Bundesliga

Histórico! Bayer Leverkusen goleia Werder e assegura título inédito da Bundesliga

Wirtz faz 3 gols em goleada do Bayer Leverkusen, que conquistou o título da Bundesliga pela primeira vez na história sob comando de Xabi Alonso

Há quase 120 anos, o Bayer Leverkusen foi fundado por trabalhadores da marca farmacêutica e a partir dos anos 1960, passou a figurar entre os principais times da Alemanha, ganhando ainda mais destaque a partir dos anos 1990, com ídolos como Lúcio, Zé Roberto, Rudi Völler e Ulf Kirsten. E após cinco vices durante esse tempo, finalmente o time pode gritar ‘É campeão' da Bundesliga pela primeira vez em sua história.

Diante de uma lotada BayArena neste domingo (14), o Bayer Leverkusen goleou o Werder Bremen por 5 a 0, e assegurou de vez o título nacional com 5 rodadas de antecedência e ainda de forma invicta. Victor Boniface, Granit Xhaka e Florian Wirtz três vezes fizeram os gols da vitória do título.

Agora não tem mais jeito. Com 79 pontos, o Bayer Leverkusen não pode ser mais alcançado por Bayern de Munique e Stuttgart, e conquistou o terceiro título de sua história. São 25 vitórias e 4 empates em uma campanha histórica feita pelo time comandado por Xabi Alonso. Já o Werder Bremen ainda tem o que fazer na Bundesliga. Na 12ª posição, o time está com 31 pontos, e precisa de mais algumas vitórias para se livrar de qualquer chance de rebaixamento, já que são apenas 5 pontos de vantagem contra o Mainz, 16º colocado.

Mesmo sem astros, Leverkusen domina etapa inicial

Jogando diante de sua torcida, o Bayer Leverkusen deixou o clima de ‘já ganhou' somente para a sua torcida, mesmo que Wirtz, Frimpong e Grimaldo estivessem no banco, poupados para o jogo do meio da semana contra o West Ham, pela Liga Europa. Em campo, o time manteve seu estilo propositivo, e tentava buscar o gol com posse de bola, triangulações e jogadas pelas linhas de fundo. E aos 24 minutos, veio o tão esperado gol.

Depois de checagem do VAR, a arbitragem anotou pênalti de Gross em Hoffmann. Na cobrança, Boniface bateu forte para abrir o placar e encaminhar o inédito título nacional, aos 24 minutos. O primeiro gol deixou o time da casa ainda mais à vontade na partida. 5 minutos depois, Tah e Boniface ficaram próximos de fazer o segundo, mas mostrando bom reflexo, Zetterer impediu o gol do time das Aspirinas.

Por volta dos 40 minutos, os anfitriões quase anotaram outro gol, e agora pelo lado esquerdo. Adli entrou na área, e acertou um chute forte que explodiu no travessão. Já nos acréscimos, o Werder Bremen teve uma excelente chance em cruzamento de Schmid na direção do gol. Mas esperto, Hradecky estava atento para impedir um empate antes do fim da primeira etapa.

- - Continua após o recado - -

Assine a newsletter da Trivela e junte-se à nossa comunidade. Receba conteúdo exclusivo toda semana e concorra a prêmios incríveis!

Já somos mais de 3.200 apaixonados por futebol!

Ao se inscrever, você concorda com a nossa Termos de Uso.

Golaços asseguram vitória e título histórico

Para o início da etapa final, Xabi Alonso colocou Wirtz na vaga de Adli, e a pressão se manteve. Boniface passou a sair mais da área para tabelar com o camisa 10, que acertou um chute perigoso aos 12 minutos. Mas aos 15, veio finalmente o segundo gol. O nigeriano tocou para Xhaka, que de primeira, acertou um chute no ângulo, para a explosão e festa da torcida em Leverkusen.

Após 3 minutos, quase a vantagem aumentou. Schick, que entrou no lugar de Boniface, deixou Hoffmann na cara do gol, mas seu chute foi para fora. Mas aos 23 minutos, foi a vez de Wirtz fazer o seu, que foi outro bonito gol. O camisa 10 recebeu passe, girou e acertou uma bomba que passou por cima do goleiro.

O jogo foi ficando mais controlado para o Bayer Leverkusen, e o Werder Bremen foi buscando ao menos diminuir a vantagem. Mas em um contra-ataque, o time da casa transformou a vitória em goleada. Após roubo de bola, Palacios lançou de primeira para Wirtz. Com espaço, o meia avançou, e bateu na saída de Zetterer para ampliar o marcador aos 34 minutos. O segundo gol dele rendeu inclusive invasão de alguns torcedores, que rapidamente voltaram aos seus lugares.

Ainda deu tempo do camisa 10 fazer o terceiro aos 45 minutos. Wirtz recebeu passe de Grimaldo e bateu cruzado. E aí não teve mais o que fazer. Com o 5 a 0 no minuto 90, a torcida invadiu o gramado da BayArena, e o árbitro não quis saber de atrapalhar a festa e encerrou a partida, para delírio e alegria de uma torcida que esperou mais de 100 anos para conquistar o seu primeiro título da Bundesliga.

Foto de Vanderson Pimentel

Vanderson PimentelRedator de esportes

Jornalista formado em 2013, e apaixonado por futebol desde a infância. Em redações, também passou por Estadão e UOL.
Botão Voltar ao topo