. Somente aos 44 minutos, os Socceroos conseguiram um cruzamento da direita, cujo cabeceio foi defendido pelo arqueiro da Indonésia. No rebote, Goodwin não desperdiçou.  No lance seguinte, a seleção australiana deu números finais à decisão das oitavas de final da Copa da Ásia após cobrança de falta lateral na direita. Souttar cabeceou para sacramentar o 4 x 0.

Tajiquistão x Emirados Árabes Unidos

Não faltou emoção no duelo entre Tajiquistão x Emirados Árabes Unidos pelas oitavas de final da Copa da Ásia. A decisão começou bem aberta, mas quem abriu o placar foram os Leões Persas, aos 29 minutos do 1º tempo. Dzhuraboev, quase na linha de fundo, cruzou a bola da direita para o meio da grande área. Khanonov, mesmo marcado por dois, subiu mais e cabeceou para balançar as redes.

Dali para frente, os Brancos partiram para cima, mas desperdiçaram inúmeras chances claras de gol. A seleção tajique, por sua vez, apostou nos contra-ataques, mas também não aproveitou suas finalizações. No final do 2º tempo, a seleção emiradense chegou a acertar a trave antes de empatar, já nos acréscimos finais. Uma falta lateral cobrada por Saleh na esquerda encontrou Al-Hammadi, que fez de cabeça.

O mata-mata da Copa Asiática então foi para a prorrogação, que não conseguiu manter o mesmo ritmo frenético de antes. Por conta disso, as oitavas de final foi definida nos pênaltis. E o Tajiquistão conseguiu a classificação às quartas de final graças a Yatimov, que defendeu o pênalti de Caio Canedo, brasileiro que defende os Emirados Árabes Unidos. No final, o placar foi de 5 x 3.

Foto de Matheus Cristianini

Matheus Cristianini

Formado em Comunicação Social - Jornalismo pela Unesp, é apaixonado por esportes, acima de tudo o futebol. Por mais redundante que seja, ama escrever sobre o que é apaixonado, ficando de olho em tudo o que acontece dentro e fora de campo. Após passar por Antenados no Futebol, Bolavip Brasil, Minha Torcida e Esportelândia, se juntou à equipe da Trivela com muita vontade de continuar crescendo.
Botão Voltar ao topo