Liga Europa

Segura e soberana: Roma derruba Milan no San Siro e larga na frente na Liga Europa

Herói no clássico contra a Lazio, Mancini volta a ser protagonista e garante vitória importante da Roma em Milão

Nos primeiros 90 minutos do duelo italiano das quartas de final da Liga Europa, a Roma levou a melhor sobre o Milan. Em pleno San Siro, nesta quinta-feira (11), os Giallorossi bateram os Rossoneros por 1 a 0 e deram um enorme passo rumo à semifinal do segundo torneio mais importante da Uefa. O zagueiro Gianluca Mancini marcou o único gol da partida e colocou o clube da capital em vantagem no confronto eliminatório.

O duelo de volta está marcado para às 16h (horário de Brasília) da próxima quinta-feira (18). A Roma recebe o Milan no Estádio Olímpico e joga por um empate em casa. Se quiser avançar à semifinal, o time rossonero precisará de uma vitória por dois ou mais gols de diferença. Triunfo milanista por um tento leva o confronto para os pênaltis.

Zagueiro artilheiro, Mancini coloca Roma na frente

O Milan foi escalado em um 4-2-3-1, com Adli e Reijnders na volância, Pulisic na direita, Rafael Leão na esquerda e Loftus-Cheek mais centralizado. Principal esperança de gols do time rubro-negro, Giroud foi a referência de ataque. A Roma, por sua vez, se portou no 4-3-3. Pellegrini, Paredes e Cristante compunham o meio-campo, enquanto El Shaarawy (direita), Dybala (esquerda) e Lukaku (centralizado) formaram a trinca de ataque.

Apesar da atmosfera do San Siro, que pulsava em prol do Milan, a Roma não se intimidou. O time de Daniele De Rossi tomou a iniciativa, controlou a posse de bola e não deixou os donos da casa respirarem nos primeiros minutos. Aos poucos, no entanto, os rossoneros foram igualando as ações e arrefecendo a blitz giallorossi. A partir daí, equilíbrio foi a tônica da etapa inicial. Após uma boa chance para cada lado, a equipe visitante inaugurou o marcador através da bola parada.

Com 17′ no relógio, em cobrança de escanteio perfeita de Dybala, Mancini, que decidiu o Derby contra a Lazio no último sábado (6), subiu completamente livre dentro da área e cabeceou no cantinho de Maignan. O zagueiro artilheiro desbloqueou a defesa do Milan e obrigou os rossoneros a aumentarem o volume ofensivo e saírem mais para o jogo. Na resposta imediata, Giroud por pouco não empatou. Em cima da linha, Lukaku salvou os Giallorossi.

Precisando correr atrás do prejuízo, o Milan adiantou suas linhas e passou a jogar majoritariamente no campo da Roma. Confortável, o time visitante se compactava na defesa, absorvia a pressão e partia em velocidade nos contra-ataques. Este foi o desenho da partida do meio para o final do 1º tempo. Com mais sorte do que juízo, os rossoneros escaparam de uma derrota maior antes do intervalo. Se os romanistas tivessem caprichado no último passe, o placar certamente seria outro.

Mancini comemora com Lukaku em Milan x Roma (Foto: Icon Sport)

Roma perde oportunidades, sofre no fim, mas segura vitória em Milão

O 2º tempo começou como terminou o 1º: Milan controlando a posse de bola e tentando furar o bloqueio defensivo adversário, enquanto a Roma priorizava um jogo vertical, de contragolpes rápidos. A estratégia visitante se mostrou mais assertiva. Os Giallorossi souberam frear o ímpeto dos donos da casa, praticamente não sofreram nos minutos inicias da etapa complementar e ainda ofereceram perigo à meta defendida por Maignan.

De fato, era um jogo controlado pela Roma. Faltava, entretanto, ampliar o placar e matar o jogo — quem sabe até o confronto. Mesmo à frente no marcador, o time da capital italiana criava as melhores oportunidades e irritava a torcida rossonera presente no San Siro, que via uma equipe apática e completamente fora de sintonia em campo.

A Roma não sacramentava a vitória, e o Milan, aos trancos e barrancos, se mantinha vivo no jogo. Empurrado pelas arquibancadas, a equipe rossonera partiu para o abafa nos minutos finais, com intuito de, ao menos, salvar um empate. Se Mancini foi o grande protagonista do 1º tempo, Mile Svilar assumiu tal papel nos 45′ finais. Com atuação segura, o goleiro romanista operou boas defesas e garantiu o triunfo dos visitantes.

Estatísticas de Milan 0 x 1 Roma – Liga Europa 2023/24

  • Posse de bola: 54% x 46%
  • Faltas: 13 x 9
  • Finalizações: 25 x 10
  • Finalizações no gol: 5 x 3

Enquanto Roma ainda luta, Milan já encaminhou classificação à Champions 2024/25

Tanto Milan quanto Roma enxergam a Liga Europa como a única oportunidade de título na temporada. Mais do que o troféu, vencer a competição garante o clube na próxima edição da Champions League. Algo que o Rossonero já conseguiu. Afinal, a equipe de Stefano Pioli ocupa a segunda colocação da Serie A, com 68 pontos conquistados, 13 de diferença em relação aos Giallorossi (quinto lugar do certame).

Diferente do Milan, a Roma ainda terá de lutar pela vaga. Os três primeiros colocados da Série A parecem bem definidos. São eles: Internazionale, Milan e Juventus. Em quarto lugar está o Bologna, uma das grandes sensações da temporada italiana e adversário direto do clube da capital nesta corrida por Champions.

Foto de Guilherme Calvano

Guilherme Calvano

Apaixonado por futebol, uniu o amor pelo esporte mais popular do mundo ao jornalismo. Carioca da gema e grande entusiasta da Premier League, cobriu o Flamengo no Coluna do Fla e o Chelsea no Blues of Stamford. Na música, vai de Post Malone a Armandinho. Eclético assim como na área técnica. Afinal, Guardiola e Mourinho são suas referências.
Botão Voltar ao topo