Catar joga mal, mas conta com noite inspirada de Barsham para avançar na Copa da Ásia
Goleiro defende três cobranças de pênalti após empate no tempo normal pelo placar de 1 x 1
Aconteceu de tudo no confronto entre Catar e Uzbequistão pelas quartas de final da Copa da Ásia. No tempo normal, os times ficaram no empate por 1 x 1. Os donos da casa abriram o marcador com um gol contra inacreditável do goleiro Yusupov. Mesmo na frente do marcador, o time catariano não jogava bem, dava muitos espaços aos uzbeques, que pressionaram mais e poderiam ter saído com um resultado melhor.
Principalmente no segundo tempo, quando o Uzbequistão conseguiu empatar o jogo com Khamrobekov, aos 14 minutos. Durante todo a etapa final, o time uzbeque jogou em cima do Catar, que se limitou a se defender em campo para tentar levar a disputa para os pênaltis, o que se mostrou uma decisão arriscada, porém acertada, tendo em vista a brilhante exibição do goleiro Barsham.
Após empate por 1 x 1 no tempo normal e ninguém balançar as redes na prorrogação. Restou as equipes disputar a vaga na semifinal da Copa da Ásia nos pênaltis. O goleiro do Catar fez a diferença, pegou três cobranças e ajudou o Catar a se classificar para enfrentar o Irã.
Catar conta com gol contra bizarro para sair em vantagem
Nos primeiro minutos de jogo, o time do Catar rodou a bola, tentou rondar a bola do Uzbequistão, mas foi criar a sua primeira chance mais clara aos dez minutos com Afif, que recebeu lançamento longo e chutou cruzado, em cima do goleiro.
O tempo foi passando e a seleção catariana dominando as ações do jogo, a equipe da casa tinha a posse de bola, mas não finalizava. Até que aos 27 minutos, um lance bizarro possibilitou o primeiro gol da partida. Após cobrança de lateral, Al Haydos recebeu dentro da área, na linha de fundo e chutou para dentro da área. O goleiro Yusupov foi encaixar a bola, mas mandou para dentro do gol, marcando contra.
Mesmo atrás do marcador, o Uzbequistão não se abateu e foi ao ataque. Aos 30 minutos, o time uzbeque teve uma grande oportunidade para empatar, depois de uma escapada pela esquerda, Masharipov saiu na cara do goleiro Aissa Barsham, mas a bola foi salva por Almahdi Ali, quase em cima da linha.
O Uzbequistão melhorou no confronto, pressionando mais a saída de bola do Catar e terminou o primeiro com mais finalizações que o time catariano. Porém, faltou eficiência aos comandados do esloveno Srecko Katanec, que demonstraram muita disposição em campo, mas nem tanta qualidade nas finalizações.
Uzbequistão melhora, empata e leva o jogo para a prorrogação
O Uzbequistão foi ao ataque logo no começo do segundo tempo e criou mais uma grande chance de gol aos dois minutos, após cobrança de falta lateral que deu muito trabalho ao goleiro Barsham.
Oito minutos mais tarde, foi a vez de Masharipov acertar um belo chute com a perna esquerda e assustar o goleiro catariano.
A seleção uzbeque se mantinha no campo de ataque e teve mais uma grande chance com Shukurov, que mandou um lindo chute do bico da grande área pela esquerda, mas mandou a bola pela linha de fundo. No lance seguinte, o Uzbequistão empatou o jogo com um belo gol de Khamrobekov aos 14 minutos. Após lançamento longo vindo da defesa, o camisa nove invadiu a área e tocou com categoria, na saída de Barsham.
O Catar não conseguia mais sair do seu campo e só atacava tentando lançamentos longos. Em uma exibição muito aquém do esperado, o selecionado catariano se limitou a esperar no campo de defesa. Nos acréscimos do segundo tempo, Fayzullaev tentou arriscar uma jogada individual. O meia recebeu na entrada da grande área, se livrou da marcação, mas acabou chutando muito mal, à direita da meta.
Na única chance dos donos da casa no segundo tempo, o habilidoso Afif quase marcou um golaço aos 53 minutos. O camisa 11 fez uma tabela em jogada ensaiada de escanteio, recebeu do bico da grande área pelo lado esquerdo e chutou com muita categoria, à esquerda da meta de Yusupov. Na jogada seguinte, o Uzbequistão respondeu com muito perigo com Umarov, que recebeu lindo passe pelo alto, pegou de primeira, mas mandou à esquerda de Barsham, no último lance de perigo do jogo no tempo normal.
Equipes fazem pouco na prorrogação e decisão vai para os pênaltis
Tanto Catar como Uzbequistão não fizeram muito no tempo extra. Extenuados em campo, os times se guardaram para uma possível disputa de pênaltis. Mesmo sem muitas emoções na prorrogação, os catarianos chegaram em dois momentos, um no primeiro e outro no segundo tempo e por pouco não decidiram a classificação ainda com a bola rolando.
Aos quatro minutos do primeiro tempo da prorrogação, Hatem teve uma ótima oportunidade para fazer o segundo gol do Catar. O camisa seis recebeu da intermediária e chutou forte, a bola desviou na marcação e ia encobrindo o goleiro Yusupov, porém acertou a trave. No segundo tempo, Almoez Ali teve a chance de marcar o gol da classificação, recebeu dentro da grande área, mas mandou a bola na rede, pelo lado de fora.
Barsham brilha, defende três pênaltis e classifica o Catar
Na série decisiva de cobranças de pênalti, brilhou a estrela do goleiro Barsham, que defendeu as cobranças de Rustam Ashurma, Zafarmurod Abdu e Jaloliddin Masharipov e foi fundamental para o Catar conseguir a sua classificação para a semifinal da Copa da Ásia. O adversário do país sede da competição será o Irã, que mais cedo bateu o Japão pelo placar de 2 x 1.