Liga Europa

Decepção na Premier League, italiano se ‘redime’ e Atalanta atropela Liverpool

Gianluca Scammaca, ex-West Ham, fez dois gols na vitória da Atalanta por 3 a 0 sobre o Liverpool pela Liga Europa

Gianlucca Scamacca atuou por apenas uma temporada na Inglaterra. Porém, a dificuldade em se adaptar à Premier League, e a série de lesões fez com que um ano após contratá-lo por 30 milhões de libras, o West Ham vendesse o centroavante à Atalanta por 22 milhões de libras. E 9 meses após a negociação, o jogador se redimiu na Inglaterra, sendo o grande destaque do seu time na excelente vitória do time italiano sobre o Liverpool, por 3 a 0, em Anfield, nesta quinta-feira (11).

Com o resultado, a Atalanta conseguiu uma importante vantagem para a partida de volta das quartas de final da Liga Europa. Com dois gols marcados por Scamacca, e outro feito por Mario Pasalic, o time italiano poderá perder por até dois gols de diferença na próxima quinta-feira, no Gewiss Stadium. Já o Liverpool, disputando jogo a jogo o título da Premier League, terá uma grande desvantagem para ir às semifinais do torneio europeu jogando fora de casa.

Atalanta surpreende fora de casa

Mesmo jogando como visitante, a Atalanta teve a primeira grande chance da partida, aos 3 minutos. Após bate-rebate perto da pequena área, a bola sobrou para Pasalic. Mas de forma muito corajosa, Kelleher se jogou na direção do croata, defendendo à queima-roupa o chute do croata.

A chance foi suficiente para acordar o Liverpool, que passou a controlar a bola. Aos 14 minutos, Núñez recebeu lançamento de Jones, mas sua tentativa de fazer um gol de cobertura foi para fora. Aos 26 minutos, quase o Liverpool abre o placar. Em jogada após cobrança de escanteio, Elliot acertou um lindo chute de chapa, que bateu no travessão. Após 3 minutos, foi a vez de Jones acertar um perigoso chute de fora da área, que também passou perto da meta de Musso.

Apesar da pressão dos Reds, foi o time visitante que abriu o placar. Zappacosta avançou livre pelo lado direito e com um cruzamento rasteiro, encontrou Scamacca livre. O centroavante bateu de primeira, e a bola passou por baixo dos braços de Kelleher e batendo no fundo das redes, aos 38 minutos. Já nos acréscimos, Koopmeiners ficou livre na frente de Kelleher, mas o goleiro irlandês fechou bem o espaço, garantindo uma ida ao intervalo com um revés parcial de 1 a 0.

Apesar de pressão, visitante ampliam vantagem

O resultado adverso fez com que Jürgen Klopp voltasse com um time muito mais ofensivo para a etapa final. O técnico pôs Salah e Szobozslai nos lugares de Elliott e Jones, respectivamente. E quase que deu certo. A equipe anfitriã passou a atuar de forma muito mais vertical, e teve boas oportunidades com Salah, Van Dijk e Núñez. Porém, o atento Musso impediu que o Liverpool empatasse a partida.

Com o desespero, o Liverpool deixou espaços e foi assim que a Atalanta ampliou o marcador aos 15 minutos. Em novo cruzamento de Zappacosta, o italiano encontrou Scamacca completamente livre, sem o acompanhamento de Gomez. De primeira, o centroavante bateu firme e fez o seu segundo gol na partida.

Klopp dobrou a aposta, e deixou o time ainda mais ofensivo ao colocar Jota na vaga de Endo. Os Reds chegaram a fazer um gol com Salah, mas foi anulado pelo auxiliar. Porém, o espaço ainda maior no campo de defesa fez com que a Atalanta aumentasse ainda mais a vantagem. Scamacca recebeu passe, avançou e lançou para Ederson. No rebote do chute do brasileiro, Pasalic apareceu livre para dar números finais ao jogo, aos 38 minutos.

O Liverpool seguiu pressionando, mas o peso do placar foi aos poucos tirando o ímpeto dos Reds, que no meio de uma campanha pelo título da Premier League, precisarão agora reverter uma grande desvantagem caso queiram o título da Liga Europa.

Foto de Vanderson Pimentel

Vanderson PimentelRedator de esportes

Jornalista formado em 2013, e apaixonado por futebol desde a infância. Em redações, também passou por Estadão e UOL.
Botão Voltar ao topo