Arábia Saudita pouco se esforça para bater o Quirguistão e carimba classificação às oitavas da Copa da Ásia
Kanno e Faisal Al-Ghamdi marcaram os gols do triunfo dos Falcões Verdes sobre a seleção quirguiz, que já se despede da Copa da Ásia
Em um jogo sonolento, a Arábia Saudita quase não precisou fazer esforço para vencer o Quirguistão por 2 a 0, pela segunda rodada da Copa da Ásia. Com o resultado, a seleção saudita carimbou a classificação para as oitavas de final da competição. Agora, resta saber se o time comandado por Roberto Mancini vai ficar com o primeiro lugar do Grupo F. Mohamed Kanno e Faisal Al-Ghamdi marcaram os gols do triunfo dos Falcões Verdes.
Por outro lado, o Quirguistão já dá adeus à Copa da Ásia na segunda rodada. Sem conseguir vencer ou marcar gols no torneio até o momento, a equipe quirguiz fica com a lanterna da chave, sem somar nenhum ponto.
Na próxima quinta-feira (25), pela 3ª rodada, a Arábia Saudita enfrenta a Tailândia para definir o líder do grupo, às 12h (horário de Brasília). Quirquistão, já eliminado, encara a seleção de Omã para cumprir tabela, na mesma hora.
Jogo morno e vitória tranquila para os sauditas
O Quirguistão basicamente não teve chances contra a Arábia Saudita, principalmente depois que o zagueiro Aizar Akmatov foi expulso com apenas 9 minutos de bola rolando. Só os Falcões atacaram tanto durante o primeiro quanto o segundo tempo.
Aliás, a formação da seleção quirguiz impediu que os jogadores conseguissem sair de perto de sua área defensiva, porque contou com uma formação extremamente retranqueira, no esquema 5-4-1. Até mesmo os laterais atuaram como defensores, pouco pisando no campo de ataque. Por conta disso, foi praticamente impossível para o Quirguistão criar jogadas pelas laterais ou realizar cruzamentos.
Desta forma, a Arábia Saudita aproveitou para empurrar seu adversário para a defesa, quase sem precisar fazer esforço. Em dois lances de extrema falta de qualidade técnica dos jogadores quirguizes, Kanno e Faisal aproveitaram para balançar as redes.
What a moment for @FALGHAMMDI 🇸🇦
His first international goal! ⚽️#AsianCup2023 | #HayyaAsia | #KGZvKSA pic.twitter.com/miHhsSymsk
— #AsianCup2023 (@afcasiancup) January 21, 2024
Arábia Saudita tem altas expectativas nesta Copa da Ásia
A expectativa da Arábia Saudita possam aproveitar todo o investimento feito no futebol para conquistar o torneio pela primeira vez desde 1996. Apesar de tricampeã da Copa da Ásia, a seleção saudita acumulou decepções na Copa do Golfo e em amistosos no último ano.
Aliás, o técnico Hervé Renard deixou o comando do time para treinar a seleção feminina da França e Roberto Mancini foi o escolhido para liderar o projeto a partir de agosto de 2023. Com o italiano, a situação melhorou e o time chega ao torneio com quatro vitórias nos últimos cinco jogos. Por isso, a expectativa é de que esse time chegue (pelo menos) à final do torneio.
Laporte criticou o futebol na Arábia Saudita recentemente
Enquanto a seleção disputa a Copa da Ásia, o jornal espanhol Às publicou uma sincera e pesada entrevista com o zagueiro Aymeric Laporte, do Al-Nassr (equipe de Cristiano Ronaldo), no último sábado (20). O defensor demonstrou muita insatisfação com a vida no país do Oriente Médio e, inclusive, reclamou da falta de profissionalismo dos atletas locais.
– É uma grande mudança em relação à Europa, mas no final é tudo adaptação. Eles [sauditas] não facilitaram as coisas para nós. Na verdade, tem muitos jogadores que estão insatisfeitos, mas estamos trabalhando nisso todos os dias, negociando, por assim dizer, e ver se melhora um pouco porque isso é uma novidade para eles também, tendo jogadores europeus que já têm uma longa carreira. Talvez eles não estejam acostumados com isso e tenham que se adaptar com um pouco mais de seriedade – destacou o defensor.