Liga Europa

Liga Europa: o que cada time precisa fazer para chegar na semifinal?

Roma x Milan, Olympique Marseille x Benfica, West Ham x Bayer Leverkusen e Atalanta x Liverpool se enfrentam nesta quinta-feira, pelo jogo de volta das quartas de final da Liga Europa

Após jogos insanos de Champions League nos últimos dias, a Liga Europa volta à cena com partidas que também prometem fortes emoções. O torneio, segundo mais importante da Uefa, está na fase de quartas de final e conhecerá seus semifinalistas nesta quinta-feira (18). Roma x Milan, Olympique Marseille x Benfica, West Ham x Bayer Leverkusen e Atalanta x Liverpool medem forças a partir das 16h (horário de Brasília) e lutam por quatro vagas. Abaixo, confira como cada equipe chega para o duelo de volta:

Roma x Milan

A Roma mudou da água para o vinho após a chegada de Daniele De Rossi. O ídolo arrumou a casa, potencializou a equipe e está a um passo de colocar os Giallorossi na semifinal da Liga Europa. No duelo de ida das quartas, o clube romanista venceu o Milan por 1 a 0, em pleno San Siro, e agora joga pelo empate na volta. Atual vice-campeã do torneio, a Roma quer retornar à decisão e vencer o título inédito. A fase é excelente. Nos últimos 12 jogos, o time da capital italiana obteve sete vitórias, quatro empates e só perdeu uma vez.

O Milan, por sua vez, terá de vencer no Estádio Olímpico de Roma se quiser avançar de fase na Liga Europa. Com o 1 a 0 a favor dos Giallorossi, os Rossoneros precisão de um triunfo por dois ou mais gols de diferença. Em caso de vitória milanista por um tento, o confronto será decidido na prorrogação – e posteriormente pênaltis (se a igualdade no agregado persistir). Apesar da boa campanha na Série A (vice-líder), o time de Stefano Pioli está 14 pontos atrás da líder Internazionale e dificilmente conseguirá brigar pelo título. Algo que faz o clube pensar com carinho na Liga Europa, já que é sua única chance de título na temporada.

Olympique de Marseille x Benfica

A temporada do Olympique de Marseille é decepcionante. Com 39 pontos conquistados, a equipe ocupa apenas a nona colocação da Ligue 1. Primeiro time do G4, o Lille tem 49 pontos. A frustração é grande, mas os comandados do técnico Jean-Louis Gasset enxergam a Liga Europa como a oportunidade perfeita de salvar 2023/24. No jogo de ida das quartas de final, realizado em Lisboa, os franceses acabaram derrotados pelo Benfica, por 2 a 1. Diante de sua torcida, o Marseille tem a chance de reverter tal quadro. Para chegar na semifinal, os donos da casa terão de vencer por dois ou mais gols.

Eliminado da Taça de Portugal (na semifinal) e vice-líder do Campeonato Português (sete pontos atrás do Sporting), o Benfica estava começando a perder as esperanças de levantar uma taça na temporada. Todavia, as coisas mudaram na última quinta-feira (11), quando os Encarnados bateram o Olympique Marseille (2 a 1) e largaram bem nas quartas de final da Liga Europa. A vantagem é importante, mas precisa ser bem administrada na França. Um empate no Vélodrome basta para os lusitanos avançarem na competição.

West Ham x Bayer Leverkusen

O West Ham levou um verdadeiro banho de bola do Bayer Leverkusen no jogo de ida, e o 2 a 0 saiu barato para os Hammers. A equipe comandada por David Moyes foi completamente dominada pela sensação do futebol europeu e em nenhum momento esboçou reação. O placar até permite sonhar com uma remontada em Londres, contudo, o momento histórico que o atual campeão alemão atravessa mostra que a missão do time inglês é indigesta – para não dizer outra coisa. Somente uma vitória por três ou mais gols de diferença daria a vaga ao West Ham. Triunfo por dois tentos forçaria a prorrogação (e pênaltis se a igualdade persistir).

Melhor time do futebol europeu na atual temporada, o Bayer Leverkusen ainda não sabe o que é derrota em 2023/24. Campeão alemão com cinco rodadas de antecedência, o esquadrão de Xabi Alonso segue insaciável e agora mira a tríplice coroa, ou seja, os títulos da Liga Europa e Copa da Alemanha. No torneio continental, como citado, o clube tem uma vantagem considerável para o jogo da volta e só perde a vaga se for derrotado por um placar elástico – três ou mais gols.

Atalanta x Liverpool

O resultado mais surpreendente dos jogos de ida das quartas de final da Liga Europa ficou a cargo da Atalanta. Dentro de Anfield, o clube de Bérgamo ignorou a atmosfera adversa e impôs ao Liverpool um incontestável e histórico 3 a 0. Cirúrgico e letal, o time de Gian Piero Gasperini fez por merecer o triunfo expressivo e colocou um pé e meio na semifinal continental. Só uma catástrofe (goleada por quatro ou mais gols) eliminaria os italianos, que agora jogarão em casa, diante de sua apaixonada torcida.

Eliminação na Copa da Inglaterra, perda da liderança na Premier League e derrota acachapante na Liga Europa. O Liverpool atravessa seu pior momento na temporada, e essa amarga sequência deve ganhar mais uma frustração nesta quinta-feira (18). Com um 3 a 0 nas costas, os Reds precisarão de um verdadeiro milagre na Itália. Em diversas ocasiões, o elenco já provou que tem qualidade para buscar tal remontada. Entretanto, o emocional pesado, aliado ao bom momento vivido pelos italianos, não nos leva a crer que isso acontecerá. A conferir…

Foto de Guilherme Calvano

Guilherme Calvano

Apaixonado por futebol, uniu o amor pelo esporte mais popular do mundo ao jornalismo. Carioca da gema e grande entusiasta da Premier League, cobriu o Flamengo no Coluna do Fla e o Chelsea no Blues of Stamford. Na música, vai de Post Malone a Armandinho. Eclético assim como na área técnica. Afinal, Guardiola e Mourinho são suas referências.
Botão Voltar ao topo