Libertadores

Braithwaite e Monsalve pedem passagem, mas só um deve ser titular do Grêmio

Atacante dinamarquês e meia colombiano foram os grandes destaques da vitória gremista sobre o Cuiabá, pelo Campeonato Brasileiro

Recém-chegados, Martin Braithwaite e Miguel Monsalve foram os grandes destaques da vitória do Grêmio sobre o Cuiabá, por 3 a 1, no último sábado (10), na Arena Pantanal, pelo Campeonato Brasileiro.

Em sua estreia pelo Grêmio, o centroavante dinamarquês participou dos quatro gols da partida. Embora tenha marcado um contra, ele balançou duas vezes as redes a favor do Tricolor Gaúcho, e o rebote de sua finalização gerou a abertura do placar, efetuada por Gustavo Nunes.

O primeiro gol de Braithwaite pelo Grêmio contou com linda jogada de Monsalve. O meia colombiano, que tinha balançado as redes em sua estreia, na vitória por 2 a 0 sobre o Athletico-PR, passou por três marcadores na ponta esquerda e tocou para o dinamarquês completar para as redes.

Após o triunfo em Cuiabá, Renato reconheceu que as atuações de Braithwaite e Monsalve lhe deixam um ‘problema bom' para escalar o time para o jogo de ida das oitavas de final da Libertadores, contra o Fluminense, nesta terça-feira (14), às 19h, no Couto Pereira, em Curitiba/PR.

— É uma dor de cabeça que eu gosto de ter. É melhor ter bastante opção do que não ter. Estamos disputando duas competições, a cada três dias nós temos uma partida importante de uma competição ou outra. É importante contar com todo mundo. […] Importante eu ter essas opções, importante, quando o jogador tem a oportunidade, ele mostrar por que está no grupo do Grêmio — comentou Renato.

Braithwaite pode ser titular com saída de Kannemann do time

Embora o treinador gremista tenha desconversado, é provável que ao menos Braithwaite seja titular diante do Fluminense. Até porque Diego Costa, que retornou recentemente de lesão muscular e ficou de fora da viagem para Cuiabá, apresenta desconforto.

A tendência é que Braithwaite entre no lugar de Kannemann, outro que apresenta fadiga muscular. Nesse caso, Renato abriria mão do esquema com três zagueiros, no qual o time titular vinha jogando nas últimas partidas, para retornar ao 4-2-3-1.

Para Renato, é Cristaldo ou Monsalve

No caso de Monsalve, a titularidade é mais difícil. Embora tenha elogiado novamente a atuação do meia colombiano, Renato frisou que suas características são semelhantes às de Cristaldo, dando a entender que jogará com um ou outro.

— Mais uma vez ele foi muito bem. Ele é um jogador inteligente, que gosta de cair para os lados, que pensa. Mais ou menos, ele tem as mesmas características do Franco [Cristaldo]. E é a mesma posição. É melhor ter essa dor de cabeça, essas opções, do que ter apenas uma opção. Até porque esses jogadores não vão conseguir jogar todos os jogos — afirmou Renato.

Exemplo desse pensamento do treinador do Grêmio aconteceu na eliminação para o Corinthians, nas oitavas de final da Copa do Brasil, na última quarta-feira (7). Como Cristaldo foi mantido até o final do empate por 0 a 0 porque era um dos batedores de pênalti, Monsalve sequer entrou no jogo. Após perguntar a um repórter o que ele faria, Renato ressaltou que o colombiano não poderia, por exemplo, atuar pelo lado, no lugar de Pavón.

Foto de Nícolas Wagner

Nícolas WagnerSetorista

Gaúcho, formado em jornalismo pela PUC-RS e especializado em análise de desempenho e mercado pelo Futebol Interativo. Antes da Trivela, passou pela Rádio Grenal e pela RDC TV. Também é coordenador de conteúdo da Rádio Índio Capilé.
Botão Voltar ao topo