O futuro de uma turbulenta temporada do Grêmio passa pelo Maracanã
Com vantagem de 2 a 1 obtida em Curitiba, Tricolor Gaúcho visita o Fluminense em busca de avançar para as quartas de final da Libertadores
O Grêmio encara, às 19h desta terça-feira (20), no Maracanã, no Rio de Janeiro/RJ, seu jogo do ano. Diante do Fluminense, o Tricolor Gaúcho busca sustentar a vantagem de 2 a 1 construída no Couto Pereira, em Curitiba/PR, na última terça-feira (13), para avançar para as quartas de final da Libertadores.
Assim como os Libertadores da América, o Grêmio reúne as forças de todo o continente. Líderes de todos os cantos unidos no campo de batalha para um único objetivo: VENCER!
É o Grêmio da América, em que cada jogo é uma copa!
🏆🏆🏆🇪🇪 #FLUxGRE #Libertadores2024 #CadaJogoUmaCopa pic.twitter.com/WCgQu4H8dz
— Grêmio FBPA (@Gremio) August 19, 2024
Classificar-se entre os oito melhores times da principal competição continental, da qual é tricampeão, significaria, para o Grêmio, seguir sonhando com um grande título em um ano extremamente acidentado.
Embora tenha conquistado o heptacampeonato gaúcho, o Grêmio vive temporada turbulenta. Em parte, pelos transtornos causados pela tragédia climática de maio, no Rio Grande do Sul. Por exemplo, o Imortal só voltará a atuar na Arena do Grêmio no próximo dia 1º de setembro, contra o Atlético-MG, pelo Campeonato Brasileiro.
Nesse meio tempo, o Grêmio foi eliminado nas oitavas de final da Copa do Brasil, para o Corinthians, e faz má campanha no Campeonato Brasileiro, em que está na 15ª colocação, com 24 pontos — apenas dois acima da zona de rebaixamento, embora com dois jogos a menos.
Renato poupou no Brasileiro de olho no jogo contra o Fluminense
Por conta disso, há até quem entenda que seria melhor o Grêmio ser eliminado da Libertadores e focar totalmente no Brasileirão, a fim de evitar a quarta queda para a Série B em sua história.
Mas é claro que isso não passa pela cabeça de Renato Gaúcho e de seus comandados. Ainda que, após a eliminação para o Corinthians, o treinador tenha dito que “quem muito quer, nada tem”, ao se referir à disputa de três competições.
Campeão da Libertadores como jogador e treinador, Renato preservou os titulares do jogo do último sábado (17), contra o Bahia, pelo Campeonato Brasileiro. E pagou o preço: o time alternativo, que vinha de vitórias consecutivas sobre Athletico-PR e Cuiabá, fora de casa, perdeu por 2 a 0, no Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul/RS.
Grêmio tem desfalques e dúvida quanto ao esquema tático
Com os titulares descansados, o Grêmio terá força máxima contra o Fluminense. A principal dúvida é se com três ou dois zagueiros, já que Renato tem variado o esquema tático nas últimas semanas.
Rodrigo Ely, suspenso será substituído por Kannemann, que retorna de desconforto muscular. Se a opção for por jogar com mais um zagueiro, Gustavo Martins se somará ao argentino e a Jemerson, com a possível saída de Pavón da equipe.
No meio-campo, Pepê e Du Queiroz, lesionados, são desfalques. E mesmo com as boas atuações de Monsalve, Renato segue convicto de que o colombiano só pode atuar no lugar de Cristaldo, que neste momento é o titular.
A provável escalação do Grêmio para enfrentar o Fluminense tem Marchesín; João Pedro, Jemerson, Kannemann e Reinaldo; Villasanti e Dodi; Pavón (Gustavo Martins), Cristaldo e Soteldo; Braithwaite.