Premier League

Na mão ou no pé? Dono do Manchester United revela qual rival prefere ver campeão inglês

'Eu odeio todos eles': foi o que disse Sir Jim Ratcliffe, dono do futebol do Manchester United, sobre o trio que luta pelo título da Premier League

Faltando 10 rodadas para finalizar a Premier League 2023/24, apenas um ponto separa o trio Arsenal (líder), Liverpool e Manchester City. Assistindo essa disputa de (muito) longe, o Manchester United, atualmente no sexto lugar, luta no máximo por uma vaga na próxima Champions League. Claramente, não é esse time que Sir Jim Ratcliffe, novo dono do futebol dos Red Devils desde compra de 25% em dezembro do ano passado, quer para o futuro, mas ele decidiu entrar na discussão de quem terminará o ano com o título inglês nesta temporada.

Em entrevista ao podcast do ciclista galês Geraint Thomas, Ratcliffe foi questionado sobre quem ele prefere que seja campeão e deu uma resposta que deve ter agradado à torcida do United. O bilionário brincou ao dizer que odeia os três times que estão na disputa do título e os descreveu como “inimigos”, sem poder escolher um vencedor da atual Premier League. No entanto, ele mostrou uma admiração ao Arsenal pela paciência com o técnico Mikel Arteta, no cargo desde 2019 e ainda sem títulos pesados no currículo.

– Eu odeio todos eles. Tem Liverpool, Man City e Arsenal, não é? Eles são todos inimigos, eu não poderia escolher um. Seria bom para [Mikel] Arteta. Ele se saiu muito bem lá e o Arsenal tem sido paciente com ele.

Com certeza, Jim espera que nas próximas temporadas o gigante do Old Trafford esteja entre os concorrentes ao título. Ainda conversando no podcast, ele trouxe um plano de recrutamento que pode mudar a realidade do Manchester United. Segundo CEO da INEOS, uma das soluções para o clube é não investir os caminhões de dinheiro em atletas badalados que marcaram os últimos anos da gestão Glazer. Um exemplo recente é o brasileiro Antony, contratado por mais de 80 milhões de euros, e não entregando na mesma medida dentro de campo.

Ratcliffe detalhou que o objetivo é buscar jogadores que possam evoluir e se tornarem grandes. Utilizou como exemplo encontrar o próximo Kylian Mbappé ao invés de buscar o craque consolidado, coisa que qualquer um pode fazer.

– A solução não é gastar muito dinheiro com alguns grandes jogadores. Eles [Glazer] fizeram isso, se você olhar para os últimos dez anos, gastaram muito dinheiro. Prefiro encontrar o próximo [Kylian] Mbappé do que gastar uma fortuna para comprar o sucesso. Não é tão inteligente contratar Mbappé, qualquer um poderia descobrir isso.

A estruturação de Ratcliffe no Manchester United

Ratcliffe e a gestão da INEOS, já com experiência no futebol (também é dona do Lille, Lausanne-Sport, da Suíça, e do Racing Club Abidjan, da Costa do Marfim), adotaram uma reformulação na estrutura do clube. Para isso, contratou profissionais pesados para gerir o United. O novo CEO é Omar Berrada, ex-chefe de operações do rival Manchester City, enquanto o diretor esportivo será Dan Ashworth, ex-Newcastle, Brighton e outros, responsável por várias contratações de sucesso nos últimos anos. Fora ter sido veiculado na imprensa inglesa um possível corte de 300 funcionários.

Tudo isso levanta dúvidas se o técnico holandês Erik Ten Hag permanecerá no cargo. Após uma boa temporada de estreia com o título da Copa da Liga Inglesa e vaga na Champions, o time caiu radicalmente de desempenho, em níveis coletivos e individuais, em 23/24. Com isso, terminou eliminado de todas as competições, com exceção da Copa da Inglaterra, onde enfrentam o Coventry na semifinal. Caso o Manchester United avançar, pode enfrentar, pelo segundo ano seguido, o rival City ou o Chelsea, que estão do outro lado da chave.

Nem ao menos o título pode garantir o cargo de Ten Hag, que tem contrato até o meio de 2025 e a gestão teria que arcar com a multa caso queira mudar o comandante para próxima temporada.

Tabela da Premier League

Premier League
# Seleção J V E D +/- Pontos
1 Liverpool

Liverpool

7 6 0 1 11 18
2 Man City

Man City

7 5 2 0 9 17
3 Arsenal

Arsenal

7 5 2 0 9 17
4 Chelsea

Chelsea

7 4 2 1 8 14
5 Aston Villa

Aston Villa

7 4 2 1 3 14
6 Brighton

Brighton

7 3 3 1 3 12
7 Newcastle

Newcastle

7 3 3 1 1 12
8 Fulham

Fulham

7 3 2 2 2 11
9 Tottenham

Tottenham

7 3 1 3 6 10
10 Nottm Forest

Nottm Forest

7 2 4 1 1 10
11 Brentford

Brentford

7 3 1 3 0 10
12 West Ham

West Ham

7 2 2 3 -1 8
13 Bournemouth

Bournemouth

7 2 2 3 -2 8
14 Man Utd

Man Utd

7 2 2 3 -3 8
15 Leicester

Leicester

7 1 3 3 -3 6
16 Everton

Everton

7 1 2 4 -8 5
17 Ipswich

Ipswich

7 0 4 3 -8 4
18 Crystal Palace

Crystal Palace

7 0 3 4 -5 3
19 Southampton

Southampton

7 0 1 6 -11 1
20 Wolverhampton

Wolverhampton

7 0 1 6 -12 1
Foto de Carlos Vinicius Amorim

Carlos Vinicius AmorimRedator

Nascido e criado em São Paulo, é jornalista pela Universidade Paulista (UNIP). Já passou por Yahoo!, Premier League Brasil e The Clutch, além de assessorias de imprensa. Escreve sobre futebol nacional e internacional na Trivela desde 2023.
Botão Voltar ao topo