Contestado Reinaldo garante vantagem para o Grêmio sobre o Fluminense na Libertadores
Lateral esquerdo marcou gol de pênalti e de falta para dar a vitória por 2 a 1 para o Tricolor Gaúcho em Curitiba
O Grêmio contou com uma atípica noite de protagonismo do contestado Reinaldo para virar sobre o Fluminense e sair com vantagem nas oitavas de final da Libertadores.
Na fria noite desta terça-feira (13), no Couto Pereira, em Curitiba, o Fluminense saiu na frente com gol de Lima, no início do segundo tempo. Mas, com um gol de pênalti e outro de falta, Reinaldo virou para o Tricolor Gaúcho, que se segurou na reta final, após expulsão de Rodrigo Ely, para garantir a vitória por 2 a 1.
GANHAMOS! #Grêmio 2×1 Fluminense
Começamos as oitavas de final da #Libertadores2024 na frente! Com dois gols de Reinaldo, vencemos a equipe do Fluminense no Couto Pereira. VAMOOOOOOOSSS!!!!
🏆🏆🏆🇪🇪 #GRExFLU #CadaJogoUmaCopa pic.twitter.com/w3ljT7mQLC— Grêmio FBPA (@Gremio) August 13, 2024
Com o triunfo, o Grêmio joga pelo empate na partida de volta, que acontece na próxima terça-feira (20), às 19h, no Maracanã, no Rio de Janeiro.
Com gol de pênalti e de falta, Reinaldo virou o jogo para o Grêmio
Habitualmente criticado pela torcida do Grêmio desde sua chegada, no início de 2023, Reinaldo teve, possivelmente, sua melhor atuação pelo Tricolor Gaúcho diante do Fluminense.
VITÓRIA E GOLS IMPORTANTÍSSIMOS 🇪🇪⚽️ O homem da noite, além de balançar as redes, agradeceu muito o alento dos gremistas. Juntos seguiremos em busca da classificação!
🏆🏆🏆🇪🇪 #GRExFLU #Libertadores2024 #CadaJogoUmaCopa pic.twitter.com/9Rds0Jlz76
— Grêmio FBPA (@Gremio) August 14, 2024
No primeiro tempo, Reinaldo já mostrou que estava inspirado depois de receber lançamento na ponta esquerda e dominar já dando uma caneta em Samuel Xavier.
Na segunda etapa, o Grêmio perdia por 1 a 0 quando Soteldo, aos 25 minutos, cruzou no braço direito de Esquerdinha. Após o árbitro não ter dúvida em assinalar o pênalti, Reinaldo chamou a responsabilidade e, como de praxe, bateu muito bem, no ângulo direito de Fábio, que até acertou o canto, mas não teve chance de alcançar.
Empurrado pela torcida, o Grêmio buscou aproveitar o bom momento para conseguir a virada imediatamente. E ela veio apenas seis minutos depois do gol de empate. Em cobrança de falta pela direita, Reinaldo cruzou, mas a bola passou por todo mundo e morreu no canto esquerdo de Fábio.
Apesar da vitória, Grêmio sofreu ao longo do jogo
Os gols de Reinaldo reverteram o cenário em jogo que foi difícil para o Grêmio. Durante boa parte do primeiro tempo, e no início do segundo, o Fluminense teve mais posse de bola e controlou o jogo, mesmo como visitante.
Com a escalação de Alexsander pela esquerda, Mano escalou o Fluminense praticamente com cinco meio-campistas, que fizeram valer a superioridade numérica no centro do campo nos primeiros 20 minutos da partida, até Martinelli sofrer choque na cabeça e precisar ser substituído por Keno.
Aos 14 minutos do segundo tempo, o Fluminense abriu o placar após cruzamento perfeito de Ganso para Lima, na segunda trave.
Pouco depois do gol, Renato colocou Monsalve — que já havia sido pedido pela torcida do Grêmio antes do tento de Lima — e Gustavo Nunes nos lugares de Cristaldo e Pavón. As trocas, junto com o reposicionamento de Soteldo, que não fazia bom jogo, para o lado direito, melhoraram a equipe.