Copa da Ásia

Catar elimina Irã em semifinal repleta de emoção para chegar à decisão da Copa da Ásia

Em uma das melhores partidas desta Copa da Ásia, o Catar conseguiu passar pela semifinal diante do Irã, que só não se classificou por detalhes

Nesta quarta-feira (7), o Catar venceu o Irã por 3 x 2, no Estádio Al-Thumama, pela semifinal da Copa da Ásia. Com o resultado, a Marrom garantiu vaga na final do torneio em que é a atual campeã. Agora, enfrenta a grande surpresa Jordânia, que eliminou a Coreia do Sul, no próximo sábado (10), às 12h (horário de Brasília), no Estádio Lusail, que recebeu a decisão da Copa do Mundo em 2022. Já o Team Melli se despede da competição.

Como foi Irã x Catar pela semifinal da Copa da Ásia

Desde o início, a semifinal da Copa da Ásia apresentou uma partida à altura da importância da decisão. Tanto que, logo aos três minutos do 1º tempo, o Irã abriu o placar. Em cobrança de lateral dentro da grande área, Ezatolahi deu uma casquinha na bola para trás, mas a defesa do Catar desviou. Contudo, a sobra ficou com Azmoun, que deu uma puxeta para encobrir o goleiro e balançar as redes.

No lance seguinte, a Marrom respondeu com Afif, que abriu a jogada para a perna direita e chutou no alto, mas nas mãos do arqueiro do Team Melli. Dali para frente a partida ficou bem aberta, com ambas as equipes tentando partir para o ataque. E não demorou muito para a seleção catari empatar a decisão da Copa Asiática. Aos 16 minutos, a seleção iraniana não conseguiu impedir o ímpeto dos anfitriões.

Afif recebeu dentro da área e rolou a bola para trás, percebendo a chegada de Abdulsallam. Na meia-lua, ele bateu de primeira, desviando na marcação. Isso foi fatal para encobrir o goleiro e morrer no fundo do gol. Já aos 31 minutos da etapa inicial, o Catar quase balançou as redes de novo. Em recuo errado da zaga do Irã, Afif partiu em velocidade em direção à grande área.

Ele chutou em cima do goleiro e, no rebote, mandou por cima do travessão. Aos 42 minutos, a Marrom conseguiu virar com um golaço. Em roubada de bola na defesa do Team Melli, Afif recebeu a posse e, mesmo pressionado, abriu para a perna direita para mandar uma bomba indefensável para Beiranvand. Cinco minutos depois, o empate quase saiu após cobrança de escanteio no segundo pau.

Sozinho na pequena área, Kanaani finalizou, mas Pedro Miguel conseguiu salvar em cima da linha com o peito. Na sobra, o zagueiro do Irã ainda chutou de novo, mas o defensor do Catar tirou com a perna. E isso foi tudo até a ida para o intervalo. O restante da semifinal da Copa da Ásia prometia ainda mais doses de emoção.

Gol achado garante classificação

Um pênalti aos três minutos do 2º tempo mudou completamente o rumo da parida que valia vaga na final da Copa Asiática. Ezatolahi tentou finalizar, mas a bola bateu no braço de Fathy, que não teve tempo de completar o giro do corpo, pois o chute foi à queima-roupa. Mesmo assim, o VAR recomendou ao árbitro analisar o lance no vídeo, marcando a infração e apontando para a marca da cal.

Jahanbakhsh se encarrou da cobrança e não desperdiçou, empatando para o Irã. O Catar tentou surpreender logo na sequência, em uma boa troca de passes no setor ofensivo. A bola chegou em Abdurisag, que mandou um petardo no cantinho. O goleirão teve que ir buscar. Depois de um período mais burocrático, a semifinal da Copa da Ásia voltou a ter momentos de tensão.

O Team Melli cobrou um escanteio no segundo pau para Khalilzadeh, que subiu no último andar para cabecear. A bola ia morrer dentro do gol, mas o goleiro da Marrom conseguiu espalmar. No lance seguinte, a seleção iraniana assustou a seleção catari mais uma vez. Em bate-rebate dentro da área, Azmoun arriscou de cabeça no cantinho. Entretanto, a defesa conseguiu salvar em cima da linha.

O Irã partiu para o abafa, mas quem conseguiu balançar as redes foi o Catar. Aos 36 minutos, Hatem arriscou uma finalização da intermediária, mas a bola caiu nos pés de Almoez, que estava completamente desmarcado dentro da grande área. Ele dominou e bateu no cantinho, achando um gol que classificaria a seleção catari à final da Copa Asiática. Já a seleção iraniana seria eliminada na semifinal da Copa da Ásia.

Dali para frente, o Team Melli foi para o tudo ou nada. Com inúmeras chances à frente, faltou somente um detalhe: colocar a bola na casinha. Em um contra-ataque da Marrom, Khalilzadeh precisou segurar Afif para impedir um possível gol. Por conta disso, foi expulso. Em meio a essa loucura, a arbitragem deu 15 minutos de acréscimo, quase uma prorrogação.

Com direito a uma bola na trave de Jahanbakhsh, em finalização na entrada da área, o Irã ainda teve um chute desviado que só não entrou graças ao goleiro do Catar, Barsham. E isso foi tudo até o apito final, a decisão do título da Copa da Ásia está definida. Agora, resta saber se a partida será tão maluca quanto foi essa semifinal da Copa Asiática.

Foto de Matheus Cristianini

Matheus CristianiniRedator

Jornalista formado pela Unesp, com passagens por Antenados no Futebol, Bolavip Brasil, Minha Torcida e Esportelândia. Na Trivela, é redator de futebol nacional e internacional.
Botão Voltar ao topo