Southgate é detonado na Inglaterra após mais uma exibição ruim na Eurocopa
Ingleses não passam de um empate diante da Dinamarca, após nova apresentação abaixo do esperado
Antes mesmo da Eurocopa começar, o técnico Gareth Southgate estava sob a pressão de conseguir fazer a equipe inglesa jogar bem para tentar alcançar o título inédito da competição.
Cotada como uma das grandes favoritas à conquista do torneio continental, a jovem e talentosa seleção inglesa ainda não mostrou a que veio em dois jogos disputados até aqui.
Bastou uma vitória sofrida contra a Sérvia por 1 a 0 na estreia, e um empate contra a Dinamarca nesta quinta-feira (20) por 1 a 1, para a imprensa britânica subir o tom nas críticas sobre o trabalho de Southgate.
Um dos maiores atacantes do futebol inglês, Alan Shearer, afirmou que o treinador ainda não conseguiu extrair o melhor de sua equipe, mesmo com uma geração tão qualificada.
Outro a criticar o técnico foi o ex-zagueiro Rio Ferdinand. O ídolo do Manchester United foi categórico ao analisar o desempenho do English Team e como Southgate tem montado sua equipe.
Muito mais reativa em campo, Ferdinand afirmou não entender o motivo de um time tão bom no papel “esperar o adversário” antes de tomar a iniciativa do jogo.
— Medíocre e pobre. Os nossos melhores jogadores jogam na frente e, em vez disso, preparamo-nos para defender. Temos uma equipe boa demais para sentar e esperar — criticou Ferdinand.
🗣️ Rio Ferdinand on Phil Foden in the middle:
“If you don’t realise now, Mr Southgate, this is where he should be playing.” pic.twitter.com/6yVXN2C5QG
— mcfc lads (@mcfc_lads) June 20, 2024
Esquema de Southgate dificulta controle de jogo inglês
No jogo de ontem, o time inglês mais uma vez sofreu com sua falta de criatividade, e com as escolhas questionáveis de seu comandante.
A ausência de Cole Palmer no meio-campo inglês nos dois primeiros jogos é quase inexplicável. O craque do Chelsea não jogou um minuto sequer ainda nesta Eurocopa.
Southgate tem armado sua equipe com Foden, Saka, e Bellingham em uma linha de três, mais Harry Jane como referência do 4-2-3-1, porém, sem mobilidade alguma.
Contra a Dinamarca, o time inglês mais uma vez foi presa fácil para o sistema defensivo adversário, que poderia até ter vencido o jogo caso tivesse mais eficiência nas finalizações.
A dupla de volantes, formada por Rice e Alexander-Arnold, também é apontada com um problema. Essa escalação faz Foden ficar preso a uma ponta, onde não consegue mostrar o melhor do seu futebol. Assim, o restante da equipe fica sem intensidade para retomar a bola e controlar o jogo.
Matthew Upson, ex-jogador da Inglaterra que fez parte do elenco na Copa do Mundo de 2010, disse que essa dupla de volantes do time inglês é o principal problema criativo da equipe.
— A Inglaterra não joga bem. Não controlam a bola, não pressionam e pareciam desarticulados no meio-campo. Esse é o catalisador do problema — afirmou o ex-jogador.

- - ↓ Continua após o recado ↓ - -
Posicionamento de Bellingham e Foden
Outra crítica ao esquema montado por Southagate é o posicionamento de Bellingham e Foden. O craque do Real Madrid assumiu a posição de meia central na linha de três formada atrás de Kane.
Já Foden está preso ao lado esquerdo, e mesmo sem tanta liberdade para se movimentar, tem sido um dos principais jogadores da Inglaterra nesta Eurocopa.
Para Micah Richards, ex-jogador do Manchester City, Bellingham deveria estar posicionado ao lado de um dos volantes, e Foden atuando como meia armador.
Com isso, Cole Palmer poderia entrar do lado esquerdo, aumentando a produtividade do time, pelo menos em teoria.
— Precisamos encontrar algum equilíbrio. Temos de rever o meio-campo. Acho que Bellingham deveria jogar mais para baixo, ao lado de Rice para colocar Foden como um ’10 — reiterou o ex-jogador.

