Champions League feminina vende todos os ingressos da final pela primeira vez desde 2010
A decisão no Philips Stadion, em Eindhoven, entre Barcelona e Wolfsburg, será a primeira com capacidade máxima desde a reformulação da Champions, em 2009/10
Barcelona e Wolfsburg disputarão a final da Champions League feminina em 3 de junho diante da capacidade completa do Philips Stadion, em Eindhoven, na Holanda. Segundo a Uefa, os 34.100 ingressos foram vendidos e será a primeira decisão da competição com público máximo desde a sua reformulação em 2009/10, quando o campo neutro foi introduzido.
Antes dessa data, quando a Uefa estendeu o termo Champions League ao torneio feminino, o título era definido em partidas e ida e volta na casa dos dois participantes. O público na Holanda não será o maior da história da final em campo neutro porque, em 2012, 50 mil pessoas assistiram a Lyon e FFC Frankfurt no Estádio Olímpico de Munique – com capacidade para quase 70 mil pessoas.
No geral, o público da decisão europeia varia entre aproximadamente 10 mil e 20 mil almas vivas, nem sempre ocupando os maiores palcos do continente, embora também tenha havido finais em Stamford Bridge e no Anoeta, em San Sebastián. A temporada passada foi um sinal claro de crescimento, com 32 mil pessoas no Juventus Stadium, em Turim, para assistir à derrota do Barça para o Lyon.
“Esta é a primeira vez que vendemos a capacidade máxima de uma final de Champions League feminina. E isso com semanas de antecedência”, comemorou a diretora de futebol feminino da Uefa, Nadine Kessler. “É somente mais um sinal de que atingimos um novo nível. A quantidade de torcedores que querem viajar com suas equipes cresceu muito também. Cada time recebeu uma alocação de mais de 4.500 ingressos para seus torcedores e também esperamos que torcedores dos dois times também tenham adquirido ingressos pela venda geral. Será uma ocasião incrível para todos”.
A popularização do futebol feminino está clara nas grandes massas de pessoas que ele tem atraído em jogos-chave realizados em estádios icônicos, como o Camp Nou, que bateu o recorde do esporte duas vezes na última temporada da Champions League – com 91.648 pessoas assistindo a um jogo contra o próprio Wolfsburg pelas semifinais, em 22 de abril, superando o público do Superclássico contra o Real Madrid, na fase anterior, que havia quebrado a marca da final da Copa do Mundo de 1999.
A final da Copa da Inglaterra no último fim de semana foi vista em Wembley por 77.390 pessoas. O Chelsea venceu o Manchester United por 1 a 0, com gol de Sam Kerr. Durante as quartas de final desta Champions League, a Itália teve o seu maior público em uma partida de futebol feminino, quando quase 40 mil pessoas foram ao Estádio Olímpico ver a Roma tentar segurar o poderoso Barcelona.
O público de 34 mil pessoas para a final de Eindhoven pode não ser tão impressionante em números brutos, mas, em primeiro lugar, era impossível que fosse maior, pela capacidade do estádio. E lotar uma partida em campo neutro mostra outras coisas porque exige um investimento maior de tempo e dinheiro, além de indicar também certo apelo com o público local, que não necessariamente tem afiliação com um dos times envolvidos.