Libertadores

Contestado Reinaldo garante vantagem para o Grêmio sobre o Fluminense na Libertadores

Lateral esquerdo marcou gol de pênalti e de falta para dar a vitória por 2 a 1 para o Tricolor Gaúcho em Curitiba

O Grêmio contou com uma atípica noite de protagonismo do contestado Reinaldo para virar sobre o Fluminense e sair com vantagem nas oitavas de final da Libertadores.

Na fria noite desta terça-feira (13), no Couto Pereira, em Curitiba, o Fluminense saiu na frente com gol de Lima, no início do segundo tempo. Mas, com um gol de pênalti e outro de falta, Reinaldo virou para o Tricolor Gaúcho, que se segurou na reta final, após expulsão de Rodrigo Ely, para garantir a vitória por 2 a 1.

Com o triunfo, o Grêmio joga pelo empate na partida de volta, que acontece na próxima terça-feira (20), às 19h, no Maracanã, no Rio de Janeiro.

Com gol de pênalti e de falta, Reinaldo virou o jogo para o Grêmio

Habitualmente criticado pela torcida do Grêmio desde sua chegada, no início de 2023, Reinaldo teve, possivelmente, sua melhor atuação pelo Tricolor Gaúcho diante do Fluminense.

No primeiro tempo, Reinaldo já mostrou que estava inspirado depois de receber lançamento na ponta esquerda e dominar já dando uma caneta em Samuel Xavier.

Na segunda etapa, o Grêmio perdia por 1 a 0 quando Soteldo, aos 25 minutos, cruzou no braço direito de Esquerdinha. Após o árbitro não ter dúvida em assinalar o pênalti, Reinaldo chamou a responsabilidade e, como de praxe, bateu muito bem, no ângulo direito de Fábio, que até acertou o canto, mas não teve chance de alcançar.

Empurrado pela torcida, o Grêmio buscou aproveitar o bom momento para conseguir a virada imediatamente. E ela veio apenas seis minutos depois do gol de empate. Em cobrança de falta pela direita, Reinaldo cruzou, mas a bola passou por todo mundo e morreu no canto esquerdo de Fábio.

Apesar da vitória, Grêmio sofreu ao longo do jogo

Os gols de Reinaldo reverteram o cenário em jogo que foi difícil para o Grêmio. Durante boa parte do primeiro tempo, e no início do segundo, o Fluminense teve mais posse de bola e controlou o jogo, mesmo como visitante.

Com a escalação de Alexsander pela esquerda, Mano escalou o Fluminense praticamente com cinco meio-campistas, que fizeram valer a superioridade numérica no centro do campo nos primeiros 20 minutos da partida, até Martinelli sofrer choque na cabeça e precisar ser substituído por Keno.

Aos 14 minutos do segundo tempo, o Fluminense abriu o placar após cruzamento perfeito de Ganso para Lima, na segunda trave.

Pouco depois do gol, Renato colocou Monsalve — que já havia sido pedido pela torcida do Grêmio antes do tento de Lima — e Gustavo Nunes nos lugares de Cristaldo e Pavón. As trocas, junto com o reposicionamento de Soteldo, que não fazia bom jogo, para o lado direito, melhoraram a equipe.

Foto de Nícolas Wagner

Nícolas WagnerSetorista

Gaúcho, formado em jornalismo pela PUC-RS e especializado em análise de desempenho e mercado pelo Futebol Interativo. Antes da Trivela, passou pela Rádio Grenal e pela RDC TV. Também é coordenador de conteúdo da Rádio Índio Capilé.
Botão Voltar ao topo