Champions League Feminina
Tendência

Champions League feminina vende todos os ingressos da final pela primeira vez desde 2010

A decisão no Philips Stadion, em Eindhoven, entre Barcelona e Wolfsburg, será a primeira com capacidade máxima desde a reformulação da Champions, em 2009/10

Barcelona e Wolfsburg disputarão a final da Champions League feminina em 3 de junho diante da capacidade completa do Philips Stadion, em Eindhoven, na Holanda. Segundo a Uefa, os 34.100 ingressos foram vendidos e será a primeira decisão da competição com público máximo desde a sua reformulação em 2009/10, quando o campo neutro foi introduzido.

Antes dessa data, quando a Uefa estendeu o termo Champions League ao torneio feminino, o título era definido em partidas e ida e volta na casa dos dois participantes. O público na Holanda não será o maior da história da final em campo neutro porque, em 2012, 50 mil pessoas assistiram a Lyon e FFC Frankfurt no Estádio Olímpico de Munique – com capacidade para quase 70 mil pessoas.

No geral, o público da decisão europeia varia entre aproximadamente 10 mil e 20 mil almas vivas, nem sempre ocupando os maiores palcos do continente, embora também tenha havido finais em Stamford Bridge e no Anoeta, em San Sebastián. A temporada passada foi um sinal claro de crescimento, com 32 mil pessoas no Juventus Stadium, em Turim, para assistir à derrota do Barça para o Lyon.

“Esta é a primeira vez que vendemos a capacidade máxima de uma final de Champions League feminina. E isso com semanas de antecedência”, comemorou a diretora de futebol feminino da Uefa, Nadine Kessler. “É somente mais um sinal de que atingimos um novo nível. A quantidade de torcedores que querem viajar com suas equipes cresceu muito também. Cada time recebeu uma alocação de mais de 4.500 ingressos para seus torcedores e também esperamos que torcedores dos dois times também tenham adquirido ingressos pela venda geral. Será uma ocasião incrível para todos”.

A popularização do futebol feminino está clara nas grandes massas de pessoas que ele tem atraído em jogos-chave realizados em estádios icônicos, como o Camp Nou, que bateu o recorde do esporte duas vezes na última temporada da Champions League – com 91.648 pessoas assistindo a um jogo contra o próprio Wolfsburg pelas semifinais, em 22 de abril, superando o público do Superclássico contra o Real Madrid, na fase anterior, que havia quebrado a marca da final da Copa do Mundo de 1999.

A final da Copa da Inglaterra no último fim de semana foi vista em Wembley por 77.390 pessoas. O Chelsea venceu o Manchester United por 1 a 0, com gol de Sam Kerr. Durante as quartas de final desta Champions League, a Itália teve o seu maior público em uma partida de futebol feminino, quando quase 40 mil pessoas foram ao Estádio Olímpico ver a Roma tentar segurar o poderoso Barcelona.

O público de 34 mil pessoas para a final de Eindhoven pode não ser tão impressionante em números brutos, mas, em primeiro lugar, era impossível que fosse maior, pela capacidade do estádio. E lotar uma partida em campo neutro mostra outras coisas porque exige um investimento maior de tempo e dinheiro, além de indicar também certo apelo com o público local, que não necessariamente tem afiliação com um dos times envolvidos.

Foto de Bruno Bonsanti

Bruno Bonsanti

Como todo aluno da Cásper Líbero que se preze, passou por Rádio Gazeta, Gazeta Esportiva e Portal Terra antes de aterrissar no site que sempre gostou de ler (acredite, ele está falando da Trivela). Acredita que o futebol tem uma capacidade única de causar alegria e tristeza nas mesmas proporções, o que sempre sentiu na pele com os times para os quais torce.
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