Libertadores

Quase um ano depois, Botafogo volta a enfrentar a LDU e muita coisa mudou desde então

Em 2023, Botafogo e LDU se enfrentaram duas vezes pela Copa Sul-Americana; novo confronto está marcado para esta quinta

Quase um ano depois dos confrontos pela Copa Sul-Americana de 2023, o Botafogo volta a enfrentar a LDU, nesta quinta-feira (11), às 19h (horário de Brasília), no Estádio Casa Blanca (veja onde assistir). Dessa vez, no entanto, a partida é válida pela segunda rodada da fase de grupos da Copa Libertadores. Mas, apesar do pouco tempo, muita coisa mudou no Botafogo desde os duelos com o time equatoriano na última temporada.

Em 2023, Botafogo e LDU se enfrentaram duas vezes pela fase de grupos da Copa Sul-Americana. As duas partidas, no Rio de Janeiro e em Quito, terminaram empatadas por 0 a 0. O time equatoriano acabou avançando na primeira colocação do grupo e foi campeão da competição. Já o Botafogo, segundo da chave, teve que passar pelos playoffs e, deixando a Sul-Americana em segundo plano, acabou eliminado nas quartas de final para o modesto Defensa y Justicia, da Argentina.

O primeiro destes dois jogos aconteceu no dia 4 de maio, no Nilton Santos. Do time titular daquela partida, apenas cinco jogadores seguem no elenco: Marçal, Danilo Barbosa, Tchê Tchê, Eduardo e Tiquinho Soares. Lucas Perri, Di Plácido, Adryelson, Cuesta, Gustavo Sauer e Victor Sá já deixando o clube. Sauer ainda no meio de 2023, enquanto os outros saíram entre o fim de 2023 e o começo de 2024.

No jogo de Quito, em junho, o time teve algumas mudanças, com Rafael, Hugo, Marlon Freitas e Janderson entrando no time. Coincidentemente, os quatro ainda seguem no elenco do Botafogo na atual temporada.

Do time que enfrentou a LDU há quase um ano, seis jogadores já deixaram o Botafogo (Foto: Vitor Silva/Botafogo)

Botafogo era líder do Campeonato Brasileiro

Quando o Botafogo enfrentou a LDU no começo de maio de 2023, o clube havia acabado de assumir a liderança do Campeonato Brasileiro. Pouco dias antes, com a vitória sobre o Flamengo, pela terceira rodada, o Glorioso subiu para a primeira colocação do Brasileirão, com nove pontos em três jogos.

Em junho, quando enfrentou novamente a LDU pela Sul-Americana, o Botafogo seguiu na liderança do Campeonato Brasileiro. Naquela ocasião, o Glorioso tinha 21 pontos em nove partidas. Eram dois pontos a mais que o então vice-líder Palmeiras, que acabou conquistando o Brasileiro depois de uma queda brusca de produção do Botafogo no segundo turno da competição.

Clube vai para o seu terceiro técnico diferente

Nos dois confrontos com a LDU em 2023, o Botafogo ainda era comandado por Luís Castro, que deixou o clube no final de junho após receber uma proposta milionária do Al Nassr, da Arábia Saudita. Desde então, muitos outros nomes passaram pelo cargo. Inclusive, nesta quinta-feira, um novo treinador estreia pelo Glorioso: o também português Artur Jorge.

Antes de Artur Jorge, passaram pelo Botafogo, neste período, o português Bruno Lage e Tiago Nunes, que terminou a última temporada no clube, mas foi demitido em fevereiro. Além deles, o Botafogo também foi comando de forma interina por Cláudio Caçapa (4 jogos), Lúcio Flávio (8 jogos) e Fábio Matias (10 jogos).

Botafogo passou por reformulação no elenco

Depois do fracasso no último Campeonato Brasileiro, o Botafogo passou por uma grande reformulação no elenco para a atual temporada. Foram 12 contratações de olho em 2024 e outras 12 saídas do elenco que terminou 2023 no clube.

Em comparação ao time titular que enfrentou a LDU no começo de maio, apenas Tiquinho Soares deve começar jogando nesta quinta-feira, em Quito. Do segundo jogo, Hugo e Marlon Freitas são os que devem ser titulares nesta noite. O meia Eduardo provavelmente seria mais um remanescente que segue como titular, mas se lesionou e não foi relacionado para a partida.

Botafogo tenta primeiros pontos na Copa Libertadores

Com a derrota para o Junior Barranquilla, da Colômbia, na estreia da fase de grupos, o Botafogo tenta, contra a LDU, nesta quinta-feira (11), conquistar os seus primeiros pontos na competição. O clube ocupa a lanterna do Grupo D. Junior Barranquilla e Universitário-PER dividem a liderança, com 4 pontos, mas os colombianos levam vantagem no saldo. Assim como o Botafogo, a LDU também não pontuou na primeira rodada.

Foto de Gabriel Rodrigues

Gabriel Rodrigues

Gabriel Rodrigues é jornalista formado pela UFF e soma passagens como repórter e editor de Lance!, Esporte News Mundo e Jogada10.
Botão Voltar ao topo