Futebol feminino

Final perfeito para (mais uma) temporada histórica: Corinthians goleia São Paulo na decisão do Paulistão Feminino

Corinthians fatura o quarto título da temporada após reverter placar da derrota para o São Paulo no jogo de ida da final estadual

Mais um capítulo foi escrito na história multicampeã das Brabas do Timão. Neste domingo, a Neo Química Arena virou uma panela de pressão na final do Paulistão Feminino. Com o apoio integral dos quase 40 mil torcedores nas arquibancadas, o Corinthians venceu o São Paulo por 4 a 1, reverteu o placar do jogo de ida (5 a 3 no agregado) e faturou o quarto título da temporada.

O resultado histórico também marcou uma despedida do Timão. A meia Grazi, de 42 anos, encerra a carreira nesta temporada após uma passagem de quase oito anos pela equipe alvinegra.

Neo Química vira panela de pressão e Corinthians sai na frente

Os primeiros minutos do Corinthians foram de muita pressão. Além da força das arquibancadas, a equipe entrou muito ligada em campo, imprimindo muita velocidade e antes dos 15 minutos, o Corinthians já tinha tido pelo menos três boas chances de abrir o placar. Primeiro, no ataque, com um minuto de bola rolando, Jaque cruzou na área, a bola por todo mundo, e quase Milene conseguiu tocar para o gol. Na subida seguinte, Vic Albuquerque aos 4 minutos.

Mas o São Paulo não deixou barato. No ímpeto do início, a equipe alvinegra deixou alguns espaços para contra-ataque, e as visitantes aproveitaram. O primeiro ataque do São Paulo saiu em uma arrancada de Ariel, mas Tarciane e Katiuscia foram bem na cobertura. Minutos depois, Rafa Mineira cobrou uma falta perto da entrada da área, bem colocada, e obrigou Lelê a fazer uma boa defesa.

Quando o relógio apontava meia hora de jogo, os ânimos pareciam ter se acalmado. Foi aí que Diany aproveitou um rebote para mandar uma pancada rasteira, no cantinho esquerdo. Carlinha espalmou.

No minuto seguinte, uma das melhores oportunidades do Corinthians foi desperdiçada por Gabi Portilho. Tamires recuperou a bola perto da grande área, arrancou pela esquerda e cruzou à meia altura para a atacante, que só escorou por cima da meta são-paulina.

A essa altura, o gol das Brabas já estava amadurecendo, principalmente nas jogadas aéreas. Em uma cobrança de falta, Jaque estava bem posicionada dentro da área, subiu mais do que a zaga tricolor, e cabeceou por cima da goleira Carlinha. A bola ainda tocou caprichosamente no travessão antes de balançar as redes.

Segundo tempo de correria e futebol arte

As Brabas voltaram ainda mais ligadas após o intervalo. Aos 6 minutos, Vic mandou mais uma bola na trave. Dois minutos depois, Tarciane decretou a virada no agregado, novamente em uma jogada aérea. Portilho cruzou com categoria, e a bola chegou na medida para a zagueira cabecear, sem chances para Carlinha. Tarciane dedicou o seu gol para Grazi, ídolo do Corinthians, que encerra a carreira neste ano.

A partida parecia se encaminhar para uma certa tranquilidade do Corinthians, mas o São Paulo não se abalou depois de tomar o segundo e respondeu rapidamente com Dudinha, que entrou no lugar de Rafa Mineira. A camisa 26 arrancou pela esquerda, se livrou da marcação, e fez um golaço de fora da área. A bola entrou como um foguete no ângulo direito de Lelê.

A réplica alvinegra veio no ataque seguinte. Mais uma vez Tamires cruzou pela esquerda, Carlinha chegou a afastar o perigo, mas Vic aproveitou o rebote e só empurrou a bola para o gol. Por fim, o Timão decretou a goleada com Jheniffer, que entrou no lugar de Millene. A centroavante deu um carrinho depois de outro cruzamento bem servido na área, pelo lado esquerdo, desta vez por Gabi Zanotti.

As donas da casa ainda tiveram mais duas oportunidades de fazer o quinto gol, mas Carlinha trabalhou bem nos minutos finais do Clássico Majestoso.

Foto de Livia Camillo

Livia CamilloSetorista

Formada em jornalismo pelo Centro Universitário FIAM-FAAM, escreve sobre futebol há cinco anos e também fala sobre games e cultura pop por aí. Antes, passou por Terra, UOL, Riot Games Brasil e por agências de assessoria de imprensa e criação de conteúdo online.
Botão Voltar ao topo