Libertadores

Lucas volta depois de 40 dias para ser a referência do São Paulo de Zubeldía

Recuperado de lesão muscular, Lucas inicia a partida no banco de reservas contra o Barcelona-EQU

Seis jogos de invencibilidade, 88,8% de aproveitamento, vaga antecipada nas oitavas de final da Libertadores… Luis Zubeldía coleciona marcas expressivas em seu início de trabalho pelo São Paulo. E o treinador conquistou tudo isso sem poder contar com aquele que é o principal jogador de seu elenco. Recuperado de uma lesão muscular na coxa esquerda, Lucas Moura deve voltar a atuar após mais de 40 dias nesta quinta-feira (16), às 21h (horário de Brasília), quando o Tricolor recebe o Barcelona-EQU no MorumBIS, pela quinta rodada do Grupo B da competição continental.

O camisa 7 retorna para fazer a sua estreia sob o comando do argentino e para retomar também o seu papel de protagonista da equipe. Lucas não atua desde a derrota por 2 a 1 para o Talleres, na estreia do São Paulo na Libertadores, em 4 de março. Na ocasião, o meia-atacante deixou o campo às lágrimas após sentir a lesão muscular na coxa esquerda. Foram exatos 42 dias afastado dos gramados até voltar a ficar à disposição nesta quinta-feira. O camisa 7 já treina com o elenco desde a última semana.

— Está bem. Está treinando bem. Fez três treinamentos com a equipe. O de amanhã (terça) será o quarto. O de quarta seria o quinto. Acho que pode estar disponível para o jogo de quinta-feira — antecipou o treinador durante a entrevista coletiva após a vitória por 2 a 1 sobre o Fluminense, na última segunda-feira (13).

O retorno, porém, será gradual, cercado de toda a cautela possível. Conforme apurado pela Trivela, Lucas deve iniciar a partida no banco de reservas para ganhar alguns minutos em campo na segunda etapa. Devido ao longo tempo de parada e à reincidência da lesão, o São Paulo adota cuidados para não queimar etapas no retorno do jogador. Prova disso é que ele já teria condições de atuar contra o Fluminense, mas o clube optou por segurá-lo para realizar mais dois treinamentos antes de ser relacionado.

Lucas se diz ansioso para jogar com Zubeldía

Ora dos camarotes do MorumBIS, ora pela TV, Lucas acompanhou com todos os jogos do São Paulo como um torcedor nesta retomada sob o comando de Zubeldía. O meia-atacante sabe muito bem de seu papel de referência técnica e de liderança para a equipe. Não à toa, o camisa 7 revelou estar ansioso para fazer parte da equipe em um momento tão bom na temporada.

— O Zubeldía conseguiu trazer um pouco desse clima de muita entrega, superação e mentalidade forte. Tem dado muito certo, e eu estou ansioso do lado de fora para poder fazer parte disso também. Graças a Deus, estou recuperado e treinando com o grupo. A expectativa é de jogar o próximo jogo. Estou ansioso e querendo estar em campo, meu habitat é lá dentro — disse o atacante, em entrevista à TV Globo.

Com o argentino, Lucas deve atuar como extrema, ora pela esquerda, ora pela direita, a depender da exigência e das características do adversário. O meia-atacante também pode atuar centralizado, mas hoje Luciano se afirma como um dos pilares da equipe sob o comando de Zubeldía.

Zubeldía terá Lucas à disposição pela primeira vez (Foto: Icon Sport)

Lucas tenta se livrar de sina de lesões

Recuperado, Lucas agora tenta se livrar de vez da sina de lesões musculares na coxa esquerda. O problema sentido em Córdoba, na Argentina, foi o terceiro apresentado pelo jogador no mesmo local desde que ele retornou ao clube, em agosto do ano passado.

A primeira lesão veio ainda em 2023. Lucas sofreu um estiramento na coxa esquerda durante a derrota por 5 a 0 para o Palmeiras, no Allianz Parque, e foi desfalque de Dorival Júnior por mais de um mês e cinco rodadas do Brasileirão A segunda veio já em 2024. Lucas já havia perdido duas partidas no início da temporada atual por conta de desgaste físico. Ele ficou à disposição na vitória por 2 a 1 sobre o Corinthians na Neo Química Arena, mas suportou apenas 45 minutos até ser substituído no intervalo com mais um problema muscular que o tirou de combate por cinco jogos.

> Os próximos três jogos do São Paulo:

  • São Paulo x Barcelona-EQU — Libertadores — quinta-feira, 16 de maio, às 21h (horário de Brasília) — Transmissão: ESPN (TV fechada) e Star + (streaming);
  • São Paulo x Águia de Marabá – Copa do Brasil — quinta-feira, 23 de maio, às 21h30 (horário de Brasília) — Transmissão: Amazon Prime (Streaming).
Foto de Eduardo Deconto

Eduardo Deconto

Eduardo Deconto nasceu em Porto Alegre (RS) e se formou em Jornalismo na PUCRS. Antes de escrever para a Trivela, passou por ge.globo e RBS TV.
Botão Voltar ao topo