Brasileirão Série A

Estreia alucinante de Braithwaite no Grêmio teve gols, protagonismo e vitória

Dinamarquês fez golaço, deu assistência e marcou até gol contra em triunfo gaúcho diante do Cuiabá

O dia dez de agosto de 2024 será histórico para o torcedor do Grêmio. Não só pela vitória diante do Cuiabá pelo placar de 3 a 1 pelo Campeonato Brasileiro, mas também pela excepcional estreia do dinamarquês Martin Braithwaite. 

O centroavante assumiu o protagonismo máximo do confronto disputado na Arena Pantanal, em Cuiabá, e fez absolutamente de tudo no confronto deste sábado. 

Além dos dois tentos marcados, Branthwaite participou do primeiro gol, e ainda marcou um contra, que empatou o duelo no começo do segundo tempo.

Na primeira etapa, o dinamarquês chutou forte após receber passe de Edenílson, obrigando Walter a espalmar. Na sobra, Gustavo Nunes abriu o caminho da vitória Tricolor.

No segundo tempo, o atacante teve seu momento infeliz da estreia. Após um cruzamento na área, a bola acabou acertando o dinamarquês e matando o goleiro Caíque. Era o empate do Cuiabá.

O gol contra não abalou o centroavante, que marcou dois gols em sequência, em demonstrações claras de oportunismo.

Além de ser um alento após a eliminação para o Corinthians na Copa do Brasil, a primeira apresentação de Braithwaite com a camisa do Grêmio é um indicativo de que o atacante chegou em forma para ser titular do ataque, e contribuir com o Imortal no restante da temporada.

Como foi a vitória do Grêmio sobre o Cuiabá

O primeiro tempo na Arena Pantanal foi bem equilibrada. Os dois times demonstraram vontade para marcar, e tentavam furar o bloqueio adversário por meio da troca de passes.

Braithwaite buscou o jogo a todo momento, e tentava se desvincilhar da marcação do Dourado. No entanto, a marcação do Cuiabá dificultava qualquer ação ofensiva do time gremista.

Na primeira boa oportunidade criada pelo time gaúcho, o Grêmio conseguiu marcar seu primeiro gol. Com participação do dinamarquês, o Imortal trocou passes e encontrou Edenílson na direita.

O meia rolou para Braithwaite, que mandou uma bomba, defendida por Walter em um primeiro momento. Todavia, a bola sobrou limpa para Gustavo Nunes, que não teve trabalho algum para abrir o marcador, e fechar o placar do primeiro tempo em 1 a 0.

Braithwaite dança, e Grêmio garante segunda vitória fora de casa

No segundo tempo, o Cuiabá aumentou um pouco a pressão para buscar o empate nos primeiros minutos. Logo aos sete, um escanteio pela esquerda ocasionou a igualdade no marcador.

Mal posicionado para tentar qualquer corte, lá estava Braithwaite, que desviou a bola contra o seu próprio gol, igualando o marcador na Arena Pantanal.

Apesar do gol contra, o dinamarquês seguiu buscando espaços, e tentando aproveitar as poucas oportunidades que tinha.

Em um jogo sem muito espaço, um drible, uma jogada ousada pode fazer toda a diferença. Foi assim que o Grêmio passou a frente do marcador com Braithwaite, que aproveitou linda jogada de Monsalve para empurrar a bola para o fundo do gol.

O segundo tento gremista abalou o time do Cuiabá, que partiu ao ataque e deixou espaços na defesa. Após uma construção pela direita, Dodi encontrou o dinamarquês na área;

Walter chegou a salvar no primeiro lance, mas o dinamarquês aproveitou bem o rebote para marcar seu segundo gol no jogo, e encerrar uma estreia praticamente perfeita, e que dará dor de cabeça ao técnico Renato Gaúcho.

Portaluppi agora tem duas opções de peso ao ataque, e ao longo dos dias terá de definir entre Braithwaite e Diego Costa como seu principal comandante ofensivo.

Foto de Lucas de Souza

Lucas de SouzaRedator

Lucas de Souza é jornalista formado pela Universidade São Judas em São Paulo. Possui especialização em Marketing Digital pela Digital House, e passagens pelos sites Futebol na Veia e Futebol Interior.
Botão Voltar ao topo