Premier League

As (muitas e efusivas) reclamações de Arteta sobre arbitragem passaram ilesas em julgamento

Mikel Arteta escapou de uma punição após julgamento referente às duras críticas do técnico do Arsenal à arbitragem da Premier League

As (muitas e efusivas) reclamações de Mikel Arteta sobre a arbitragem passaram ilesas em julgamento da Football Association (FA) – Federação Inglesa de Futebol. O técnico do Arsenal escapou de uma punição após detonar as decisões do árbitro na derrota polêmica para o Newcastle por 1 x 0, no dia 4 de novembro, fora de casa, pela 11ª rodada da Premier League.

O gol marcado por Anthony Gordon dividiu opiniões por supostas três irregularidades: saída de bola, possível falta em Gabriel Magalhães e provável impedimento. Vale lembrar que o VAR analisou toda a jogada e decidiu não interferir na decisão do árbitro de campo, Stuart Attwell, que validou o tento dos Magpies. Irritado, o técnico dos Gunners detonou a arbitragem, descrevendo-a como “vergonhosa e uma desgraça”.

O espanhol foi acusado de violar a regra E3.1, que diz respeito sobre colocar o jogo em descrédito, cuja pena previa até mesmo banimento. Contudo, Arteta foi inocentado de qualquer irregularidade. Sanções não foram definidas caso o treinador do Arsenal fosse considerado culpado, porém, o mais provável é que ele precisasse pagar uma multa ou ficasse suspenso de alguns jogos.

As informações são do jornal britânico The Guardian. Uma comissão regulatória independente negou as acusações ao considerá-las “não comprovadas”. Nas justificativas escritas, o painel apontou para as diferentes conotações da palavra “desgraça” em espanhol e em inglês, o que foi fundamental para inocentar o comandante dos Gunners:

“A palavra ‘disgrace’ (desgraça em inglês)… tem grafia e pronúncia muito semelhantes à ‘desgracia’ (desgraça em espanhol)… a palavra espanhola tem conotações de infortúnio, tragédia ou má sorte, em vez das conotações do equivalente inglês que sugerem desprezo, desonra ou desrespeito. Embora o significado em inglês possa levar a interpretações de abuso ou insulto, esse não era o significado pretendido”.

Relembre a polêmica envolvendo as declarações de Arteta sobre a arbitragem

A derrota para o Newcastle deu fim a uma sequência invicta de 10 partidas do Arsenal na Premier League 2023/24. Isso, aliado ao polêmico gol marcado pelo rival, deixou Mikel Arteta completamente transtornado na coletiva pós-jogo. O espanhol chegou a dizer que se sentiu “enojado” com a decisão da arbitragem, dando sua opinião sincera sobre o lance:

“Como diabos esse gol foi validado? Incrível. Eu me sinto envergonhado. É isso que é: uma desgraça. Há tanta coisa em jogo, dedicamos tantas horas para competir no mais alto nível e vocês não imaginam a quantidade de mensagens que recebemos dizendo que isso não pode continuar. É constrangedor”.

Os comentários do técnico foram embasados pelos próprios Gunners, que divulgaram uma nota oficial à época dizendo que “apoiavam as falas de Arteta após novos erros inaceitáveis do árbitro e do VAR” no jogo contra os Magpies. Desde então, o espanhol já deixou claro inúmeras vezes que falará abertamente sobre o que considera uma má arbitragem.

As razões escritas pelo comitê que julgou o caso afirmou que o estado emocional de Mikel Arteta foi afetado quando “certos jogadores do Arsenal lhe disseram que Willock (ex-atleta dos Gunners) expressou sua opinião de que a bola saiu de jogo antes dele cruzar para a área”.

Martin Cassidy, chefe-executivo da Ref Support UK – uma instituição de caridade que representa os árbitros do Reino Unido -, criticou Willock por não avisar o árbitro Stuart Attwell que acreditava que a bola tinha saído pela linha de fundo. Ele também expressou sua decepção com o veredito que inocentou o técnico espanhol e apelou para que a FA recorra da decisão da comissão sobre Arteta.

Foto de Matheus Cristianini

Matheus Cristianini

Formado em Comunicação Social - Jornalismo pela Unesp, é apaixonado por esportes, acima de tudo o futebol. Por mais redundante que seja, ama escrever sobre o que é apaixonado, ficando de olho em tudo o que acontece dentro e fora de campo. Após passar por Antenados no Futebol, Bolavip Brasil, Minha Torcida e Esportelândia, se juntou à equipe da Trivela com muita vontade de continuar crescendo.
Botão Voltar ao topo