Tajisquistão alcança feito histórico na Copa da Ásia e nos lembra por que amamos futebol
Seleção tajique conquista classificação para as oitavas de final logo na primeira vez em que disputa a Copa da Ásia em sua história; Catar é outro time a avançar na chave
As copas continentais, em geral, costumam carregar histórias incríveis, feitos inéditos e emocionantes, que depois viram pautas de grandes reportagens e demais conteúdos. Pois bem, na Copa da Ásia deste ano, disputada no Catar, já temos ao menos um personagem para tal estrutura, a seleção do Tajiquistão, que pela primeira vez na história se classificou para disputar a competição e, além disso, conseguiu se classificar para 2ª fase do torneio.
O fechamento do Grupo A da Copa da Ásia aconteceu na tarde desta segunda-feira (22), com dois jogos simultâneos, muita emoção, gol Puskas e muito mais. Para começar, a favorita seleção da casa, o Catar, sofreu mais do que poderia imaginar para bater a seleção da China, mas conseguiu a vitória pelo placar de 1 x 0. O gol veio apenas aos 19 minutos do primeiro tempo, em uma pintura anotada por Al Haydos, após cobrança de escanteio de Afif pelo lado esquerdo.
O jogador do Al-Saad acertou um lindo sem pulo de fora da área em jogada ensaiada e mandou a bola na gaveta do goleiro Junling Yan, que se esticou todo, mas nada pôde fazer para evitar o gol, que com certeza será um dos candidatos ao prêmio de mais bonito ao final da temporada. No outro jogo da chave o Tajiquistão fez história ao vencer o Líbano de virada pelo placar de 2 x 1 e garantir a classificação para as oitavas de final em sua primeira participação na Copa da Ásia.
Confira o resumo dos confrontos do Grupo A da Copa da Ásia
Catar 1 x 0 China
Sem dúvidas, o jogo mais difícil dos donos da casa nesta primeira fase da Copa da Ásia. A China ainda sonhava com a classificação após dois empates nas duas primeiras rodadas e fez um jogo complicadíssimo para o time catariano. No primeiro tempo, o time chinês chutou o dobro de vezes que os anfitriões, mas a falta de pontaria atrapalhou a organizada equipe treinada por Aleksandar Jankovic.
No 2º tempo do jogo, disputado no Estádio Internacional Khalifa, o cenário se inverteu e quem tomou as rédeas do jogo foi o Catar, que teve mais chances de marcar e foi premiado com um maravilhoso gol anotado por Al Raydos aos 19 minutos e que sacramentou a liderança do Grupo A aos catarianos com três vitórias em três jogos, cinco gols marcados e nenhum sofrido nesta primeira fase.
Tajiquistão 2 x 1 Líbano
As duas seleções tinham as mesmas chances de se classificar, bastava alguém vencer o duelo para ficar com a 2ª vaga do Grupo A, o que criou um clima de decisão logo no terceiro jogo da primeira fase. O jogo foi equilibrado em seu primeiro tempo, com os dois times se arriscando mais, finalizando contra a meta adversária, mas errando o alvo em algumas oportunidades. Aos 47 minutos, o Líbano abriu o marcador com Bassel Jradi após assistência de Hasan Srour.
Isso que dois minutos antes, o VAR anulou um gol de Aleksander Michel. Até aquele ponto, os libaneses comemoravam a classificação e foram mais tranquilos para o intervalo. Mas no 2º tempo, um lance capital mudou a história do confronto e também da classificação do Grupo A. Kassem El Zein acabou expulso de campo aos 11 minutos da etapa complementar e acabou atrapalhando o planejamento do Líbano na partida.
Com um jogador a mais, o Tajiquistão foi ao ataque e empatou o jogo com Umarbaev, aos 35 minutos. Nos Acréscimos, na base da alma e da luta, Khailoev aproveitou assistência de Pandzhshanbe para virar o confronto e garantir a classificação heroica dos tajiques para as oitavas de final da Copa da Ásia.
Agora o Catar e o Tajiquistão aguardam pela definição das outras chaves para conhecerem seus adversários nas oitavas de de final da competição.