Astro brilha, Jordânia elimina Coreia do Sul e busca título inédito da Copa da Ásia
Zebra joga melhor coletiva e individualmente, e agora espera o vencedor de Irã e Catar para a decisão de sábado
Assim como em toda a sua campanha até aqui, a Coreia do Sul contava com os seus astros e a sorte nos últimos minutos para avançar à final da Copa da Ásia, mas não funcionou nesta terça-feira (6). Jogando melhor e com o apoio maciço da torcida no Estádio Ahmed bin Ali, no Qatar, a Jordânia venceu por 2 a 1 e chegou pela primeira vez à grande decisão do torneio continental.
Os gols jordanianos foram marcados por Yazan Al-Naimat e Musa Al-Tamari. Para a final no próximo sábado (10), às 12h, a equipe agora espera o vencedor do duelo entre Irã e os anfitriões Catar, que se enfrentam nesta quarta-feira (07).
Mudança que pouco mudou
Para o jogo decisivo, o técnico Jürgen Klinsmann mexeu na estrutura da equipe após avançar às semifinais, apesar das classificações no mata-mata serem após o tempo regulamentar, com gols marcados nos minutos finais. O alemão tirou o centroavante Cho Gue-Sung e deu lugar para o meia Lee-Jae Sung, fazendo com que Son Heung-Min, seu grande astro e capitão, fosse o homem mais avançado da equipe.
Porém, quem pressionou e teve as melhores chances desde o começo foi a Jordânia. Depois de dois chutes perigosos para fora, aos 17 minutos o goleiro Jo Hyun-Woo trabalhou muito bem ao espalmar um chute de Noor.
No ataque seguinte, o Son chegou a marcar um gol por cobertura após lançamento, mas a jogada foi anulada de prontidão por conta da posição adianta do camisa 7. Mas nem mesmo isso mudou o ímpeto da equipe do Oriente Médio. Yazan Al-Naimat fez excelente jogada que parou nas mãos de Jo novamente, e aos 27 minutos, foi a vez de Mousa Al-Tamari fazer acertar um chute perigoso, que passou perto da meta sul-coreana.
Por volta dos 32 minutos, Lee Jae-Sung quase se consagrou ao acertar a bola na trave para a Coreia. Mas 10 minutos depois, porém, veio a principal chance da Jordânia. Dentro da grande área, Yazan passou por 3 jogadores, mas chutou em cima do rosto de Jo. No rebote, o chute de Noor travou na defesa, o que garantiu o injusto empate de 0 a 0.
FT | 🇯🇴 Jordan 2️⃣-0️⃣ Korea Republic 🇰🇷
🙌 They've done it!
🤩 A sensational performance sends Jordan to their first-ever #AsianCupFinal!#AsianCup2023 | #HayyaAsia | #JORvKOR pic.twitter.com/eYua2QSPLJ
— #AsianCup2023 (@afcasiancup) February 6, 2024
Brilho de astro põe Jordânia na decisão
Por mais que a Coreia tenha voltado tentando controlar a bola no início do segundo tempo, foi a Jordânia que abriu o placar após uma troca errada de passes da defesa rival. Al-Tamari recuperou a bola no campo de ataque e rolou para Yazan Al Naimat. O camisa 11 esperou a saída do goleiro para cavar e levar a torcida à loucura no Estádio Ahmed bin Ali.
Instantaneamente após o gol, Klinsmann colocou o centroavante Cho no lugar do volante Park Young-Woo. Apenas 5 minutos depois de entrar, o camisa 9 quase empatou de cabeça, mas a bola foi para fora.
Jogando a pressão do resultado para o outro lado e sabendo se defender, a Jordânia fez por merecer o seu segundo gol, aos 65 minutos após contra-ataque. Depois de dar a assistência para o primeiro tento, o atacante do Montpellier abriu espaço, driblou dois e chapou no canto direito de Jo, fazendo um golaço que assegurou a classificação inédita de sua seleção para a final da Copa da Ásia.
Desesperada, a Coreia do Sul chegou a terminar o jogo com 70% da posse de bola, mas não chegou perto de ao menos diminuir a vantagem durante o tempo regulamentar. Nem mesmo os 8 minutos a mais e a mística de fazer gols nos últimos lances foi suficiente para o time favorito.
O 2 a 0 jordaniano foi merecido para uma seleção que desde os primeiros minutos do jogo foi mais propositiva, jogou melhor tanto coletiva quanto individualmente e agora espera o vencedor de Irã e Qatar para a grande final no sábado (10), às 12h.