O Forest monta uma dupla de futuro, com Andrey Santos ao lado de Danilo
Andrey Santos, nova cara do Fortest, ficou sem espaço no Chelsea depois das contratações recentes, mas permanecerá na Premier League para se desenvolver
O Chelsea realizou investimentos suntuosos em meio-campistas nas últimas semanas. As chegadas de Moisés Caicedo, do Brighton, e Romeo Lavia, do Southampton, aumentam a pegada dos Blues na cabeça de área. No entanto, o excesso de jogadores no setor fatalmente acabaria provocando mais saídas. E quem respirará novos ares, pelo menos durante os próximos meses, é o brasileiro Andrey Santos. O ex-vascaíno rendeu bem na pré-temporada e até se esperava que ganhasse chances com Mauricio Pochettino, mas o planejamento de mercado dos Blues foi outro. Assim, o jovem terá a chance de mostrar serviço no Nottingham Forest. Os alvirrubros passarão a contar com uma dupla que, inclusive, pode interessar bastante ao futuro da Seleção.
Andrey Santos chega ao Nottingham Forest com contrato de uma temporada, sem opção de compra. O meio-campista possui um vínculo longo com o Chelsea, assinado até 2030. O mais interessante será a maneira como o garoto de 19 anos poderá evoluir na Premier League, enfim com seu visto de trabalho para se provar na liga. Seu novo time aparece num patamar abaixo na tabela, mas conseguiu ter um desempenho satisfatório em momentos da última temporada. E mais importante será a aclimatação ao lado de outros brasileiros. Danilo é mais um que atua no meio-campo, até com mais espaço para atacar, e caiu nas graças da torcida pelo destaque na reta final da campanha passada. O zagueiro Felipe é outro que permanece no City Ground.
A contratação de um volante era colocada como prioridade pelo Nottingham Forest na atual janela de transferências. Os alvirrubros miraram outros nomes mais badalados. Chegaram a sondar o PSV pelo ótimo Ibrahim Sangaré, enquanto Wilfried Ndidi também estava na pauta após o rebaixamento do Leicester. Andrey Santos se transforma numa opção com menos experiência, mas mais acessível dentro das condições de mercado. Talvez sua chegada peça um pouco de paciência na adaptação, embora o garoto compense com talento.
A parceria entre Danilo e Andrey Santos
O grande interesse sobre o Nottingham Forest se concentrará sobre a possível dupla de volantes que Andrey Santos e Danilo poderão formar. O técnico Steve Cooper iniciou a temporada num 3-4-3. Orel Mangala e Ryan Yates começaram a partida contra o Arsenal, enquanto Danilo atuou mais adiantado. Contra o Sheffield United, os volantes foram Mangala e Danilo. Mangala é um bom jogador, experimentado sobretudo na Bundesliga, e Yates faz parte da ascensão dos alvirrubros desde a segundona. O elenco ainda inclui jogadores experimentados como Cheikhou Kouyaté, Remo Freuler e Jonjo Shelvey. Contudo, em potencial, Andrey e Danilo são os dois com maior margem de crescimento dentro do City Ground.
São dois jogadores vistos inclusive como potenciais concorrentes por uma vaga na Seleção. Pelo Nottingham Forest, os dois garotos podem se apresentar como peças complementares. Andrey Santos é um cabeça de área que sabe também marcar gols, enquanto Danilo tem se dado bem diante da liberdade para avançar e atacar. O entrosamento e a convivência podem auxiliá-los inclusive a crescerem juntos dentro da Premier League. De certa maneira, se assemelha à situação do Newcastle, onde o entendimento de Bruno Guimarães e Joelinton ajudou demais ambos nos últimos meses. Certamente o Forest será um time para se observar com um pouco mais de atenção na sequência do campeonato.
As provas de talento de Andrey Santos vieram especialmente com o Vasco, como protagonista no acesso do clube durante o último ano. Também influencia a ótima forma com a seleção brasileira sub-20. O meio-campista arrebentou no Sul-Americano Sub-20 no início do ano e também teve bons momentos no Mundial Sub-20 mais recentemente. Além disso, o Forest se apega àquilo que Andrey apresentou durante a pré-temporada com o Chelsea. O brasileiro teve uma sequência como titular nos amistosos contra Wrexham, Brighton e Fulham, enquanto saiu do banco diante do Newcastle. Pelos bons serviços prestados, era de se imaginar que Pochettino o levasse em conta. Neste início da Premier League, porém, não saiu da reserva contra o Liverpool.
Mercado mais contido do Forest
Andrey Santos é o sexto reforço do Nottingham Forest na atual temporada. Os alvirrubros adotam uma postura mais comedida e sem tantos gastos, em comparação com o que fizeram em 2022/23. Gonzalo Montiel também chegou esta semana por empréstimo, enquanto Ola Aina veio ao final de seu contrato com o Torino. O clube contratou em definitivo o ponta Anthony Elanga e o goleiro Matt Turner, além de assegurar a permanência de Chris Wood após empréstimo. Enquanto isso, 18 atletas deixaram o City Ground entre vendas e empréstimos. A lista daqueles que se despediram inclui Jesse Lingard e Keylor Navas. Renan Lodi não teve seu empréstimo renovado e saiu para o Olympique de Marseille, enquanto Gustavo Scarpa foi cedido ao Olympiacos.
O Chelsea, por sua vez, emprestou muitos dos jovens jogadores contratados nos últimos meses. A gestão de Todd Boehly não muda muito a política dos tempos de Roman Abramovich, ao contratar promessas e esperar que elas se desenvolvam em outros cantos. Um exemplo é o ponta Ângelo, levado do Santos e emprestado ao Strasbourg, de mesmos donos. O atacante David Datro Fofana vem se destacando no Union Berlim. Nesta semana, Lewis Hall saiu por empréstimo ao Newcastle e o goleiro Gabriel Slonina tenta ganhar sequência no Eupen, do Campeonato Belga.
You have one new message from @04Andrey 🤳 pic.twitter.com/80WyFpazvW
— Nottingham Forest (@NFFC) August 25, 2023