Games
Tendência

EA SPORTS FC: Seis sugestões para melhorar a experiência da comunidade no sucessor do Fifa

Depois de 30 anos de parceria, a EA agora tem o controle para mudar o jogo e temos algumas sugestões para a próxima versão

O fim de uma era está para acontecer no mundo dos simuladores de futebol. Com o fim da parceria entre Electronic Arts e FIFA, o lançamento do EA Sports FC torna-se uma data mais aguardada que o normal e gera uma expectativa de mudança para todos envolvidos no meio. Pensando nisso, preparamos uma lista com seis pontos que a EA poderia mudar para o novo título da franquia e que melhorariam muito a experiência da comunidade.

Edição única e com modelo de negócio atualizado

Assim como seu rival eFootball e tantos outros jogos de sucesso como Fortnite e Call of Duty, a Electronic Arts poderia apostar num novo formato para sua franquia de futebol. Em vez de cobrar caro anualmente por um jogo que pouco muda, ele poderia ser disponibilizado gratuitamente ou com uma única compra, e depois receber atualizações programadas ao longo das temporadas. Esta mudança traria o jogador casual para próximo, já que ele não vai pagar caro todos os anos e também incentivaria aqueles mais assíduos a criar um novo hábito de consumo, comprando FIFA Points e investindo em seus times.

Fim do Handicap

Não existe um jogador do Ultimate Team que não se irrite com isso, situações em que o seu time é muito superior ou que a vitória está se encaminhando e o algoritmo começa a ajudar o adversário. Por mais que a EA Sports negue, toda a comunidade concorda que existe handicap dentro do jogo (mecanismo que tenta parear as partidas e gerar “reviravoltas emocionantes”) e que ele é muito prejudicial para a experiências. Por um lado mais recreativo, os jogadores sentem-se injustiçados em diversas situações – em especial durante a Weekend League, quando o nível de competição é aumentado. Pensando num cenário de eSports, o handicap coloca em cheque a idoneidade da modalidade, por não conseguir garantir um cenário de justiça para que o melhor vença.

Times brasileiros com elencos reais

O Campeonato Brasileiro é a única liga que não conta com os seus jogadores licenciados dentro do Fifa. Por mais que haja dificuldade no licenciamento, por não haver uma organização da própria competição ou via FIFPro para facilitar a comercialização da marca, o eFootball conta com as equipes adequadamente licenciadas – o que mostra que é possível. Difícil, claro, mas a empresa tem poder de fogo para reunir os clubes e apresentar um bom  projeto. Seria importante, por exemplo, já falar com os dois grupos que negociam a criação da liga, Forte Futebol e Libra, e tentar já criar essa ponte. O nosso campeonato doméstico tem um nível de competitividade fantástico, inclusive com ótimos nomes retornando ou vindo para o Brasil, o que geraria ótimas cartas para o Ultimate Team. Pensando numa experiência offline, o Modo Carreira seria fantástico com o duro calendário brasileiro e a Conmebol Libertadores levando para um Mundial contra os outros campeões continentais. Nos deixem defender as cores dos nossos times e jogar os melhores clássicos nacionais!

Atenção aos outros modos de jogo

Aproveitando o gancho de outros formatos, a EA Sports precisa dar a devida atenção para os jogadores que não estão no Ultimate Team. É compreensível que o carro-chefe da empresa receba mais atenção e investimento, mas não às custas de prejudicar a experiência dos outros modos de jogo. O Modo Carreira recebe pouquíssimas novidades entre as edições e o Pro Clubs convive com bugs que não são corrigidos há anos. O Volta não conseguiu se consolidar e, muito provavelmente, deve ser descontinuado em algum momento próximo. Em especial os dois primeiros modos citados, Carreira e Pro Clubs, contam com um público muito fiel e que, mesmo sem incentivo, se mantém ativo. Cabe à EA Sports cuidar destes públicos e melhorar sua experiência.

Fim dos bugs

Pode não ser uma coisa fácil, mas é preciso diminuir drasticamente o número de bugs que o jogo apresenta. Ao longo desta temporada do FIFA 23, convivemos com “times fantasmas” (que simplesmente sumiram durante a partida), jogadas de saída de bola que são muito difíceis de marcar e não condizem com o que é o futebol real, falhas bizarras de goleiros, dentre tantos outros bugs. É compreensível que alguns destes erros apareçam ao longo do desenvolvimento do jogo, mas eles precisam ser resolvidos rapidamente e não serem ignorados entre as atualizações.

Futebol Feminino no Ultimate Team

Se o slogan do título é ‘O jogo de todo mundo', então ele também precisa ser um jogo para todos. O principal modo de jogo, o Ultimate Team não conta com nenhuma carta do futebol feminino. A presença das mulheres no FUT aumentaria a visibilidade para uma comunidade que não utiliza as equipes do futebol feminino. Um exemplo disso é o troféu “O mundo é delas”, que é desbloqueado quando se joga apenas uma partida da modalidade: apenas 9,1% dos usuários já conquistaram, fazendo com que ele seja considerado na plataforma como “muito raro”. Com ótimas cartas disponíveis no FUT, a comunidade passaria a se familiarizar com as jogadoras atuais e com as lendas desta modalidade que não para de crescer.

“Saiba mais em julho”

Esta é a chamada no site oficial do EA Sports FC, em que você pode se cadastrar para receber as próximas atualizações e todas as ligas já confirmadas no game – dentre elas as Champions League (masculina e feminina), Conference League, Europa League, Libertadores, Sulamericana, Premier League, La Liga, Ligue 1, Bundesliga e Serie A, entre outras. Atualmente, não há previsão de data de lançamento ou formato de comercialização da plataforma. Caso siga o calendário anterior, o que deve acontecer, o produto chegará ao público no final de setembro.

Foto de João Belline

João Belline

Jornalista de formação, louco dos esportes por opção. Depois de muito escalar Cartola, jogar Winning Eleven, escrever escalação dos sonhos no caderno e topar o dedão na rua, falar sobre futebol virou uma necessidade. É mais um leitor que buscou espaço no time da Trivela e entende que futebol está acima do clube.
Botão Voltar ao topo