Edenílson volta a ser um dos vilões de um Grêmio x Corinthians, agora do outro lado
Assim como em 2013, pelo Timão, meio-campista errou sua cobrança em disputa de pênaltis pela Copa do Brasil
Por ironia do destino, 11 anos depois Edenílson voltou a ser um dos vilões de uma disputa de pênaltis entre Grêmio e Corinthians, pela Copa do Brasil. Agora, do outro lado.
Em 2013, a eliminação corintiana para o Tricolor Gaúcho, nas quartas de final, ficou eternizada pela cavadinha de Alexandre Pato na disputa de pênaltis, defendida por Dida. Mas, embora pouco lembrado, Edenílson também desperdiçou sua cobrança, assim como Danilo.
Na noite desta quarta-feira (7), pelo jogo de volta das oitavas de final, no Couto Pereira, em Curitiba/PR, Edenílson voltou a errar sua cobrança na disputa de pênaltis entre as equipes. Desta vez defendendo o Grêmio.
Depois de dois empates em 0 a 0 — tal qual, em 2013 — Edenílson foi o responsável pela segunda cobrança do Grêmio, após Reinaldo, seu companheiro, e Romero, do Corinthians, converterem. O camisa 15 pegou muito embaixo da bola e isolou, mandando por cima do gol.
Edenílson não foi o único gremista a errar sua cobrança. Posteriormente, Cristaldo parou em defesa de Hugo Souza, e Pavón isolou. Das quatro batidas, o Grêmio só acertou uma. Com 100% de aproveitamento em suas cobranças, o Corinthians venceu por 3 a 1.
FIM DE JOGO: #Grêmio (1)0x0(3) Corinthians
Depois de empatar sem gols e a decisão ir para os pênaltis, encerramos nossa participação na #CopaDoBrasil2024. Nosso próximo compromisso será sábado, em Cuiabá. #GRExCOR 🇪🇪 ⭐️⭐️⭐️⭐️⭐️— Grêmio FBPA (@Gremio) August 8, 2024
Edenílson também errou pênaltis decisivos por Internacional e Atlético-MG
Mas o retrospecto negativo de Edenílson em cobranças de pênalti decisivas não se resume a Grêmio e Corinthians.
Até então com 14 pênaltis convertidos em 14 cobrados pelo Internacional, Edenílson parou em defesa do goleiro Aguilar no segundo tempo do jogo de volta das oitavas de final da Libertadores de 2021, contra o Olímpia.
Um ano depois, Edenílson voltou a desperdiçar cobrança, desta vez na abertura da disputa de pênaltis contra o Melgar, pelas quartas de final da Copa Sul-Americana.
As falhas nesses momentos derradeiros desgastaram a relação de Edenílson com a torcida do Inter e inviabilizaram sua continuidade no clube.
Porém, no Atlético-MG, Edenílson manteve a sina. Ele acertou o travessão em sua cobrança na disputa de pênaltis justamente contra o Corinthians, pela Copa do Brasil de 2023.
Edenílson foi contratado pelo Grêmio em abril deste ano. Ao menos neste primeiro momento, o meio-campista repete o roteiro de infelicidade nos momentos decisivos que o acompanharam nos últimos clubes.
Como foi o jogo da volta entre Grêmio e Corinthians?
Assim como na Neo Química Arena, o jogo da volta entre Grêmio e Corinthians foi pobre tecnicamente no tempo normal. Em determinados momentos, até parecia que as equipes não faziam questão de avançar na Copa do Brasil, já que brigam na parte de baixo do Campeonato Brasileiro — o Tricolor Gaúcho ainda tem a Libertadores para disputar.
Nas poucas chances de gol das duas equipes, os goleiros brilharam. Marchesín fez duas grandes defesas pelo Grêmio, em cabeçada de Romero e chute de Cacá. Hugo Souza também fez bonitas intervenções em conclusões de Soteldo, no primeiro tempo.