Arteta diz que não irá se calar com possível punição da FA por reclamações
Técnico do Arsenal foi muito veemente ao reclamar do gol do Newcastle e está sendo investigado, mas Arteta não irá tirar o pé das críticas
O técnico do Arsenal, Mikel Arteta, diz que não irá amenizar as críticas e se calar depois de ser colocado sob investigação pela Football Association. O treinador corre o risco de ser punido pelas suas falas, mas diz que ele não pode mudar quem é. O time volta a campo neste sábado após a data Fifa e está muito próximo do líder na disputa da Premier League.
O treinador foi perguntado sobre o fato de ser denunciado pela FA. Ele reclamou vorazmente após o jogo contra o Newcastle, quando um gol polêmico foi validado. O treinador fez críticas duras à arbitragem ao dizer que “era uma vergonha que esse gol seja permitido”. Mais de uma semana depois do jogo, a Premier League se explicou com o chefe de arbitragem, Howard Webb, explicando que o gol, embora controverso, foi legal.
“Foi pedido a nós que fizéssemos as nossas observações e para explicar você mesmo você tem que fazer isso da forma certa. Nós temos os mecanismos e processos no lugar para fazer isso então veremos o que acontece”.
O técnico ainda será julgado na FA, a partir da sua resposta, mas o prazo é de 10 dias úteis para que haja uma resposta. Neste fim de semana, o Arsenal volta a campo pelo Brentford e Arteta deixou claro: não vai diminuir o tom só por causa da possível punição da FA.
“Eu irei falar. Eu acho que você tem que ser você mesmo e como um líder, você tem que ser autêntico. Você não pode ser alguém que você não é e esse sou eu, aqui, quando estou no campo, quando estou aqui”, disse o treinador do Arsenal.
“Tenho que pensar que nós temos que conversar para fazer as coisas ficarem melhores, é por isso que temos reuniões e eu falo. E eu falo de uma forma muito direta dois dias antes daquela reunião, realmente direta sobre certas opiniões que tenho”.
“Eu faço o mesmo aqui, eu faço aqui e faço ali. E quando eu falo sobre eu mesmo e sou crítico comigo mesmo, sou o primeiro a fazer isso. Quando eu tenho que ser positivo, eu tenho que ser. É isso que as pessoas esperam. No final, temos um papel, temos muita responsabilidade e temos que defender nossas ações e a maneira como somos”.
Técnicos e arbitragem se reúnem para discutir melhorias
As reuniões dos técnicos com a PGMOL, a associação dos árbitros da Inglaterra, são frequentes. Aconteceu de novo depois desses incidentes e Arteta afirmou que isso tem sido importante. “Acho que é bom que estamos nos comunicando. Queremos melhorar o jogo. Todos nós, técnicos, árbitros, dirigentes, donos, diretores esportivos, imprensa”, disse o técnico.
“Todos nós queremos um jogo melhor, mas para termos um jogo melhor temos que ter liberdade de expressão. Respeitosamente, de uma maneira construtiva, mas temos que promover isso. Se não, as coisas não melhoram, então é bom que eles estejam falando para a imprensa e explicando a situação. Eu acho que isso traz claridade”.
O Arsenal enfrenta o Brentford em Bramall Lane, casa do adversário, neste sábado, às 14h30 (horário de Brasília). O Arsenal é o terceiro colocado na Premier League, com 27 pontos, mesma pontuação do Liverpool e um ponto atrás do Manchester City.