Campeãs de tudo: Corinthians mostrou mais uma vez que domina o Brasil e a América do Sul
Com dois tetras e um pentacampeonato, temporada de 2023 das Brabas também é marcada por recordes de público
Falar que o Corinthians teve uma temporada brilhante e vencedora no futebol feminino parece clichê, mas como definir o ano das Brabas sem essas palavras para definir a equipe alvinegra. Os números do time em 2023 evidenciam a superioridade da equipe dentro da modalidade: 39 jogos, 33 vitórias, três empates e três derrotas, e quatro títulos conquistados: Supercopa do Brasil, Libertadores da América, Campeonato Brasileiro e Campeonato Paulista.
Fora dos gramados, foi um ano de despedidas, com a saída de Arthur Elias e toda sua comissão técnica para assumir o comando da Seleção Brasileira. O treinador estava no Corinthians desde 2016, e nestes quase oito anos as Brabas levantaram 16 títulos, foram vitoriosas em 258 partidas, perderam 25 e empataram 44. Na sua despedida o logo depois da tetra da Copa Libertadores, sobre o Palmeiras, Arthur falou sobre o fim do ciclo:
– Sensação de orgulho. Trabalho reconhecido, feito há muitos anos, eu encerro no Corinthians da melhor forma possível, com um jogo da Libertadores desse tamanho – afirmou o treinador.
Corinthians Campeão do #BrasileirãoFemininoNeoenergia 2023! ???
?Cris Mattos / Staff Images Woman / CBF pic.twitter.com/7mUZ3ELnfM
— Brasileirão Feminino Neoenergia (@BRFeminino) September 10, 2023
Primeiro derby da Libertadores Feminina: e o tetracampeonato das Brabas
Após amargar a eliminação em 2022, as Brabas foram para a Libertadores confiantes de que conquistariam pela quarta vez a América, foi o aconteceu e com uma campanha invicta. O título não poderia ter sido diante de nenhum outro clube a não ser o Palmeiras, o rival alvinegro era o atual campeão do torneio, e pela primeira vez na historia da competição feminina a decisão foi um derby.
O jogo foi intenso, como todo bom Corinthians e Palmeiras. O gol foi marcado pela Millene, que recebeu na entrada da grande área e chutou direto para o gol. Na segunda etapa, o jogo foi mais equilibrado, e as Brabas ficaram com uma a menos até o final da partida tiveram que ficar com uma a menos, mesmo assim o Timão administrou o resultado até o apito final, e foram tetracampeãs da América, em cima das rivais Palestrinas.
??? Aqui estão elas, as campeãs da CONMEBOL #LibertadoresFEM 2023!
???? @SCCPFutFeminino conquistou seu 4️⃣ título da competição!#AGlóriaÉDelas pic.twitter.com/ptWOC5reqC
— CONMEBOL Libertadores Femenina (@LibertadoresFEM) October 22, 2023
O tetracampeonato Paulista, agora em um Majestoso
Mesmo já tendo conquistado tudo, a equipe feminina do Corinthians manteve o ‘padrão' de qualidade da temporada, e não cederam, foram buscar mais um caneco, agora o tetra do Paulistão, e assim como na Libertadores, diante de um seus maiores rivais: o São Paulo.
O primeiro jogo acabou colocando fim a invencibilidade de 25 partidas sem perder, o São Paulo venceu as Brabas de virada por 2 a 1, na Vila Belmiro. Uma semana depois, em Itaquera, diante de mais de 40 mil pessoas, o Corinthians teve dificuldades, mas logo depois ajustou os erros, virou a partida, depois goleou as rivais por 4 a 1. O título conquistado na Neo Química fez as Brabas atingiram o aproveitamento de 100% dentro do estádio, ou seja, todas as finais disputadas em Itaquera, foram conquistadas pelo Corinthians, nenhum adversário da modalidade conseguiu ser campeão la dentro.
PENTA DAS BRABAS!
Em clima de despedida de Arthur Elias, o Corinthians conquistou o tri do Brasileirão Feminino e o quinto em sua história!#FutebolPaulista #Retrospectiva2023
?Rodrigo Corsi/Ag.Paulistão pic.twitter.com/qbbqYETntg— Paulistão Feminino (@PaulistaoFem) December 21, 2023