Ainda tímido no mercado, Nottingham Forest leva revelação do Manchester United
Anthony Elanga chegou a ser titular com Ralf Rangnick, mas perdeu espaço na última temporada com Ten Hag e após a chegada de Antony
A temporada 2021/22 do Manchester United foi uma grande bagunça. Ole Gunnar Solskjaer foi substituído por Ralf Rangnick, que deveria terminá-la como interino antes de assumir um papel de consultor, mas foi tão mal que acabou deixando o clube de vez para treinar a seleção austríaca. Sexto lugar na Premier League, oitavas de final na Champions League e nada de relevante nas copas inglesas. Uma das únicas boas notícias foi o crescimento do garoto Anthony Elanga, aproveitando chances como titular na reta final. No entanto, sem espaço com Erik ten Hag, o sueco foi negociado em definitivo nesta terça-feira com o Nottingham Forest.
Um veloz ponta de 21 anos que está jogando regularmente pela seleção sueca desde que estreou em março de 2022, Elanga também havia atraído o interesse do Everton. Preferiu o Nottingham Forest, que, aos trancos e barrancos e muitos reforços, sobreviveu ao seu retorno à Premier League na última temporada e está, por enquanto, adotando uma postura mais tímida no mercado. Elanga foi apenas o segundo reforço após o lateral Ola Aina, que estava no Torino. O atacante Chris Wood foi comprado de vez após passar os últimos seis meses emprestado pelo Newcastle.
Nottingham Forest muda de estratégia (por enquanto)
Financiado pelo empresário grego Evangelos Marinakis, também dono do Olympiacos, o bicampeão europeu retornou à Premier League pela primeira vez desde 1998/99 e fez barulho no mercado de transferências. Gastou aproximadamente € 200 milhões em quase 30 reforços. Entre eles, a dupla do Palmeiras, Danilo e Gustavo Scarpa, e outros brasileiros como o zagueiro Felipe e o lateral esquerdo Renan Lodi – que retornou ao Atlético de Madrid e foi repassado ao Olympique de Marseille. Entre os nomes mais famosos estava o do goleiro Keylor Navas, emprestado pelo PSG, e o meia inglês Jesse Lingard, dispensado ao fim do seu contrato.
Previsivelmente, o Forest precisou de um minuto ou dois para encontrar o seu melhor time após adquirir três dezenas de jogadores. Brigou contra o rebaixamento o Campeonato Inglês inteiro e conseguiu se salvar com uma pequena arrancada nas últimas seis rodadas, com três vitórias, dois empates e uma derrota. Um garimpo tão abrangente não é uma estratégia sustentável mesmo, e agora o Forest parece estar buscando reforços mais pontuais – pelo menos por enquanto.
VEJA MAIS: Inter Miami de Messi comprou uma vaga de estrangeiros: o que isso significa?
Elanga é uma boa pedida e por um preço atraente, cerca de £ 15 milhões. É jovem, mas tem 55 partidas pelo time principal de um clube do tamanho do Manchester United, com experiência em competições europeias, e mostrou nível suficiente para a Premier League quando teve sequência com Ralf Rangnick. Ele também tem 12 partidas pela seleção sueca, com três gols.
– É um prazer está aqui. É um momento de orgulho, não apenas para mim, mas para minha família também. É o próximo passo perfeito para a minha carreira. É um grande passo e estou ansioso para jogar diante dos torcedores do Forest no City Ground. Eu tive interesse de outros lugares, mas, para mim, o Nottingham Forest parece o lugar perfeito. Eu estive aqui com o United e, assim que saí para o aquecimento, consegui ouvi-los do vestiário. É um lugar especial, mas jogar aqui pelo Forest, sinto que será ainda mais especial – disse o garoto.
Encostado no Manchester United
Elanga chegou ao United aos 12 anos e passou por todo o processo de formação. Em 2020, chamou a atenção ao ser eleito o melhor jogador jovem do clube e ganhou sua primeira oportunidade entre os adultos no ano seguinte, nas últimas rodadas da edição 2020/21 da Premier League. Ele se transformou em uma peça de rotação do elenco na segunda metade da campanha seguinte e terminou a temporada entre os titulares, jogando mais pelo lado direito.
Mas Rangnick foi embora, Ten Hag chegou e contratou Antony para aquela posição. Ele não encontrou espaço nas outras. Alejandro Garnacho, também uma jovem revelação, passou à sua frente na hierarquia e ele acabou fazendo apenas cinco jogos como titular na Premier League, sete por todas as competições, e teve poucos minutos em campo. Concluiu, com razão, que era melhor sair para continuar se desenvolvendo.
– Estrear, jogar mais de 50 vezes no time principal, marcar na Champions League e ser campeão por este clube incrível – escreveu Elanga no Instagram. – Se vocês me dissessem que tudo isso aconteceria quando cheguei à Inglaterra com 11 anos, eu teria ficado empolgado. Assim que assisti a um jogo na (arquibancada) Stretford End como um garoto, soube que os torcedores do United são especiais. É o momento certo agora para o próximo passo perfeito da minha carreira. Sou alguém que vive para o futebol e preciso estar em campo todas as semanas fazendo o que eu amo.
Ver essa foto no Instagram