
A Liga dos Campeões da Concacaf, mais conhecida pelo seu nome inglês, Concacaf Champions League, é a mais prestigiada competição interclubes das regiões da América Central e do Norte. Sua importância histórica é inegável, sendo o mais antigo campeonato oficial da Confederação de Futebol da América do Norte, Central e Caribe (Concacaf).
Extraoficialmente, foi disputado, em 1961, o Campeonato Centro Americano e Caribenho, que não contou com a participação de clubes dos países da América do Norte. O título dessa competição foi conquistado pela Alajuelense, após derrotar, em partidas eliminatórias, Olímpia (HON), Águila (SLV) e Jong Holland (ANT).
A criação da Copa dos Campeões veio em 1962, apenas um ano após a fundação da Concacaf, sendo a primeira competição oficial reconhecida pela entidade. Só o fato de resistir por tanto tempo, em uma região marcada pela constante criação e extinção de torneios, mostra a importância que adquiriu. Isso, claro, não significa que o torneio não passou por grandes dificuldades, mudanças de formato, tamanho e abrangência, desistências, períodos de inatividade e uma rica história que explica, também, boa parte do crescimento e organização administrativa da própria Concacaf.
A grande atratividade do torneio atualmente é a possibilidade de ver frente a frente clubes da Major League Soccer (MLS) e da Liga MX, as duas principais ligas da entidade e que vêm monopolizando as disputas nos últimos anos.
Esse período de domínio, contudo, é recente. Em 47 edições, 27 clubes de nove nações diferentes já sentiram o gosto de levantar o caneco da CCL, como a competição é conhecida hoje. Em uma época em que os campeonatos nacionais recebiam maior atenção por parte dos mexicanos e os times norte-americanos nem mesmo contavam com uma liga duradoura e organizada, clubes caribenhos e centro-americanos estabeleceram reinados na região. A grande valorização da competição teve início com a criação do Mundial de Clubes da FIFA, sendo a CCL a grande chance dos times da região enfrentarem clubes europeus e sul-americanos. Dessa forma, cresceu também o interesse de aztecas e norte-americanos pela competição.
A última grande mudança veio em 2008, com a modernização do nome, formato e período de disputa, com clara inspiração na Champions League europeia. Para fins históricos, entretanto, não desconsideraremos a antiga Copa dos Campeões da Concacaf como parte da história da competição. Confira abaixo um pouco da história da mais importante competição interclubes da Concacaf.