Copa do Brasil

‘Posso rir da tua cara?’: Renato esbanja arrogância após eliminação do Grêmio

Treinador gremista debochou e menosprezou repórteres em entrevista coletiva depois de queda na Copa do Brasil

Depois de dois empates por 0 a 0, o Grêmio foi eliminado da Copa do Brasil, nos pênaltis, para o Corinthians, na noite de quarta-feira (7), no Estádio Couto Pereira, em Curitiba/PR.

Questionado logo no início da entrevista coletiva, pelo repórter Saimon Bianchinni, da Rádio Gaúcha, sobre sua responsabilidade na desclassificação tricolor, o técnico Renato Portaluppi foi deselegante.

Posso rir da tua cara? Já estou rindo  — debochou Renato.

Como sempre, Renato garantiu que faria tudo de novo

Na construção da pergunta feita, estavam tópicos como a má atuação do time no tempo normal no jogo no Couto Pereira e a manutenção de jogadores cansados em campo, como Cristaldo e Pavón, que depois desperdiçaram suas cobranças de pênalti.

— Em primeiro lugar, o time não esteve tão bem quanto nos outros jogos. Segundo lugar, o time estava descansado. O time não atuou no final de semana, quem atuou foi a outra equipe. Terceiro lugar, eu não poderia tirar alguns jogadores que, mesmo esgotados, são batedores de pênalti — justificou Renato.

— Aí você vai falar, ‘mas eles erraram'. O Zico errou um pênalti na Copa do Mundo. Eles treinam pênaltis todos os dias. […] São os melhores batedores, e eles erraram. Se você quer colocar na conta do treinador, pode colocar, não tem problema nenhum. Eu faria tudo igualzinho fiz hoje. Simplesmente isso — complementou.

‘Se formos discutir futebol, vou engolir vocês', disse Renato para os repórteres

Quando confrontado pelo repórter Cesar Fabris, da Rádio Imortal, sobre a garantia de que realmente repetiria suas ações, Renato foi além. Perguntou o que o jornalista faria em seu lugar, e esbanjou arrogância.

— Você faria o que no meu lugar? Colocaria o Monsalve no lugar do Pavón? Aí que entra quem entende de futebol e quem não entende. Você quer que eu coloque um meia aberto? Quem vai marcar o lateral adversário? Se formos discutir futebol aqui vou engolir vocês. Coloca fulano ali, a parte tática não existe daí? É muito fácil. Está vendo como pego vocês?

Melhor em campo em sua estreia pelo Grêmio, na vitória sobre o Athletico-PR, no último domingo (4), pelo Campeonato Brasileiro, Monsalve não foi utilizado diante do Corinthians.

Renato fez análise superficial dos confrontos com o Corinthians

Quanto à análise dos confrontos com o Corinthians em si, Renato foi superficial. Não levou em consideração, por exemplo, a vantagem numérica que o Grêmio teve em quase todo segundo tempo do jogo de ida, na Neo Química Arena, após a expulsão de Raniele.

— O mesmo time que jogou hoje foi muito superior em São Paulo, e merecia ter ganhado. Hoje não fomos tão bem. Fomos melhores que eles no primeiro tempo, eles foram melhores no segundo tempo. O Corinthians foi muito mais feliz nas cobranças de pênalti. Pronto — resumiu.

Foto de Nícolas Wagner

Nícolas WagnerSetorista

Gaúcho, formado em jornalismo pela PUC-RS e especializado em análise de desempenho e mercado pelo Futebol Interativo. Antes da Trivela, passou pela Rádio Grenal e pela RDC TV. Também é coordenador de conteúdo da Rádio Índio Capilé.
Botão Voltar ao topo