Sem espaço no City, Kalvin Phillips entra na mira de gigantes espanhóis e clubes da Premier League
Barcelona, Atlético de Madrid, Juventus, Newcastle, Crystal Palace e West Ham estariam interessados em Kalvin Phillips, encostado no Manchester City
A grande maioria dos jogadores de futebol da atualidade adorariam vestir a camisa do Manchester City. Além de trabalhar com Pep Guardiola, fazer parte da equipe campeã da Premier League, da Copa da Inglaterra e da Champions League na temporada passada e vencedora da Supercopa da Europa e do Mundial de Clubes nesta é praticamente uma garantia de títulos. Existe uma pessoa, no entanto, que participou de todas essas conquistas e deseja deixar os Citizens: o volante Kalvin Phillips.
Contratado em julho de 2022 por aproximadamente €48 milhões após se destacar pelo Leeds United, onde foi revelado e fundamental no título da Championship 2019/20, Phillips não conseguiu se firmar no City e está cada vez mais fora dos planos de Guardiola. Nesta temporada, o jogador de 28 anos participou de apenas dez jogos, sendo titular em duas ocasiões. O inglês soma menos de 90 minutos pela Premier League e não entra em campo desde a vitória por 3 a 0 sobre o Urawa Reds em dezembro, pela semifinal do Mundial de Clubes.
Ahead of England's final group stage game against Wales, watch Kalvin's Spotlight! 💪 pic.twitter.com/Aracpi2ATI
— Manchester City (@ManCity) November 29, 2022
De acordo com a mídia internacional, o volante deseja ir para uma equipe onde jogará regularmente para não sair do radar do técnico Gareth Southgate e ter mais chances de ser convocado para a Eurocopa deste ano. Pela seleção inglesa, ele disputou 31 jogos, marcou um gol e deu duas assistências de setembro de 2021 até aqui. Titular absoluto na campanha vice-campeã da Euro realizada em 2021, saiu do banco em duas ocasiões na Copa do Mundo de 2022.
Como Kalvin Phillips está fora dos planos de Pep Guardiola neste momento, o Manchester City não vê problemas em emprestar o meio-campista até o fim da temporada por aproximadamente €8 milhões. Apesar dos jornais europeus afirmarem que existem vários interessados, o alto valor para ter o jogador por menos de seis meses dificulta bastante as possibilidades de negócio. Mesmo assim, os clubes de olho no inglês estão confiantes que a quantia exigida pelos Citizens ficará mais baixa conforme o fim da janela de transferências de janeiro se aproximar.
Os muitos interessados em Kalvin Phillips
De acordo com o The Guardian, seis clubes estão atrás de Kalvin Phillips. Dentre eles, os de maior relevância no cenário mundial são Barcelona, Atlético de Madrid e Juventus. As duas equipes espanholas seriam opções mais atrativas para o atleta, já que estão disputando a Champions League.
Já segundo a mídia espanhola, o Barcelona seria quem mais deseja contar com Kalvin Phillips para o restante da temporada. O Diário AS noticiou nesta quinta-feira (18) que Deco, diretor esportivo do clube blaugrana, está atrás de reforços para o meio-campo e escolheu o camisa 4 do Manchester City como a contratação ideal para o lugar de Oriol Romeu, que não atendeu as expectativas depois de ser contratado em julho de 2023.
O Barça, no entanto, sabe da dificuldade em fechar o negócio. Em situação financeira delicada, o time comandado por Xavi Hernández é um dos que esperam que as exigências do City sejam reduzidas para que um acordo seja alcançando o quanto antes.
O Mundo Deportivo, por outro lado, adota um tom mais otimista. Segundo o jornal catalão, Kalvin Phillips tem como prioridade o Barcelona apesar dos demais interessados. O clube espanhol ainda estaria apostando na boa relação que possui com o Manchester City, tendo recentemente acertado o empréstimo de João Cancelo.
🔵🔴 Kalvin Phillips quiere salir del City y ve el Barça como una buena solución
✍️ @RogerTorello https://t.co/CEa3zGnrH2
— Mundo Deportivo (@mundodeportivo) January 18, 2024
O The Guardian ainda informou que três equipes da Premier League estão atrás do volante: Newcastle, Crystal Palace e West Ham. Os Magpies estão atrás de um meio-campista em decorrência de seu departamento médico cada vez mais cheio. O brasileiro Joelinton, por exemplo, precisará passar por cirurgia no tendão da virilha e deverá ser desfalque pelo restante da temporada.
O Crystal Palace é outro interessado em Phillips após sofrer com lesões. Cheick Doucouré rompeu o tendão de Aquiles na eliminação para o Everton na Copa da Inglaterra, abrindo vaga no meio-campo do time treinado por Roy Hodgson. O técnico, inclusive, já demonstrou publicamente seu interesse no jogador.
— Tudo o que sabemos é que existe a possibilidade do Manchester City vendê-lo ou emprestá-lo. Se vão emprestá-lo, gostaria de pensar que poderíamos avançar — declarou em entrevista coletiva na terça-feira (16).
Por fim, o West Ham tem observado Kalvin Phillips há algum tempo. O treinador David Moyes tentou trazer o volante em janeiro de 2022, mas não obteve sucesso. Como o jogador inglês procura um time onde terá muito tempo de jogo, a principal complicação para os Hammers seria a concorrência na posição, já que Edson Alvárez, James Ward-Prowse, Tomas Soucek e Lucas Paquetá são opções no meio-campo.